Currículo

Realidade Virtual e Aumentada RVA

Contextos

Groupo: Tecnologias Digitais Emergentes > Pós-Graduação (2º Ciclo) > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1 Conhecer os conceitos, modelos, estado da arte e principais aplicações em RV, RA, RE, na resolução de problemas atuais, através da investigação e análise crítica de fontes da literatura OA2 Compreender as tecnologias chave: RV (canais de entrada/saída); RA (recolha de dados do ambiente real e interpretação, visualização 3D e interação pessoa-máquina) OA3 Compreender princípios matemáticos básicos dos sistemas e algoritmos de Computação Gráfica 3D: representação de modelos geométricos e hierárquicos 3D (malhas de polígonos, grafos de cena), sua visualização realista e em tempo real (cadeia de transformação e visualização 3D, cálculo de visibilidade, iluminação local e global, mapeamento de texturas) OA4 Saber aplicar modelação 3D e desenvolvimento de apps RV, RA em ambientes Unity, UnReal, ARCore, ARKit, Hololens, EON Reality, Open XR OA5 Conceber experiências laboratoriais: 1RV + 1RA OA6 Explorar criatividade, inovação, pensamento crítico, autoaprendizagem, revisão por pares, trabalho em equipa, expressão escrita e oral

Programa

PC1 Realidade Virtual, RV: Definição. Modelo. RV imersiva e não imersiva. Evolução histórica. Aplicações PC2 Tecnologias chave para RV: Canal de saída: projeção, ecrãs, estereoscopia, áudio 3D e atualização, novos canais (cheiro, gosto). Canal de entrada: seguimento, interfaces multimodais (fala, gesto, movimento, toque e tato), interfaces hápticas e vestibulares PC3 Computação Gráfica 3D: Definições e conceitos. Modelação Geométrica 3D. Visualização 3D. Câmara virtual. Hierarquia de objetos gráficos. Grafo de cena. Luz e côr. Iluminação e sombreamento. Sombras. de texturas PC4 CG distribuída em RV. C5 Laboratório RV PC5 Realidade Aumentada, RA: Definição. Modelo. Realidade Mista. Realidade Estendida, RE. Evolução histórica. Aplicações PC6 Tecnologias chave para RA: Recolha de dados do ambiente real e interpretação, visualização de objetos virtuais registados em 3D, interação pessoa-máquina (Interfaces tangíveis e Interação multimodal) PC7 Laboratório RA PC8 Tendências atuais e futuras de RV, RA e RE

Método de Avaliação

Entrega de 10 tarefas, respondendo aos critérios de cada solicitação do docente, com o peso de 50% da nota final e classificação mínima de 8,5 valores. As tarefas incluem atividades, desenvolvidas individualmente ou em grupo, nas sessões síncronas e em sessões assíncronas agendadas pelo docente, bem como intervenções em fóruns de discussão mediados. - Projeto de aplicação previamente estabelecido pelo docente e respetiva discussão oral em grupo, com o peso de 50% na nota final e classificação mínima de 8,5 valores. A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores. De acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte, esta UC é classificada como UC de projeto, pelo que não contempla avaliação por exame.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Complete Virtual Reality and Augmented Reality Development with Unity: Leverage the power of Unity and become a pro at creating mixed reality applications: Jesse Glover, Jonathan Linowes 2019 ISBN-10: 1838648186
  • ”Computer Graphics and Virtual Environments: From Realism to Real-Time”, Mel Slater, 2002, Addison Wesley: Slater, M., Steed, A., Chrysanthou, Y. 2002 ISBN: 0-201-62420-6
  • 3D User Interfaces: Theory and Practice (2nd Edition), Addison-Wesley Professional: Joseph J. LaViola Jr., Ernst Kruijff, Ryan P. McMahan, Doug Bowman, Ivan P. Poupyrev (2017) 2017 ISBN-10: 0134034325
  • Computer Graphics: Principles and Practice (3rd Edition). Addison-Wesley.: Hughes, John, van Dam, Andries, McGuire, Morgan, Sklar, David, Foley, James D., Feiner, Steven K., Akeley, Kurt 2014 ISBN-13: 978-0133511079.

Secundária

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre