Currículo

Governo Digital e Colaboração na Administração Pública 04567

Contextos

Groupo: FA>AP - Direção Intermédia na Administração Pública (2.º Semestre) > Pós-Graduação de 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

NCE/23/2300246 Apresentação do pedido | Novo ciclo de estudos 150.0 4.2.4. Horas de trabalho (número total de horas de trabalho): Assíncrona a distância (AD) - T-12.0; TC-0.0; S-4.0; OT-1.0 Síncrona a distância (SD) - TP-8.0; OT-0.0 4.2.5. Horas de contacto: 4.2.6. % Horas de contacto a distância: 100.00% 6.0 4.2.7. Créditos ECTS: • Maria José Dias Carocinho Sousa - 25.0h 4.2.8. Docente responsável e respetiva carga letiva na Unidade Curricular: 4.2.9. Outros docentes e respetivas cargas letivas na unidade curricular: [sem resposta] No final desta unidade curricular os formandos devem ser capazes de: - Compreender a importância dos desafios da gestão pública no quadro da transformação digital; - Identificar as melhores práticas em matéria de transformação digital na Administração Pública; - Identificar oportunidades de automação de processos, através de inteligência artificial; - Fomentar a adopção controlada de BIG DATA - Decidir com base em dados - Analisar os desafios e oportunidades da transformação digital na Administração Pública; - Conhecer as boas práticas em matéria de governança colaborativa; - Discutir a importância da governança colaborativa na Administração Pública; - Adoptar práticas de trabalho colaborativo.

Programa

I. Introdução à Transformação Digital na AP Definição e objetivos da transformação digital na AP; Principais iniciativas e contexto nacional e internacional II. Governo e Transformação digital A importância da transformação digital e ética no quadro dos desafios da Gestão Pública; Ferramentas e tecnologias utilizadas na transformação digital: inteligência artificial, a automação e a análise de dados Desafios e oportunidades da transformação digital na AP. III. Governança e redes colaborativas na AP Definição e objetivos da governança colaborativa na AP; A importância da colaboração no quadro dos desafios da Gestão Pública; Boas práticas em matéria de governança colaborativa. Trabalho colaborativo IV. Desafios da gestão Pública e Oportunidades de Governança Colaborativa O conceito de Governança e Governança multinível Os desafios da gestão pública, a cultura colaborativa e o papel da liderança O impacto da transformação digital na governança e trabalho colaborativos

Método de Avaliação

A avaliação é contínua e inclui um trabalho individual e um trabalho de grupo, valorizados em 50% cada: Trabalho de Grupo - Caso pedagógico resolvido e apresentado em grupo. Trabalho Individual - Participação em fórum de discussão on-line (15%) e apresentação de argumentos a favor e contra para a resolução de problemas concretos (15%). Realização dos exercícios solicitados sobre as leituras e exploração dos materiais e conceitos teóricos (20%) São previstas duas épocas de avaliação para a entrega de trabalhos individuais. A não realização do trabalho de grupo ou individual implica que o aluno seja sujeito à época especial, sendo avaliado por um trabalho individual (entre 15 a 20 páginas) a submeter on-line.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - - - - -:

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2º Semestre