Currículo
Introdução à Investigação em Ciências e Tecnologias de Informação 00710
Contextos
Groupo: Informática Aplicada às Organizações > Pós-Graduação de 2º Ciclo > Tronco Comum
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a: 1. Caracterizar uma investigação científica. 2. Caracterizar um pré-projecto e um projecto de investigação. 3. Identificar e caracterizar as diversas fases de um projecto. 4. Saber escolher um tema de pesquisa e delimitar um problema. 5. Identificar as principais técnicas de recolha e tratamento de dados, e interpretação de resultados. 6. Identificar os principais meios de recolha de informação e revisão de literatura. 7. Desenvolver e propor um pequeno projecto (ou pré-projecto) de investigação.
Programa
Os principais conteúdos programáticos a abordar são: 1. Introdução à investigação científica. Metodologias. Estratégias. 2. Do tema à proposta de investigação. Delimitação de um problema. Título e questão de partida. Objectivos. 3. Projecto de investigação - Estrutura, Planeamento, Fases. Metodologias quantitativas e qualitativas. 4. Variáveis. Hipóteses. Operacionalização de variáveis. 5. Técnicas de recolha de dados. Instrumentos de medida. População. Amostras. 6. Técnicas de tratamento de dados. 7. Resultados - Análise e Discussão. 8. Pesquisa de informação, revisão de literatura, enquadramento teórico, enquadramento do objecto e Bibliografia. 9. Desenvolvimento e apresentação de um pré-projecto. 10. Algumas notas sobre a estruturação de um projecto científico, de um artigo e de uma tese de mestrado.
Método de Avaliação
A avaliação é feita por trabalho escrito individual (100%): cada estudante deve aplicar os conhecimentos desenvolvidos e propor um projeto científico - com um título, resumo, palavras-chave, introdução, função de pesquisa, objetivos, breve enquadramento teórico, referência à abordagem metodológica, e bibliografia essencial; o prazo para entrega deste trabalho ocorre após o final das aulas nesta UC. Não está prevista a realização de qualquer exame final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Oliveira, L. (2011). Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia Segundo Bolonha. Lisboa: LIDEL. Swetnam, D. (2010). Writing your Dissertation (3rd ed.). Oxford: howtobooks. Biggam, J., Succeeding With Your Master's Dissertation: A Step-by-Step Handbook, 2021, Biggam, John (2021). Succeeding With Your Master's Dissertation: A Step-by-Step Handbook (5th. ed.). London: Open University Press., :
Secundária
- Davies, M. (2014). Doing a Successful Research Project (2nd. ed.). London: Palgrave Macmilan. Dawson, C. (2015). Projects in Computing and Information Systems: A Student's Guide (3rd Ed.). London: Pearson Education Limited. Vilelas, J. (2017). Investigação - O Processo de Construção do Conhecimento (2ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo. Carvalho, J. (2009). Metodologia do Trabalho Científico. «Saber Fazer» da investigação para dissertações e teses (2ª ed.). Lisboa: Escolar Editora. Cornford, T. & Smithson, S. (2005). Project Research in Information Systems: A Student's Guide Paperback (2nd. Ed.). London: Palgrave Macmillan. Creswell, J. & Clark, V. (2011). Designing and Conducting Mixed Methods Research. London, Los Angeles and New Delhi: SAGE (2nd edition). D'Oliveira, T. (2005). Teses e Dissertações. Lisboa: Edições RH. Oates, B. (2005). Researching Information Systems and Computing. London: SAGE Publications Ltd. Quivy, R. & Campenhout, L. (2008). Manual de investigação em ciências sociais (2ª ed.). Lisboa: Gradiva. Reis, F. (2010). Como Elaborar uma Dissertação de Mestrado segundo Bolonha. Lisboa: Pactor. Stair, R., & Reynolds, G. (2017). Fundamentals of information systems. Cengage Learning. Whitman, M. & Woszczynski, A. (2010). The Handbook of Information Systems Research (2nd. Ed.). Kennesaw: Idea Group Publishing. Williamson, K. (2002). Research Methods for Students, Academics and Professionals - Information Management and Systems (2nd. Ed.). Wagga Wagga: Chandos Publishing.: