Currículo
Estratégias Empresariais e Instrumentos de Gestão na Economia Solidária M7200
Contextos
Groupo: Economia Social e Solidária > Pós-Graduação de 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1) Desenvolver competências no domínio do conceito de estratégia no contexto corporativo e das OES; OA2) Consciencializar os alunos para a necessidade do desenho e implementação de colaborações intersectoriais, nomeadamente ao nível das várias formas de relacionamento das OES com stakeholders num contexto de governação integrada para dar resposta a problemas sociais complexos; OA3) Desenvolver competências nas diversas perspetivas e instrumentos de análise estratégica que determinam as abordagens assumidas ao longo do processo de gestão estratégica; OA4) Capacitar os alunos das várias componentes da formulação da estratégia, nomeadamente tipos de estratégia, instrumentos, fontes de financiamento disponíveis e nível de envolvimento dos stakeholders em todo o processo; OA5) Capacitar os alunos para a identificação dos elementos importantes na implementação, avaliação e monitorização estratégica.
Programa
1. Conceito de estratégia no contexto empresarial e das OES 1.1. O conceito de estratégia 1.2. A necessidade de gestão estratégica nas OES 1.3 O processo de gestão estratégica 2. Estratégia das OES no âmbito de problemas sociais complexos e relações intersectoriais 2.1 Problemas sociais complexos e Governação Integrada 2.2 As OES no âmbito de relações intersectoriais 3. Perspetivas e instrumentos de análise estratégica 3.1. Indústria 3.2. Recursos 3.3. Stakeholders 3.4. Rede/ Sistema 4. Formulação da estratégia e seus instrumentos 4.1. Visão, missão e valores 4.2. Objetivos de médio e longo prazo 4.3. Estratégias colaborativas e competitivas 4.4. Envolvimento dos stakeholders 4.5. Diversificação de fontes de financiamento 5. Implementação, e instrumentos de avaliação e monitorização estratégica 5.1. Objetivos de curto prazo e planos de ação 5.2. Avaliação no contexto das OES
Método de Avaliação
O processo de avaliação pretende aferir até que ponto os alunos atingiram os objetivos de aprendizagem propostos para a unidade curricular. Para a avaliação estão previstos três tipos de avaliação: (1) Exame escrito - 50%; (2) Trabalho de grupo - 40%; (3) Participação em aula - 10%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Bryson, John M. e Alston, Farnum K. (2011). Creating your Strategic Plan - A workbook for public and nonprofit organizations. Jossey-Bass. 3rd edition. Bryson, John M., Anderson, Sharon R. e Alston, Farnum K. (2011). Implementing and Sustaining your Strategic Plan - A workbook for public and nonprofit organizations. Jossey-Bass. Courtney, Roger (2013). Strategic Management in the Third Sector. Palgrave Macmillan. :
Secundária
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