Currículo

Fact-Checking Multiplataforma FCM

Contextos

Groupo: Informação, Desinformação e Fact-Checking > Pós-Graduação de 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A exploração das perspetivas, tendências e desafios da desinformação permitirá ao aluno: OA1. Criar um conceito de projeto editorial inovador, com foco na desinformação OA2. Analisar criticamente a estratégia de afirmação dos projetos de referência no fact-checking mundial OA3. Compreender a importância e o alcance do jornalismo colaborativo no fact-checking OA4. Percecionar a relevância dos códigos de princípios internacionais como fatores críticos de sucesso - a International Fact-Checking Network OA5. Identificar os desafios económicos do universo do fact-checking enquanto negócio multiplataforma OA6. Conhecer o rigor metodológico na investigação e desenvolvimento editorial no domínio da desinformação. OA7. Compreender a relevância da presença em televisão para a obtenção de escala num projeto de fact-checking OA8. Identificar a importância do trabalho em equipa para obter bons resultados no digital e na televisão OA9. Identificar os elementos de sucesso do fact-checking em rádio.

Programa

CP1. Como planear um projeto editorial inovador, com enfoque particular no campo do fact-checking. CP2. O desafio do financiamento de um projeto de fact-checking: lucrativo ou não lucrativo? - a questão fundamental. CP3. Os principais casos de sucesso do fact-checking mundial: Maldita.es, Politifact, Washington Post, Chequeado, Full Fact, Agência Lupa CP4. Três projetos internacionais de fact-checking colaborativo: Coronavirus Facts Alliance, Latam Chequea e Ukraine Facts CP5. A importância fulcral das parcerias editoriais multiplataforma para viabilizar economicamente um negócio de fact-checking num ecossistema em crise. CP6. O Código de Princípios da International Fact-Checking Network: a ?Bíblia? do fact-checking mundial. CP7. Quem faz o fact-checking dos fact-checkers? CP8. O caso do Polígrafo SIC: da ideia inicial à implementação e desenvolvimento do projeto. CP9. O fact-checking em rádio

Método de Avaliação

A avaliação é realizada em duas fases: 1) durante o período escolar ou 2) avaliação final. 1) - Participação nas aulas: 10% - Ensaio individual com reflexão sobre o mercado de fact-checking: 50% - Desenvolvimento em grupo de Projeto Editorial: 40% 2) Ensaio individual único com reflexão sobre o mercado de fact-checking e o desenvolvimento de projeto inovador. (100%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • ? Walter, Nathan, Fact-Checking: A Meta-Analysis of What Works and for Whom, Political Communication ? The Rise of Fact-Checking Sites in Europe, Reuters Institute for the Study of Journalism, 2016 ? Singer, Jane B. Scalability and sustainability for a new form of watchdog journalism. Journalism Practice, 2018 ? Graves, Lucas. Understanding the Promise and Limits of Automated Fact-Checking, Reuters Institute/University of Oxford, 2018 ? E. Uscinki, Joseph. Epistemology of Fact Checking (Is Still Naìve): Rejoinder to Amazeen. Critical Review, 2015 ? Carlson, Matt, and Nikki Usher. 2016. ?News Startups as Agents of Innovation: For-profit Digital News Startup Manifestos as Metajournalistic Discourse.? Digital Journalism :

Secundária

  • ? Viana, Thamirys Dias. O jornalismo digital e as fake news: um estudo das plataformas digitais de fact-checking ?Lupa? (Brasil) e ?Polígrafo? (Portugal). Universidade Fernando Pessoa Porto, 2021 ? Sakari Nieminem and Valtteri Sankari. Checking PolitiFact?s Fact-Checks. Journalism Studies, 2021 ? Naeemul Hassan, Bil lAdair, JamesT.Hamilton, ChengkaiLi, MarkTremayne, JunYang, CongYu. The Quest to Automate Fact-Checking. University of Texas at Arlington, Duke University, Stanford University, Google Research, 2015 ? Miguel-Ángel Esteban-Navarro, Antonia-Isabel Nogales-Bocio, Miguel-Ángel García-Madurga, Tamara Morte-Nadal . Spanish Fact-Checking Services: An Approach to Their Business Models. Department of Journalism and Communication, University of Zaragoza, 2021 ? Kueng, Lucy (2000) Inside the BBC and CNN ? Managing Media Organisations. London, Routledge. ? Graves, Lucas, Deciding What's True: Fact-Checking Journalism and the New Ecology of News, Columbia University Pro Quest Dissertations Publishing, Degree Year 2013 ? Ferreira, Marina, O Papel do fact-checking no combate à ?infodemia? sobre Covid-19: O Caso do Jornal Polígrafo. Universidade de Coimbra, 2021 ? Crespo, M, Pinto-Martinho, A, Polígrafo: A fact-checking platform is born, ISCTE ? Chan-Olmsted, S. M., & Kang, J. W. (2003). Theorizing the strategic architecture of a broadband television industry. The Journal of Media Economics, 16(1), 3-21. ? Caroline Patatt & Fernando Jesus Rocha. O fact-checking no Brasil e em Portugal: uma ana?lise dos sites Age?ncia Lupa e Poli?grafo no combate a?s fake news relacionadas com o Coronavi?rus. Revista EJ ? Cardoso, Gustavo, Magno, C., Soares, T.M. & Crespo, M. (org.) (2016) Modelos de negócio e Comunicação Social. Coimbra, Almedina. ? Cardoso, G. (ed.) (2013), A Sociedade dos Ecrãs, Lisboa: Tinta da China.:

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1º Semestre

2025/2026 - 1º Semestre