Currículo

Políticas Gerais e Políticas Setoriais para A Inclusão das Pessoas com Deficiência I: Políticas de Educação, Formação e Emprego PG_PG_I

Contextos

Groupo: Estudos da Deficiência e Direitos Humanos > Pós-Graduação de 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

- Compreender a evolução das políticas de Educação, Formação e Emprego para as pessoas em situação de deficiência, com relevância para a transnacionalização dessas políticas; -Desenvolver a capacidade de análise e crítica das políticas para a inclusão das pessoas com deficiência nas áreas da Educação, Formação e Emprego -Consolidar os conhecimentos para a conceção e implementação das políticas para a inclusão da pessoa com deficiência nas áreas da Educação, Formação e Emprego nos domínios técnico e instrumental

Programa

1. Evolução histórica e tendências atuais das políticas para a inclusão da pessoa com deficiência nas áreas da Educação, Formação e Emprego 2. O quadro das políticas para a inclusão da pessoa com deficiência nas áreas da Educação, Formação e Emprego no contexto internacional 3. As políticas para a pessoa com deficiência nas áreas da Educação, Formação e Emprego: Inclusão e Emancipação? 4. Desafios na educação inclusiva, nas perspetivas da formação e na inserção no mercado de trabalho 5. A execução das políticas: Boas práticas na inclusão da pessoa com deficiência nas areas da Educação, Formação e Emprego

Método de Avaliação

A unidade curricular aplica o regime de avaliação periódica, consistente na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema do programa. Alternativamente, ou em caso de insucesso na avaliação periódica, a avaliação constará de um exame final escrito que incidirá sobre todas as matérias do programa.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Pedroso, Paulo (coord), (2008), Modelos de Protecção Social na Incapacidade ? Um Desafio Estrutural na Integração das Pessoas com Deficiência e Incapacidade ? Relatório Final Martins, B. S. & Fontes, F. (2016). Deficiência e emancipação social. Para uma crise da normalidade. Almedina. French, Sally (2011), Working with Disabled People in policy and practice, Palgrave Macmillan Fontes, F. (2016) Pessoas com deficiência em Portugal, Lisboa, Fundação Francisco Manuel dos Santos Fontes, F. (2009). Pessoas com deficiência e políticas sociais em Portugal: Da caridade à cidadania social, Revista Crítica de Ciências Sociais, 86, 73-93. European Comission (2018). Access to quality education for children with special educational needs. European Platform for Investing in Children (EPIC) Broderick, A. (2019). International and European Disability Law and Policy: Text, Cases and Materials (Law in Context), Cambridge University Press:

Secundária

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Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre