Currículo

Géneros Digitais, Alinhamento e Fontes Jornalísticas 02174

Contextos

Groupo: Informação, Desinformação e Fact-Checking > Pós-Graduação de 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC o estudante deverá: OA1 | distinguir aos géneros jornalísticos tradicionais, versão online (de que forma existem) OA2 | identificar os géneros jornalísticos digitais ou a destruição do género jornalístico OA3 | explicar a navegação e usabilidade na web, o jornalismo por ecrã AO4 | distinguir diferentes marcas, diferentes formatos, diferentes conteúdos AO5 | resolver o alinhamento num jornal televisivo e num programa de informação AO6| distinguir as redes sociais num site e num programa de informação AO7 | identificar o meio, a audiência e o alinhamento: a ditadura do utilizador AO8| categorizar trends, mais vistas, mais comentadas, mais partilhadas AO9| resolver relacionamento com fontes (oficiais e informais) AO10| avaliar as redes sociais e a internet como fonte de informação AO11| avaliar o acesso direto do público às fontes de informação

Programa

1. - Géneros digitais 1.Os géneros jornalísticos tradicionais 2.Os géneros jornalísticos tradicionais, versão online (de que forma existem) 3.Os géneros jornalísticos digitais 4.Twitter ou a destruição do género jornalístico 2. - Alinhamento 1.A navegação na web 2.A usabilidade na web 3.O jornalismo por ecrã 4.Diferentes marcas, diferentes formatos, diferentes conteúdos 5.O alinhamento num jornal televisivo 6.O alinhamento num programa de informação 7.As redes sociais num site e num programa de informação 8.O meio, a audiência e o alinhamento: a ditatura do utilizador 9.Trends, mais vistas, mais comentadas, mais partilhadas 3. - Fontes jornalísticas 1.Relacionamento com fontes 2.Fontes oficiais 3.Fontes informais 4.As redes sociais como fonte de informação 5.A internet como fonte de informação 6.O acesso direto do público às fontes de informação

Método de Avaliação

A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final. 1) Ao longo do período letivo, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%, participação oral ativa nas sessões e exercícios de grupo (avaliada em 20%); produção de conteúdos jornalísticos integrando as temáticas e assuntos apresentados na UC, que serão reunidos num portefólio final. 2) Avaliação do portefólio final composto pelos conteúdos jornalísticos produzidos no âmbito da UC ao longo do período letivo. O tempo total de trabalho necessário para a redação deste trabalho é contabilizada em cerca de 20 horas de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final do portefólio representará 80% da nota. A originalidade e a inovação no trabalho contribuirá para a avaliação. Esta avaliação pressupõe a revelação das competências de escrita e orais, qualidade da pesquisa bibliográfica realizada, conhecimentos adquiridos e a capacidade de análise e síntese. Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9,5 valores nas duas avaliações (só são admitidas 2 faltas).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 100.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Crucianelli, Sandra (2010) "Ferramentas digitais para jornalistas", Knight Center, Austin, Texas, EUA Briggs, Mark (2008) "Jornalismo 2.0", Knight Center, Austin, Texas, EUA; Palácios, Marcos (organização) (2011) Ferramentas para análise de qualidade no ciberjornalismo, volume 1: Modelos, Labcom, Covilhã; Heinrich, Ansgard (2011) Network journalism: journalistic pratice in interactive spheres, Routledge, Nova Iorque, Eua; Briggs, Mark (2010) Journalism next, Sage, Washington, EUA; Franco, Guillermo (2009) Como escrever para a web, Knight Center, Austin, Texas, EUA; Salaverría, Ramón (2005) Redacción periodística en internet, Eunsa, Pamplona; Quinn, Stephen e Vicent F. Filak (2005) Convergent journalism: writing and producing across media, Focal Press, Burlington, Eua; :

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1º Semestre

2025/2026 - 1º Semestre