Currículo

Gestão da Transformação Digital (2 ciclo) GTD

Contextos

Groupo: Inovação de Produtos Digitais > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC, o aluno deverá estar apto a: OA1 Compreender a natureza dos processos de Transformação Digital (TD) e o seu impacto nas organizações, nas sociedades e no mundo em geral OA2 Identificar as principais categorias de Tecnologias Digitais e Modelos de Negócios relevantes OA3 Identificar os principais ingredientes de um processo de TD e saber como ele deve ser gerido OA4 Discutir e compreender casos concretos de TD em organizações reais OA5 Elaborar uma proposta concreta de um processo de TD

Programa

A coerência entre os objetivos de aprendizagem (OA) e o programa (C) do curso é evidente: C1 - Introdução à TD, introduz a temática central, alinhando-se ao OA1 sobre compreender a natureza e impacto da Transformação Digital. C2 - Tecnologias e Modelos de Negócio, aborda tecnologias digitais e modelos relevantes, e está sintonizado com OA2. C3 - Ingredientes da TD, aborda elementos-chave da TD e a sua gestão, alinhando-se com OA3. C4 - Estudo de Caso Exemplificativo, através de estudo de 1 caso, alinha-se com OA4. C5 - Estudo de Casos Específicos, reforça o OA4, oferecendo visão diversificada da TD nas organizações. C6 - Proposta de Caso de Uso, alinha-se ao OA5 ao convidar alunos a elaborar propostas de TD numa organização da sua escolha.

Método de Avaliação

UC com Avaliação Periódica, não contemplando Exame Final. Pesos da avaliação: - Teste 1 (30%) - Discussão de Casos em grupo (40%) - Proposta de Caso individual (30%) A média das 3 componentes terá de ser igual ou superior a 9,5.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Measuring the Digital Transformation.A Roadmap for the Future A.Oliveira, The Digital Mind,How Science is Redefining Humanity, 2017, MIT Press E.Schaeffer,D.Sovie, Reinventing the Product: How to Transform your Business and Create Value in the Digital Age, 2019, Kogan Page G.G.Parker,M.W.Van Alstyne,Sangeet Paul Choudary, Platform Revolution - How Networked Markets are Transforming The Economy - and How to Make Them Work for You, 2016, WW Norton & Company The Story of the Computer,a Technical and Business History J.Loucks,J.Macauley,Andy Noronha,and Michael Wade, Digital Vortex: How Today's Market Leaders Can Beat Disruptive Competitors at Their Own Game, 2016, IMD - International Institute for Management Development M.Wade,D.Bonnet,T.Yokoi,N.Obwegeser, H.Digital,Best Practices to Implement and Accelerate your Business Transformation, 2021, McGraw-Hill,2021 Carapuça,R., Revolução Digital: Quando Tudo é Possível, 2018, Glaciar/Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento:

Secundária

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre