Currículo

Prototipagem Digital Centrada no Utilizador PDCU

Contextos

Groupo: Inovação de Produtos Digitais > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1 Compreender os princípios da Interação Pessoa-Máquina, IPM e Desenho Centrado no Utilizador OA2 Entender as características fundamentais percetivas e cognitivas dos seres humanos OA3 Descobrir: criar empatia com o utilizador (necessidades, objetivos, tarefas, problemas). Levantar requisitos baseados em dados recolhidos OA4 Desenhar: compreender e aplicar princípios e “regras de ouro” de usabilidade no design de IPM OA5 Desenhar: idealizar soluções. Compreender e aplicar técnicas/regras do design visual de ecrãs e saber criar storyboards e protótipos de baixa-fidelidade (PBF) OA6 Desenhar: introduzir as tecnologias emergentes e desenvolver protótipos de alta-fidelidade (PAF), low-code/no-code: Web (FIGMA, Wordpress), Metaverso (Unity, EON Reality), mobilidade (FIGMA, Flutter), IA Generativa (SuperAGI, Open.AI) OA7 Decidir e validar: Avaliação heurística com peritos do PBF e iterar para PAF. Desenhar estudos experimentais do PAF c/ utilizadores finais. Produzir um elevator pitch

Programa

P1 IPM: História, princípios, estado da arte e aplicações. Desenho centrado no utilizador. Experiência do utilizador, UX P2. Nós os humanos P3 Análise de utilizadores e tarefas. Mapa de empatia. Personas. Cenários e Jornadas do utilizador. Priorizar requisitos do utilizador P4 Princípios e regras de ouro do design das interfaces. Usabilidade C5 Princípios do design visual de ecrãs P6 Técnicas de esboço e pensamento visual. Storyboards P7 Protótipos de baixa fidelidade (PBF) da solução em papel P8 Avaliação heurística c/ peritos do PBF e iterar para PAF P9 Desenhar o protótipo de alta-fidelidade (PAF) baseado em interfaces/UX para tecnologias emergentes: Web (FIGMA, WordPress), Metaverso (Unity, EON Reality), mobilidade (FIGMA, Flutter), IA Generativa (SuperAGI, Open.AI) P10 Avaliação c/ utilizadores do PAF. Análise estatística dos dados da avaliação. Calcular métricas de usabilidade e satisfação de utilizador e re-iterar o design P11 Elevator Pitch para investidores e utilizadores

Método de Avaliação

UC com Avaliação Periódica, não contemplando Exame Final. Pesos da avaliação: Projeto de grupo (grupo de 4), com discussão oral individual (70%) 2 mini-testes de resposta múltipla (30%) Se reprova na época normal (< 10 val) o aluno acede à repetição dos mini-testes em 1º ou 2ª épocas, valendo 30% da nota, sendo obrigatória a aprovação no Projeto em grupo ou a realização de um projeto individual (70%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Sherman, W. R., & Craig, A. B., Understanding Virtual Reality: Interface, Application, and Design, 2002, Morgan Kaufmann Publishers,978-008052009 Schmalstieg, D., & Hollerer, T., Augmented Reality: Principles and Practice, 2016, Addison-Wesley Professional, 978-0133153217 Norman, D., The Design of Everyday Things, 2013, MIT Press. ISBN: 9780262525671, Revised and Expanded Edition Manuel J. Fonseca, Pedro Campos, Daniel Gonçalves, Introdução ao Design de Interfaces, 2017, FCA, Portugal, 3ª Edição Shneiderman, B., Plaisant, C., Cohen, M., Jacobs, S., Elmqvist, N., Nicholas Diakopoulos, N., Designing the User Interface: Strategies for Effective Human-Computer Interaction, 2017, (6th edition), Pearson, ISBN-13: 978-0134380384 Lewrick, M, Link, P., Leifer, L., The Design Thinking Toolbox, 2020, Wiley, ISBN 9781119629191 Brown, T., Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, 2009, ISBN-13: 978-0062856623, HarperCollins:

Secundária

  • The Basics of User Experience Design by Interaction Design Foundation Prototyping for Tiny Fingers, Communications of The ACM Nielsen, J., Enhancing the explanatory power of usability heuristics. Proc. ACM CHI'94 Conf., 1994, (Boston, MA, April 24-28), pp. 152-158 The Basics of User Experience Design by Interaction Design Foundation Nielsen, J., Mack, R., Usability Inspection Methods, 1994, 1st Edition. John Wiley & Sons "Conceptual models: begin by designing what to design." Interactions 9, 1: 25-32 Snyder, C., Paper Prototyping: the fast and easy way to design and refine user interfaces, 2003, Morgan Kaufmann Publishers Sellen, A., Rogers, Y., Harper, R. and Rodden, T., Reflecting human values in the digital age, 2009, Communications of the ACM, 52 (3), 58-66. Snyder, C. Yvonne Rogers, Helen Sharp, Jenny Preece, Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction, 2011, 3rd edition, Wiley, ISBN-13: 978-0470665763 Joseph J. LaViola Jr., Ernst Kruijff, Ryan P. McMahan, Doug Bowman, Ivan P. Poupyrev, 3D User Interfaces: Theory and Practice, 2017, Addison-Wesley Professional, ISBN-10: 0134034325:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre