Currículo

Estudo Crítico e Deontologia dos Média 02171

Contextos

Groupo: Jornalismo > Pós-Graduação de 2.º Ciclo > Tronco Comum

Groupo: Jornalismo > Pós-Graduação de 2.º Ciclo > Tronco Comum

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC o estudante deverá: OA1 | explicar o papel do jornalismo global na sociedade de hoje OA2 | analisar criticamente diferentes conceções teóricas do jornalismo como este é praticado em uma grande variedade de contextos sociais e políticos OA3 | comparar e contrastar o papel do jornalismo em contextos que variam desde o mainstream aos meios de comunicação alternativos AO4 | avaliar as conexões normativas e empíricas entre o jornalismo de media, a produção de notícias e considerações éticas AO5 | avaliar criticamente as discussões contemporâneas sobre a natureza mutável do jornalismo e as suas implicações para a compreensão cultural e democracia AO6 | Executar trabalhos escritos que reflitam sobre as temáticas abordadas

Programa

CP1-Do fim do império do programador a.Da arrogância dos jornalistas à ditadura das audiências b.Overload!, vazio e mediação jornalística c.Poder da imagem e da palavra. O olhar do repórter CP2-Mercado, média e democracia a.Razão editorial vs razão empresarial b.Jornalismo sem informação; informação sem jornalistas. c.Do Daily Show ao fim do NYT CP3-Redes sociais e Mr. Gates II a.Actos de jornalismo e the part-time people b.De guardião a guia - moratória a Mr. Gates c.Revolução, refundação, reinvenção? CP4-Autonomia do campo e novos imperativos éticos a.A história inacabada de uma autonomia sempre sob ameaça b.Credibilidade, responsabilidade social e individual c.Jornalismo enquanto serviço público CP5-O próximo jornalismo a.Jornalismo tradicional e FON (future of news) consensus b.Para uma carta de princípios éticos e profissionais

Método de Avaliação

A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final. 1) Ao longo do período letivo, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%, participação oral ativa nas sessões e exercícios de grupo) (avaliada em 10%); 2) Teste escrito individual, que consiste na escrita de um primeiro draft de um artigo de investigação. O tempo total de trabalho necessário para a redação deste trabalho é contabilizada em cerca de 20 horas de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final do artigo representará 70% da nota. A originalidade e a inovação no trabalho de investigação para a redação do artigo contribuirá para a avaliação com 20%. Esta avaliação pressupõe a revelação das competências de escrita e orais, qualidade da pesquisa bibliográfica realizada, conhecimentos adquiridos e a capacidade de análise e síntese. Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9,5 valores nas duas avaliações (só são admitidas 2 faltas).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 120.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Relatório "Post-Industrial journalism: Adapting to the Present", C.W. Anderson, Emily Bell e Clay Shirky, Tow Center for Digital Journalism, Columbia Journalism School, 2012, disponível em http://www.niemanlab.org/2012/11/post-industrial-journalism-a-new-columbia-report-examines-the-disrupted-news-universe/?utm_source=Daily+Lab+email+list&utm_medium=email&utm_campaign=4757806f57-DAILY_EMAIL Projecto Jornalismo e Sociedade (2012), "Para uma carta de princípios do jornalismo na era da Internet", disponível em http://estadodasnoticias.info/principios/ Silverstone, Roger (2007), Media and Morality- On the rise of the mediapolis, Cambridge: Polity Press. Rosen, Jay (2010), "The Journalists Formely Known as the Media: My Advise to the Next Generation". Lição inaugural do curso de jornalismo de Science Po, Paris, em 2 de Setembro de 2010, resumo disponível em htpp://jayrosen.posterous.com/the-journalists-formely-known-as-the-media-m Pinto, Manuel (coordenador) et al. (2011) , Educação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextos, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, disponibilizado pela ERC em http://www.erc.pt/download/YToyOntzOjg6ImZpY2hlaXJvIjtzOjM4OiJtZWRpYS9lc3R1ZG9zL29iamVjdG9fb2ZmbGluZS80Mi4xLnBkZiI7czo2OiJ0aXR1bG8iO3M6NTA6ImVzdHVkby1lZHVjYWNhby1wYXJhLW9zLW1lZGlhLWVtLXBvcnR1Z2FsLXZlcnNhby1wIjt9/estudo-educacao-para-os-media-em-portugal-versao-p Kovach, Bill & Tom Rosenstiel (2007), The elements of journalism, New York, Three Rivers Press Natalie Fenton (edited), 2010, New Media, Old News. Journalism & Democracy in the Digital Age, London, Sage, 102-118. Gomes, Adelino (2012) Nos bastidores dos telejornais. RTP, SIC e TVI, Lisboa, Tinta da China Garcia, José Luís (2009) (org.) Estudos sobre os Jornalistas Portugueses. Metamorfoses e Encruzilhadas no Limiar do Século XXI, Lisboa, ICS. Castells, Manuel (2009) Communication Power, New York: Oxford University Press, Inc. Castells, Manuel, João Caraça & Gustavo Cardoso (ed.), 2012, Aftermath. The Cultures of the Economics Crisis, Oxford, Oxford University Press Cardoso, Gustavo, Rita Espanha e Vera Araújo (2009) (orgs.) Da Comunicação de Massa à Comunicação em Rede, Porto, Porto Editora. BBC College of Journalism (2009) -The Future of Journalism‖, CoJo Publications:1 disponível em htpp://www.bbc.co.uk/blogs/theeditors/future_of_journalism.pdf. :

Secundária

Disciplinas de Execução

2013/2014 - 2º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre