Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00023
Acrónimo :
00023
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Francês,Espanhol,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Africanos

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


A UC tem como objectivo geral debater questões sociais e culturais contemporâneas em África. Os objectivos específicos são exemplificar grandes temas do conhecimento social e cultural em África na actualidade, caracterizar idiossincrasias em contextos africanos seleccionados e analisar criticamente narrativas sobre África.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A UC tem como objectivo a introdução ao conhecimento mais detalhado de realidades africanas nos campos social e cultural. Deste modo, os objectivos de aprendizagem da UC são 1. Conhecer a construção de conceitos centrais, determinantes para elaborar quadros analíticos sobre os campos social e cultural. 2. Compreender as construções discursivas históricas relativas ao continente africano. 3. Adquirir uma visão crítica sobre temas das dinâmicas sociais e culturais em África. 4. Identificar as principais construções identitárias em África. 5. Conhecer movimentos sociais e culturais em África e seus impactos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Representações de África e pós-colonialismo 1.1. Colonialidade, discurso e eurocentrismo 1.2. A construção das imagens do continente africano 2. Temas selecionados das dinâmicas sociais e culturais em África 2.1. Cultura, religião e etnicidade 2.2. Populações autóctones e produção de conhecimento 2.3. Movimentos sociais e mudança política e social 2.4. Género e sexualidades 2.5. Feminismos em África 2.6. Movimentos culturais e juventude em África 2.7. Cultura popular, música e cinema

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A escolha dos conteúdos programáticos relaciona-se com os grandes debates em torno dos temas que actualmente são mais prementes no que respeita a uma análise das realidades africanas desde uma perspectiva social e cultural. A escolha dos temas é uma opção entre várias possíveis para abordar uma matéria vasta e diversificada, mas que permitirá aos alunos caracterizar algumas das mais relevantes dinâmicas sociais e culturais actuais de África.

Avaliação / Assessment


1.Avaliação contínua A avaliação consiste na média ponderada: a)Presença e participação activa nas aulas(mínimo de presença em 70% das aulas)-30% b)Ensaio(5000 e 5500 palavras):70% Os ensaios poderão ser em português,inglês,francês ou espanhol entregues na data acordada na reunião do Conselho de Ano do 1º semestre (1ª).Os ensaios não contam para alunos que se submetam a exame final. 2.Exame final para alunos que não estão em avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas, com a transmissão de conceitos básicos e de ferramentas analíticas sobre os conteúdos, com discussão com vista a explorar os conceitos e ferramentas, aplicando-os a casos e com debates.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas da UC são teórico-práticas, o que implica que, a momentos de exposição aprofundada dos conteúdos programáticos, se juntam momentos de debate e de discussão dos mesmos. Para tal, é essencial que os alunos conheçam os textos indicados como bibliografia obrigatória, bem como os que se indicam como bibliografia acessória e que consistem em textos sobre casos específicos. A discussão de textos ensaísticos e de outra natureza sobre diversos estudos de caso permite e o desenvolvimento de uma perspectiva crítica de análise dos mesmos.

Observações / Observations


Observações sobre a avaliação: Detecção de plágio implica a anulação da prova de avaliação. Por cada dia de atraso na entrega do ensaio será descontado 0,5.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Obadare, Ebenezer (Ed), 2014, The Handbook of Civil Society in Africa, New York: Springer Mudimbe, Valentin Y., 1988, The Invention of Africa: Gnosis, Philosophy and the Order of Knowledge, Bloomington: Indiana University Press Mkandawire, Thandika (ed.), 2005, African Intellectuals: Rethinking Politics, Language, Gender and Development, Dakar: Codesria Filho, Silvio de Almeida Carvalho e Nascimento, Washington Santos (Orgs.), 2018, Intelectuais das Áfricas, Campinas: Pontes Editores Fanon, Frantz, 2005, The Wretched of the Earth, Grove Press Cooper, Fred, 2002, Africa since 1940: The Past of the Present, Cambridge: Cambridge University Press Arnfred, Signe (ed.), 2004, Re-Thinking Sexualities in Africa, Uppsala: Nordiska Afrikainstitutet Appiah, Kwame Anthony, 1992, In My Father's House: Africa in the Philosophy of Culture, New York: Oxford University Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Clark, Msia Kibona., 2012, "Hip Hop as Social Commentary in Accra and Dar Es Salaam", African Studies Quarterly: The Online Journal of African Studies, 13(3): 23-46. Lobato, Ramon, 2010, "Creative industries and informal economies, Lessons from Nollywood", International Journal of Cultural Studies, 13(4): 337-354 César, Amaranta, 2013, "Cinema africano, utopia e política: a tomada de palavra em Bamako, de Abderrahmane Sissako", Contemporânea, Comunicação e Cultura, 11(3): 581-590 2.8. Cultura popular, música e cinema African Dynamics in a Multipolar World Honwana, Alcinda, 2013, "Youth, waithood, and protest movements in Africa", Lugard Lecture 2013, ECAS 2013, 5th European Conference on African Studies, Diouf, Mamadou, 2003, "Engaging postcolonial cultures: African youth and public space", African Studies Review, 46 (2): 1-12 Chielozona Eze, 2014, "Rethinking African culture and identity: the Afropolitan model," Journal of African Cultural Studies, 26 (2): 234-247 2.6. AAVV, 2013, Africana, Aportaciones para la descolonización del feminismo, Barcelona: oozebap 2.5. Reddy, Vasu, 2001, "Homophobia, human rights and gay and lesbian equality in Africa", Agenda: Empowering Women for Gender Equity, 50: 83-87 Adésínà, 'Jìmí O., 2010, "Re-appropriating matrifocality: endogeneity and African gender scholarship", African Sociological Review, 14 (1): 2-19 Aboim, Sofia, 2008, "Masculinidades na encruzilhada: hegemonia, dominação e hibridismo em Maputo", 43 (2): 273-295 2.4. Género e sexualidades Thigo, Philip, 2013, "People, technology and spaces: towards a new generation of social movements", Journal of Contemporary African Studies, 31 (2): 255-264 Mamdani, Mahmood Thandika Mkandawire & Wamba-dia-Wamba, 1988, "Social Movements, Social Transformation and Struggle for Democracy in Africa", Economic and Political Weekly, 23(19): 973-981 de Waal, Alex and Ibreck, Rachel, 2013, "Hybrid social movements in Africa", Journal of Contemporary African Studies, 31 (2): 303-324 2.3. Mouiche, Ibrahim, 2011, "Democratisation and Political Participation of Mbororo in Western Cameroon", Africa Spectrum, 46 (2):71-97 Anyidoho, Nana Akua, 2008, "Identity and Knowledge Production in the Fourth Generation", Africa Development, 23(1): 25-39 2.2. Njoh, Ambe J., 2017, "The Right-To-The-City Question" and Indigenous Urban Populations in Capital Cities in Cameroon", Journal of Asian and African Studies, 52(2): 188-200 Martins, Vasco, 2015, "Ovimbundu identity attributions in post-war Angola", Journal of Southern African Studies, 41 (4): 853-867 Babou, Cheikh Anta, 2007, "Urbanizing mystical Islam: Making Murid space in the cities of Senegal", The International Journal of African Historical Studies, 40 (2): 197-223 2.1. 2. Zeleza, Paul Tiyambe, 2006, "The Inventions of African Identities and Languages: The Discursive and Developmental Implications", in Olaoba F. Arasanyin e Michael A. Pemberton (eds), Selected Proceedings of the 36th Annual Conference on African Linguistics, Somerville: Cascadilla Proceedings Project: 14-26 Maldonado-Torres, Nelson, 2006, "Pensamento crítico desde a subalternidade: os estudos étnicos como ciências descoloniais ou para a transformação das Humanidades e das Ciências Sociais no século XXI", Afro-Ásia, 34: 105-129 Lopes, Carlos, 2012, "O legado de Amílcar Cabral face aos desafios da ética contemporânea", Via Atlântica, 21: 27-44 Césaire, Aimé, 1978, Discurso sobre o Colonialismo, Lisboa: Sá da Costa (Prefácio de Mário de Andrade) African Studies Association, 2018, "Decolonizing African Studies", African Studies Review, 61 (3): 1-7 1.2. 1.1. 1.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16