Currículo

Métodos e Ferramentas de Recolha de Informação Aberta na Internet MFRIAI

Contextos

Groupo: Informação, Desinformação e Fact-Checking > Pós-Graduação de 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Ao terminar a UC o aluno deverá ser capaz de: OA1. Conhecer e compreender os conceitos-chave de OSINT, como tipologia de dados, metodologia de investigação e a sua integração no ciclo das Informações. OA2. Compreender a aplicabilidade das ferramentas de OSINT na investigação das desordens informativas. OA3. Dominar ferramentas de OSINT com aplicabilidade prática na verificação de dados. OA4. Dominar ferramentas de OSINT com aplicabilidade prática no mapeamento da criação, distribuição e disseminação de narrativas desinformativas. OA5. Interiorizar a importância da ética como primeira prioridade no uso de ferramentas e técnicas de OSINT.

Programa

CP1 Conceitos-chave de OSINT ?O Ciclo das Informações ?OSINT como tipologia de dados, metodologia e na investigação académica CP2 Desafios éticos e legais ?Desafios atuais ? o ambiente pós API e o deplatforming ?Questões éticas: o público vs privado ?Questões éticas: consentimento ?Enquadramento legal nacional e das plataformas CP3 Desordens informativas e OSINT ?Investigação de desordens informativas, conceito de narrativa, fact-checking, disseminação ?OSINT e o Fact-Checking ?OSINT e a análise das narrativas desinformativas e da sua circulação no tempo e no espaço CP4 Ferramentas e técnicas de OSINT para Fact-Checking ?Técnicas de fact-checking aplicados pela IFCN ?Verificação de dados ?Geolocalização ?Análise forense de imagens e vídeos ?Arqueologia da Internet CP5 Ferramentas e técnicas de OSINT para análise de narrativas desinformativas ?Mapeamento temporal e espacial de uma narrativa; ?Comportamento orgânico vs. não orgânico ?Análise de redes de distribuição de desinformação

Método de Avaliação

A avaliação é realizada em uma de duas fases: 1) durante o período escolar ou 2) avaliação final única. 1) Participação nas aulas: 20% + Trabalho individual escrito de aplicação da metodologia e técnicas apreendidas a um caso prático: 80% 2) Trabalho individual escrito de aplicação da metodologia e técnicas apreendidas a dois casos práticos: 100%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • ?Stottlemyre, S., 2015. HUMINT, OSINT, or Something New? Defining Crowdsourced Intelligence. International Journal of Intelligence and CounterIntelligence, 28(3), pp.578-589. ?Pastor-Galindo, J., Nespoli, P., Gomez Marmol, F. and Martinez Perez, G., 2020. The Not Yet Exploited Goldmine of OSINT: Opportunities, Open Challenges and Future Trends. IEEE Access, 8, pp.10282-10304. ?Miller, B., 2018. Open Source Intelligence (OSINT): An Oxymoron?. International Journal of Intelligence and CounterIntelligence, 31(4), pp.702-719. ?Hribar, G., Podbregar, I. and Ivanu?a, T., 2014. OSINT: A ?Grey Zone??. International Journal of Intelligence and CounterIntelligence, 27(3), pp.529-549. ?Gregory, S., 2021. Deepfakes, misinformation and disinformation and authenticity infrastructure responses: Impacts on frontline witnessing, distant witnessing, and civic journalism. Journalism, 23(3), pp.708-729.:

Secundária

  • ? Zimmer, M. (2018). Addressing Conceptual Gaps in Big Data Research Ethics: An Application of Contextual Integrity. Social Media + Society. ? Tufekci, Z. (2014, May). Big questions for social media big data: Representativeness, validity and other methodological pitfalls. In Eighth International AAAI Conference on Weblogs and Social Media. ? Rogers R. (2019). Doing Digital Methods Paperback with Interactive eBook. SAGE Publications Ltd. ? Perriam, J., Birkbak, A. & Freeman, A. (2019): Digital methods in a post-API environment, International Journal of Social Research Methodology ? Bruns, A. (2019) After the ?APIcalypse?: social media platforms and their fight against critical scholarly research, Information, Communication & Society, 22:11, 1544-1566 ? Westcott, C., 2019. Open source intelligence: Academic research, journalism or spying?. In The Routledge International Handbook of Universities, Security and Intelligence Studies (pp. 383-393). Routledge. :

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2º Semestre