Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00015
Acrónimo :
00015
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


De preferência os alunos teriam frequentado a unidade de 'Relações de Trabalho e Sindicalismo' no primeiro semestre.

Objetivos Gerais / Objectives


Introduzir conceitos teóricos adequados ao estudo comparado dos sistemas de relações industriais; Conhecer os diversos modelos de relações industriais, em particular os sistemas europeus; Analisar as transformações em curso nos sistemas de relações industriais na Europa e no mundo com base em comparação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Desenvolver conhecimentos básicos e a capacidade de aplicar os conceitos e modelos teóricos à análise comparativa no campo das relações industriais; Desenvolver conhecimento básico da diversidade dos sistemas de relações industriais e das suas evoluções através investigação de fontes secundárias.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Objeto e conceitos do estudo comparado dos sistemas de relações industriais 2. Dimensões e indicadores de comparação dos sistemas de relações industriais 3. Modelos ?paradigmáticos? de relações industriais: Europa e América do Norte, Japão 4. Relações industriais ?emergentes?: Europa de Leste, Ásia, América do Sul, África 5. A globalização e a problemática da convergência/divergência na evolução dos sistemas de relações industriais 6. Fatores de mudança nos sistemas de relações industriais europeus e desafios à regulação das relações de emprego: a globalização e as empresas multinacionais, a integração europeia, a ideologia e políticas neoliberais, mudanças tecnológicas e organizativas na produção, a gestão de recursos humanos e formas ?atípicas? de contratação, crises económicas, adaptações económicas e organizativas em resposta à crise ambiental, impactos da pandemia 7. Casos europeus de sistemas de relações industriais: Reino Unido, Alemanha, Suécia, França, Portugal

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Da iniciação à teorias e conceitos chaves de análise comparada no campo das relações industriais passa-se para o aprofundamento do conhecimento sobre conjuntos de modelos (regiões e países) e a análise da sua evolução.

Avaliação / Assessment


A lecionação e discussão em aula e leitura teórica autónoma conduzem a um trabalho final de investigação comparada sobre um conjunto de países. | A avaliação contínua pressupõe a frequência regular das aulas e basea-se na realização de um trabalho final individual de síntese a partir de leituras relevantes da bibliografia da UC e de pesquisa autónoma. O trabalho final tem como objetivo a comparação dos modelos de relações industriais de 3 países selecionados e consiste da apresentação e análise das características, a evolução e os problemas atuais dos sistemas de relações industriais em causa. Para cada país devem ser consultados e utilizados um mínimo de 3 artigos científicos ou capítulos de livro relevantes, bem como a informação publicada em outras fontes relevantes. O trabalho final consiste de 8-12 páginas e conta para 90% da nota final. A assiduidade e participação nas aulas conta para 10% da nota final. Alunos que não conseguem cumprir os requisitos da avaliação contínua ou que não conseguem obter aprovação em primeira época podem ser avaliados em segunda época com base num exame final. O exame final é compreensivo sobre os tópicos do programa da UC e implica conhecimento da bibliografia base e dos textos colocados na plataforma Moodle da UC.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Lecionação e discussão em aula, leitura teórica autónoma, trabalho de grupo autónomo e orientado de investigação comparada, individualização com base numa problematização individual dos resultados do trabalho de grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Procura-se desenvolver a capacidade de articular teoria comparativa no campo das relações industriais com conhecimento concreto-empírico dos sistemas nacionais de relações industriais através de orientação e trabalho teórico-conceptual e trabalho prático de introdução aos modelos de relações industriais na Europa e no mundo.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


C Frege & J Kelly (eds). Comparative Employment Relations in the Global Economy (Routledge, 2013) Eurofound. Industrial relations: Developments 2015?2019, Challenges and prospects in the EU (Publications Office of the European Union, 2020) EC, D-G Employment, Social Affairs and Inclusion Industrial Relations in Europe 2012 (Luxembourg: Publications Offce of the European Union, 2013) C Crouch. Industrial Relations and European State Traditions (Clarendon, 1994) R Bean. Comparative Industrial Relations: An introduction to cross-national perspectives, 2nd ed (Routledge, 1994 and Thomson, 2004) L Baccaro & C Howell. Trajectories of Neoliberal Transformation: European Industrial Relations Since the 1970s (Cambridge University Press, 2017) J Barbash & K Barbash (eds). Theories and Concepts in Comparative Industrial Relations (University of South Carolina Press, 1989) R Adams (ed). Comparative Industrial Relations: Contemporary Research and Theory (Harper Collins Academic, 1991)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Jeremy Waddington (ed.), Restructuring Representation : The Merger Process And Trade Union Structural Development in Ten Countries (Peter Lang, 2004). Jeremy Waddington and Reiner Hoffmann (eds.), Trade Unions in Europe: Facing Challenges and Searching for Solutions (Brussels: ETUI, 2000). Joris Van Ruysseveldt & Jelle Visser (eds), Industrial Relations in Europe: Traditions and Transitions (London: Sage, 1996). M. Poole, Theories of Trade Unionism: A Sociology of Industrial Relations (Routlege and Kegan Paul, 1981). Craig Phelan (ed.), Trade Union Revitalisation: Trends and Prospects in 38 Nations (Oxford: Peter Lang, 2007). Richard Hyman and Anthony Ferner (eds), New Frontiers in European Industrial Relations (Oxford: Wiley-Blackwell, 1994). Richard Hyman, Understanding European Trade Unionism: Between Market, Class & Society (London: Sage, 2001). Anthony Ferner and Richard Hyman (eds) Changing Industrial Relations in Europe 2nd ed. (Oxford: Blackwell, 1998). European Commission, Directorate-General for Employment, Social Affairs and Inclusion, Industrial Relations in Europe 2010 (Luxembourg: Publications Offce of the European Union, 2011). Greg J. Bamber and Russell D. Lansbury and Nick Wailes (eds), International and Comparative Industrial Relations: Globalisation and the Developed Market Economies 4th Edition (London: Sage, 2004). Greg J. Bamber and Russell D. Lansbury and Nick Wailes (eds), International and Comparative Industrial Relations: Globalisation and Change, 5th Edition (London: Sage, 2011). H. A. Clegg, Trade Unionism under Collective Bargaining: A Theory Based on Comparisons of Six Countries (Blackwell, 1976).

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16