Currículo

Estudos e Teorias sobre Sexualidade ETS

Contextos

Groupo: Estudos Interdisciplinares de Género e Sexualidade > Pós-Graduação de 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Identificar e descrever teorias e modelos de análise essenciais no campo da sexualidade; OA2. Interpretar, avaliar criticamente e discutir investigação científica no campo da sexualidade; OA3. Criar questões de investigação e desenvolver estudos científicos no campo da sexualidade; OA4. Avaliar e analisar fenómenos inerentes à visão social sobre sexualidade; OA5. Avaliar e analisar fatores pessoais inerentes à experiência de sexualidade.

Programa

CP1. Introdução aos conceitos fundamentais CP2. Metodologias para estudar e analisar fenómenos no campo da sexualidade CP3. Principais teorias de género e identidade sexual CP4. Perspetivas históricas sobre sexualidade CP5. Sexualidade, economia e globalização CP6. Diferenças culturais e diferentes perspetivas sobre sexualidade CP7. Sexualidade e novas tecnologias CP8. Fatores psicossociais determinantes de respostas sexuais CP9. Fatores psicológicos que regulam experiências sexuais

Método de Avaliação

Avaliação ao longo do semestre: -Trabalho de grupo sobre tema corrente oferecido pelos docentes 30% - Ensaio final individual de até 3000 palavras 60% - Participação 10% Avaliação por exame: escrito e individual, 100%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 150.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • •Thomas Laqueur, Making Sex: Body and Gender from the Greeks to Freud. l990. Cambridge:Harvard University Press. (Cap. 5, "Discovery of the sexes") •Foucault, Michel. 1994 (1976). História da Sexualidade, volume 1 - A Vontade de Saber. Lisboa: Relógio d'Água (Cap 1, Nós Vitorianos; Cap 2, A hipótese repressiva). •Butler, Judith. 2017 (1990) Problemas de Género. Feminismos e subversão da identidade. Lisboa: Orfeu Negro. (Cap.1, "Mulheres" como sujeito do feminismo) Dowsett, G., 2017, The Sociology of Sexuality. In K. Korgen (Ed.), The Cambridge Handbook of Sociology: Core Areas in Sociology and the Development of the Discipline (pp. 264-273). Cambridge: Cambridge University Press. •Gordo López, Ángel J. and Cleminson, Richard M., 2004, Techno‐Sexual Landscapes: Changing Relations Between Technology and Sexuality. London: Free Association Books. •Carroll, J. L. (2019). Sexuality now: Embracing diversity (6th ed.). Cengage. •:

Secundária

  • •Stoler, Ann Laura. 1995. Race and the education of desire: Foucault's history of sexuality and the colonial order of things. Durham, NC: Duke University Press. (Cap. 1 "Colonial Studies and the History of Sexuality") •Rubin, G. 1984. Thinking sex: notes for a radical theory on the politics of sexuality. In Pleasure and danger: exploring female sexuality (ed.) C. Vance, 267-319. Routledge. •Boellstorff, Tom. 2007. Queer studies in the house of anthropology. Annual Review of Anthropology 36:17–35. •Irvine, J., 2014, Is sexuality research ‘Dirty Work’? Institutionalized stigma in the production of sexual knowledge. Sexualities, 17(5/6), 632–656. •Bernstein, E. & Schaffner, L. (Eds.), 2005, Regulating sex: The politics of intimacy and identity. New York: Routledge (capp. 5-6-7) • • • • • • • • • •:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre