Currículo
Inovação de Produto Digital IPD
Contextos
Groupo: Inovação de Produtos Digitais > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1 Compreender o processo empreendedor. Conhecer as tendências tecnológicas relevantes e dinâmicas socioeconómicas relevantes OA2 Elaborar propostas de valor, planos de negócio e modelos de negócio (contexto Lean Startup), que sejam triplamente sustentáveis, nas suas vertentes social, ambiental e financeira OA3 Conhecer diferentes metodologias de inovação aplicada, e técnicas de benchmarking do mercado e da concorrência (matriz Ansoff) OA4 Conceber um modelo negócio com base na metodologia da tela BMC OA5 Promover o produto e analisar a escalabilidade do negócio OA6 Preparar planos de internacionalização e de comercialização OA7 Procurar e analisar as fontes de financiamento OA8 Conhecer e saber aplicar os regulamentos de propriedade intelectual, patentes e documentação de suporte OA9 Saber realizar a comunicação com pares e partes interessadas no desenvolvimento do produto, através de sumário executivo e apresentação de elevator pitch
Programa
C1 Introdução ao Empreendedorismo. Contexto Macro do Empreendedorismo C2 Metodologias: do plano de negócios ao Lean Startup. Eventos recomendados. O que é uma ideia de negócio? Como é que encontramos ideias de negócio? C3 Exemplos de negócios e iniciativas de empreendedorismo triplamente sustentáveis C4 O dilema da inovação com casos de estudo: framework de inovação, funil de inovação, Inovação aberta. Inovação em produtos triplamente sustentáveis C5 Técnicas de benchmarking do mercado e da concorrência (matriz Ansoff) C6 Apresentação da metodologia da tela de modelo de negócio (BMC) C7 Promoção do produto e análise de escalabilidade C8 Planos de internacionalização e de comercialização C9 Fontes de financiamento C10 Propriedade intelectual e patentes C11 Apresentação duma ideia de negócio. Comunicação em público (a arte do pitching). Partes interessadas relevantes
Método de Avaliação
Esta UC adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a aprendizagem baseada em estudo de casos, combinada com aprendizagem baseada em projetos. Como estratégia de motivação e desenvolvimento da capacidade criativa e de inovação, a UC adotará a tutoria entre pares e Design Thinking, uma metodologia de resolução de problemas centrada no ser humano, baseada na empatia, ideação, prototipagem rápida, experimentação e iteração. Esta abordagem pedagógica está articulada com o modelo pedagógico do Iscte porque o estudante é considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem, o conhecimento é trabalhado como uma ferramenta para a construção e desenvolvimento de mais conhecimento e aplicado em diversos contextos.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- https://canvanizer.com/book/business-model-generation Alex Osterwalder, A., Pigneau, Y., Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers, 2010, primeiras 72 páginas, Wiley John Wiley & Sons.Ries, E., The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses, 2017, capítulos 3 e 4, Penguin Group Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want Burns, P., Entrepreneurship and Small Business., 2016, Palgrave Macmillan McGraw-Hill Education, Technology Ventures: From Idea to Enterprise, 2014, Dorf. R., Byers, T. Nelson, A. Mariotti, S., Glackin, C., Entrepreneurship: Starting and Operating A Small Business, 2015, Global Edition. Pearson:
Secundária
- Paul Graham (2012) blog Alex Osterwalder, Alex Osterwalder on “From Business Plan to Business Model”, -, Video, http://www.youtube.com/watch?v=jMxHApgcmoU&feature=related Steve Blank, Steve Blank on “Customer Development”, -, Video, http://www.youtube.com/watch?v=6t0t-CXPpyM&feature=related Blank, S., Four Steps to Epiphany, 2013, primeiros 3 capítulos, K & S Ranch Ames, M., & Runco, M. A., "Predicting entrepreneurship from ideation and divergent thinking”, Creativity and Innovation Management, 2005, 14(3), 311-315: