Currículo

Contextos Institucionais do Património CIP

Contextos

Groupo: Práticas e Políticas de Gestão em Património > Pós-Graduação de 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1 - Pretende-se, com um alargado inventário-catálogo, aceder a uma compreensão crítica da histórica dos movimentos e instituições nacionais e supranacionais que foram criando e aplicando conceitos de inventário, preservação, conservação, salvaguarda e promoção do património. OA2 - Com o enquadramento dos normativos, dos movimentos e das instituições que os produziram, procura-se criar uma compreensão sobre a sua importância, bem como sobre as metanarrativas que suportam movimentos e instituições na forma como abordamos o património natural e cultural no presente. Pretende-se, assim, entender não apenas a transformação dos conceitos e das estratégias para o património como a sua relação com a economia e a geopolítica.

Programa

1 - Inventário de normativos; 2 - Exploração e contextualização de conceitos aí presentes; 3 - Identificação dos movimentos e das instituições que produziram os normativos inventariados e o seu contexto histórico; 4 - Introdução a uma leitura histórica, económica e geopolítica dos movimentos e das instituições produtoras de normativos; 5 - Identificação e entendimento dos ?vazios? patrimoniais.

Método de Avaliação

i. Frequência e participação sustentada nas aulas teóricas, teórico-práticas e práticas; ii. Presença ativa em seminário; iii. Apresentação oral individual e em grupo sobre tema ou assunto proposto; iv. Produção de trabalho escrito (3500 palavras) sobre tema ou assunto presente no Programa; v. Os parâmetros de classificação serão suportados pela identificação clara do assunto ou tema, a estrutura, a síntese e a crítica.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • https://www.iccrom.org/ https://www.wipo.int/portal/en/ https://www.icomos.org/en https://www.coe.int/en/web/cultural-routes https://www.unesco.org/en Plataformas digitais Smith, L. & Akagawa, N. (Eds) 2009. Intangible Heritage: Key Issues in Cultural Heritage. Routledge. Kozymka, Irena. 2014. The diplomacy of culture: the role of UNESCO in sustaining cultural diversity. Palgrave Macmillan. Guillaume, Marc. 2003. A política do património. Campo das Letras. Custódio, Jorge et. al. 2010. 100 anos de Património. Memória e Identidade: Portugal 1910-2010. Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico. Costa Macedo, Sofia. 2018. Associações de Defesa do Património em Portugal: 1974 ? 1997. Caleidocópio. Diversos princípios, recomendações, declarações, cartas e convenções para o Património cultural, disponibilizados em aula:

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1º Semestre