Currículo

Património Imaterial, Cultura e Identidades PICI

Contextos

Groupo: Práticas e Políticas de Gestão em Património > Pós-Graduação de 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Com este curso pretende-se que os alunos consigam: OA1 - reconhecer a emergência histórica da categoria de património imaterial, e o respetivo contexto histórico e político. OA2 - ter uma noção complexa e crítica do campo do património imaterial, através das diferentes contribuições académicas para a sua compreensão. OA3 - reconhecer e debater criticamente casos e processos concretos de património imaterial, e os processos que conduzem ao seu reconhecimento a nível nacional ou internacional.

Programa

Módulo 1 ? Introdução geral O Património Imaterial como categoria histórica e social Problemas do património imaterial Módulo 2: Dimensões e problemas do património imaterial Identidade e ideologia Performance e festividade Fixação e criatividade Propriedade e copyright Individualismo e holismo Módulo 3: Abordagens críticas ao património imaterial Valdimar Hafstein Laurajane Smith Regina Bendix Chiara Bortolotto Módulo 4: Estudo de caso: a música Música, tradição e folclorismo Música, remistura e reciclagem Módulo 5: Módulo prático Processo de candidatura a património imaterial Documentário Visita de Estudo Seminário: Exercício prático

Método de Avaliação

A avaliação será composta por: 1) Frequência e participação nos momentos pedagógicos (aulas teóricas, teórico-práticas) 2) Participação no seminário 3) Realização de um ensaio (3000 palavras) de ?proposição? de um fenómeno social e cultural para reconhecimento como ?património imaterial?.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Vidal González, Miguel. 2008. ?Intangible Heritage Tourism and Identity.? Tourism Management 29 (4): 807?10. Smith, Laurajane, and Natsuko Akagawa, eds. 2008. Intangible Heritage. London: Taylor & Francis. Kirshenblatt-gimblett, Barbara. 2004. ?Intangible Heritage as Metacultural Production.? Museum International 56 (1?2): 52?65. Hafstein, Valdimar. 2018. Making Intangible Heritage: El Condor Pasa and Other Stories from UNESCO. Indiana University Press. Bortolotto, Chiara. 2007. ?From Objects to Processes: UNESCO?s ?Intangible Cultural Heritage.?? Journal of Museum Ethnography, no. 19: 21?33. Bendix, Regina. 2021. ?Life Itself: An Essay on the Sensory and the (Potential) End of Heritage Making.? Traditiones 50 (1): 43?51. :

Secundária

  • Meskell, Lynn ed. 2015. Global Heritage: A Reader. Oxford: John Wiley & Sons. Harrison, Rodney. 2012. Heritage. Critical Approaches. London & New York: Routledge. Graham, Brian & P. Howard eds.2008. The Ashgate Research Companion to Heritage and Identity. Aldershot: Ashgate. Brumann Christoph & D Berliner eds. 2016. World Heritage on the Ground. Ethnographic Perspectives. Oxford & New York: Berghahn. Bortolotto, Chiara. 2010. ?Globalising Intangible Cultural Heritage? Between International Arenas and Local Appropriations.? In Heritage and Globalisation, 111?28. Routledge. :

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2º Semestre