Currículo
Prototipagem Digital Centrada no Utilizador PDCU
Contextos
Groupo: Inovação de Produtos Digitais > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1 Compreender os princípios da Interação Pessoa-Máquina, IPM e Desenho Centrado no Utilizador OA2 Entender as características fundamentais percetivas e cognitivas dos seres humanos OA3 Descobrir: criar empatia com o utilizador (necessidades, objetivos, tarefas, problemas). Levantar requisitos baseados em dados recolhidos OA4 Desenhar: compreender e aplicar princípios e “regras de ouro” de usabilidade no design de IPM OA5 Desenhar: idealizar soluções. Compreender e aplicar técnicas/regras do design visual de ecrãs e saber criar storyboards e protótipos de baixa-fidelidade (PBF) OA6 Desenhar: introduzir as tecnologias emergentes e desenvolver protótipos de alta-fidelidade (PAF), low-code/no-code: Web (FIGMA, Wordpress), Metaverso (Unity, EON Reality), mobilidade (FIGMA, Flutter), IA Generativa (SuperAGI, Open.AI) OA7 Decidir e validar: Avaliação heurística com peritos do PBF e iterar para PAF. Desenhar estudos experimentais do PAF c/ utilizadores finais. Produzir um elevator pitch
Programa
P1 IPM: História, princípios, estado da arte e aplicações. Desenho centrado no utilizador. Experiência do utilizador, UX P2. Nós os humanos P3 Análise de utilizadores e tarefas. Mapa de empatia. Personas. Cenários e Jornadas do utilizador. Priorizar requisitos do utilizador P4 Princípios e regras de ouro do design das interfaces. Usabilidade C5 Princípios do design visual de ecrãs P6 Técnicas de esboço e pensamento visual. Storyboards P7 Protótipos de baixa fidelidade (PBF) da solução em papel P8 Avaliação heurística c/ peritos do PBF e iterar para PAF P9 Desenhar o protótipo de alta-fidelidade (PAF) baseado em interfaces/UX para tecnologias emergentes: Web (FIGMA, WordPress), Metaverso (Unity, EON Reality), mobilidade (FIGMA, Flutter), IA Generativa (SuperAGI, Open.AI) P10 Avaliação c/ utilizadores do PAF. Análise estatística dos dados da avaliação. Calcular métricas de usabilidade e satisfação de utilizador e re-iterar o design P11 Elevator Pitch para investidores e utilizadores
Método de Avaliação
UC com Avaliação Periódica, não contemplando Exame Final. Pesos da avaliação: Projeto de grupo (grupo de 4), com discussão oral individual (70%) 2 mini-testes de resposta múltipla (30%) Se reprova na época normal (< 10 val) o aluno acede à repetição dos mini-testes em 1º ou 2ª épocas, valendo 30% da nota, sendo obrigatória a aprovação no Projeto em grupo ou a realização de um projeto individual (70%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Sherman, W. R., & Craig, A. B., Understanding Virtual Reality: Interface, Application, and Design, 2002, Morgan Kaufmann Publishers,978-008052009 Schmalstieg, D., & Hollerer, T., Augmented Reality: Principles and Practice, 2016, Addison-Wesley Professional, 978-0133153217 Norman, D., The Design of Everyday Things, 2013, MIT Press. ISBN: 9780262525671, Revised and Expanded Edition Manuel J. Fonseca, Pedro Campos, Daniel Gonçalves, Introdução ao Design de Interfaces, 2017, FCA, Portugal, 3ª Edição Shneiderman, B., Plaisant, C., Cohen, M., Jacobs, S., Elmqvist, N., Nicholas Diakopoulos, N., Designing the User Interface: Strategies for Effective Human-Computer Interaction, 2017, (6th edition), Pearson, ISBN-13: 978-0134380384 Lewrick, M, Link, P., Leifer, L., The Design Thinking Toolbox, 2020, Wiley, ISBN 9781119629191 Brown, T., Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, 2009, ISBN-13: 978-0062856623, HarperCollins:
Secundária
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