Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC visa introduzir os estudantes na análise do mercado de trabalho e das correntes teóricas que explicam os diversos fenómenos económicos relacionados com o emprego e trabalho. Pretende-se também dar a conhecer as principais estatísticas nacionais e europeias sobre esses fenómenos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Descrever os fenómenos do mercado de trabalho nacional e europeu OA2. Compreender o funcionamento do mercado de trabalho de acordo com os quadros teóricos de referência OA3. Compreender os termos do debate sobre o desemprego e outros fenómenos do mercado de trabalho nacional e europeu
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Principais fenómenos do mercado de trabalho nacional e europeu 2. Fundamentos teóricos sobre o funcionamento do mercado de trabalho a) O modelo neoclássico b) A teoria Keynesiana c) A teoria institucionalista 3. Aplicações a) O debate sobre as políticas de emprego b) A controvérsia sobre a segmentação do mercado de trabalho c) A controvérsia sobre o salário mínimo d) O debate sobre a legislação de proteção no emprego
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - P1 OA2 - P2 OA3 - P3 OA4 - P2
Avaliação / Assessment
A avaliação contínua comporta dois momentos de avaliação: - teste intermédio (50%) - teste final (50%) Avaliação final: A avaliação final pressupõe a realização de um exame escrito que poderá ser realizado na 1ª ou na 2ª época de avaliações.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino-aprendizagem são: ME1. Expositivas: para apresentação e discussão das estatísticas e dos quadros teóricos de referência. ME2. Participativas: para análise de estudos de caso e outros trabalhos sobre temas relevantes. Isto implica a discussão conjunta de um artigo científico e/ou de um estudo aplicado. ME3. Trabalho autónomo: para preparação das aulas participativas e dos testes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
OA1 - ME1; ME3 OA2 - ME1; ME3 OA3 - ME2 OA4 - ME1; ME2; ME3
Observações / Observations
Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Kaufman, B.E. (2005) The Economics of Labour Market, USA: The Dryden Press (7ª edição). Champlin, D.P. e Knoedler, J. (2017) The Institutionalist Tradition in Labour Economics, London: Routledge. Bosworth, D., Dawkins, P. e Stromback, T. (1996) The Economics of the Labour Market, Harlow and England: Addison Wesley Longman Limited. Borjas, G. (2016) Labour Economics, Boston: McGraw-Hill International Edition (7ª edição).
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Schulten T e Muller T (2019) ?What?s in a name? From minimum wages to living wages in Europe?. Transfer 25(3): 267-284 Osterman, P. (1984) (Ed) Internal Labor Markets, Cambridge: The MIT Press Morel, N., Palier, B. and Palme, J. (2012) Towards a Social Investment Welfare State, London: Policy Press. Marques P e Fonseca D (2021) ?Understanding the positions taken by moderate union confederations and centre-left parties during labour market reforms in Portugal and Spain: Why the configuration of left parties and trade union confederations matters?. European Journal of Industrial Relations. Online version. Marques P e Horisch F (2020) ?Understanding massive youth unemployment during the EU sovereign debt crisis: A configurational study?. Comparative European Politics, 18(2): 233-255 Lindbeck, A e Snower, D. (2001) ?Insiders versus outsiders?, Journal of Economic Perspectives, 15(1): 165-188. Lindbeck, A. (1994) ?The Welfare State and the Employment Problem?, American Economic Review, 84(2): 71-75 Kluve, J. (2010) ?The effectiveness of European active labor market programs?, Labor Economics, 17(6): 904-918. Kerr, C. (1954) ?The balkanisation of labor markets?. In: Bakke, E., Hauser, P., Palmer, G., Myers, C., Yolder, D. e Kerr, C., Labor Mobility and Economic Opportunity, Massachusetts Institute of Technology. Kaufman, B. (2010) ?Institutional Economics and the Minimum Wage: Broadening the theoretical and policy debate?, Industrial and Labor Relations Review, 63(3): 427-453. Kaufman, B. (1997) Government Regulation of the Employment Relationship, Cornell University Press. Grimshaw, D., Ward, K., Rubery, J. e Beynon, H. (2001) ?Organisations and the transformation of the internal labour market?, Work, Employment and Society, 15(1): 25-54. Eichhorst, W. e Rinne, U. (2018) ?Promoting youth employment in Europe: Evidence-based policy lessons. In: Malo, M. e Mínguez, A. (eds) European Youth Labour Markets: Problems and Policies?, Cham: Springer, pp. 189-204. Doeringer, P. e Piore, M. (1971) Internal Labour Markets and Manpower Analysis, Lexington MA: Heath Lexington Books. Centeno, M. (2013) O Trabalho: Uma Visão de Mercado, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. Carvalho da Silva, M., Hespanha, P. e Castro Caldas, J. (Coords.) (2017) Trabalho e Políticas de Emprego: Um Retrocesso Evitável, Coimbra: Actual. Caliendo, M. and Schmidl, R. (2016) ?Youth unemployment and active labour market policies in Europe?. IZA Journal of Labor Policy 5(1): 1-30.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16