Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estudos Africanos
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
A unidade curricular tem como objectivo principal apresentar os mais actuais e relevantes debates sobre os domínios político, social, económico e cultural com um foco interdisciplinar. Tem ainda como objectivos analisar criticamente os desafios contemporâneos do continente, sem que se limite a um contexto geográfico sub-sahariano. A unidade curricular complementa a formação oferecida nas demais unidades curriculares do curso, aprofundando alguns temas, pretendendo-se que os estudantes adquiram um quadro mais compreensivo da análise de realidades africanas. A abordagem é selectiva em termos temáticos, mas reflecte alguns dos mais relevantes estudos com foco regional em África. A Unidade Curricular está estruturada em 5 módulos, de 4 horas cada. As primeiras 2 horas de cada módulo são de exposição teórica por parte de um docente ou de um investigador convidado (por via do programa Erasmus, por exemplo) e as seguintes são de apresentação e debate pelos alunos das mesmas matérias.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
A Unidade Curricular visa aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre questões africanas contemporâneas nos domínios político, social, económico e cultural. Deste modo, os objectivos de aprendizagem da UC são: - identificar ideologias diversas em actuação em África, - desenvolver uma visão comparativa de regimes políticos em África, - identificar as principais instituições internacionais africanas e as relações estabelecidas com poderes tradicionais e emergentes, - compreender as diversas manifestações e construções de cidadania no continente, - compreender a importância das tecnologias de informação e comunicação no continente africano. Pretende-se que os estudantes compreendam os principais conceitos dos debates actuais nos Estudos Africanos sobre esses temas, apliquem os conhecimentos adquiridos e debatam de forma informada as matérias em análise.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Ideologias: libertação e pós-colonialismo 2. Regimes políticos: democracias comparadas 3. Poderes emergentes e instituições em África 4. Cidadania e direitos humanos 5. Comunicações digitais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O programa está organizado de forma a incluir uma selecção de temas políticos, sociais, económicos e culturais do continente africano, que permitem aos estudantes aprofundar algumas matérias e desenvolver um olhar crítico sobre a situação africana no contexto global. O programa foi construído atendendo aos actuais debates nas academias africanas, europeias e americanas em torno da pertinência dos Estudos Africanos como estudos de área, em especial considerando a necessidade de ultrapassar a ghettização do conhecimento sobre estes contextos. Os conteúdos do programa pretendem, por fim, debater mais aprofundadamente temas que outras unidades curriculares obrigatórias do curso não contemplam.
Avaliação / Assessment
1. Avaliação ao longo do semestre a) Apresentação individual oral com base num ou mais textos sugeridos pela docente: 25% b) Ensaio individual escrito sobre um dos tópicos do programa, com especial ênfase na revisão da literatura: 75% 2. Exame final
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A unidade curricular tem docentes responsáveis pelos módulos, sendo que um dos módulos será dado por um docente convidado (ao abrigo do programa Erasmus, ou no âmbito do Centro de Estudos Internacionais, por exemplo). Cada módulo contempla uma aula teórico-prática, com exposição do docente, e uma aula prática, de exposição oral dos temas por parte dos alunos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino propiciam aos alunos as condições para adquirirem conhecimentos essenciais e capacidade de operacionalização de conceitos no domínio de temas contemporâneos relativos ao continente africano. A bibliografia indicada é fornecida aos alunos atempadamente de forma a que tenham uma participação informada nos debates. Desta forma, existe uma complementaridade entre a componente expositiva das aulas com a componente de debate e de construção de conhecimentos por parte dos alunos.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bogaards, Matthijs and Elischer, Sebastian (Eds.), 2016, Democratization and Competitive Authoritarianism in Africa, Comparative Governance and Political Special Issue 6, Springer Bruijn, Mirjam, van Dijk, Rijk e Foeken, D., 2001, Mobile Africa: changing patterns of movement in Africa and beyond, Leiden: Brill Cooper, Frederick, 2002, Africa since 1940: the past of the present, Cambridge: Cambridge University Press Ellis, Stephen and van Kessel, Ineke (Ed.), 2009, Movers and Shakers Social Movements in Africa, Leiden: Brill Lauer, Helen e Anyidoho, Kofi (Org.), 2016, O Resgate das Ciências Humanas e das Humanidades através de Perspectivas Africanas, Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão Loomba, Ania, Kaul, Suvir, Bunzl, Matti, Burton, Antoinette and Esty, Jed (Ed.), 2005, Postcolonial Studies and Beyond, Durham: Duke University Press Obadare, Ebenezer (Ed.), 2014, The Handbook of Civil Society in Africa, New York: Springer
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
1. Ideologias: libertação e pós-colonialismo Biko, Steve, 1987, "White Racism and Black Consciousness", in Steve Biko: I Write what I Like: A Selection of Writings, London: Penguin Books Césaire, Aimé, 1978, Discurso sobre o Colonialismo, Lisboa: Sá da Costa Mbembe, AchilIe (2004) "Writing the World from an African Metropolis", Public Culture, 16 (3): 347-372 Simala, Kenneth Inyani, 2003, "Pan-Africanism and the Language Question: Re-reading African Cultural and Intellectual History", African Journal of International Affairs, 6 (1 & 2): 19-53 Zeleza, Paul Tiyambe, 2009, "What Happened to the African Renaissance?: The Challenges of Development in the Twenty-First Century", Comparative Studies of South Asia, Africa and the Middle East, 29 (2): 155-170 2. Regimes políticos: democracias comparadas Bratton, Michael, Bhavnani, Ravi and Chen, Tse-Hsin, 2012, "Voting Intentions in Africa: Ethnic, Economic or Partisan?", Commonwealth & Comparative Politics, 50 (1): 27-52 Cheeseman, Nic, 2015, Democracy in Africa: Successes, Failures, and the Struggle for Political Reform, Cambridge: Cambridge University Press Manning, Carrie, 2005, "Assessing African Party Systems after the Third Wave", Party Politics, 11 (6): 707-727 Van de Walle, Nicolas, 2002, "Africa's Range of Regimes", Journal of Democracy, 13 (2): 66-80 3. Poderes emergentes e instituições em África Abdenur, Adriana Erthal e Neto, Danilo Marcondes de Souza, 2014, "O Atlântico Sul e a cooperação em defesa entre o Brasil e a África", in Nasser, Reginaldo Mattar e Moraes, Rodrigo Fracalossi (Org.), O Brasil e a Segurança no seu Entorno Estratégico: América do Sul e Atlântico Sul, Brasília: IPEA: 215-238 Fayomi, Oluyemi and Adeola, Gabriel Lanre, 2015, "ECOWAS and Sub-Regional Integration in West Africa: An Appraisal", Covenant University Journal of Politics and International Affairs, 3 (1): 29-40 Shaw, Timothy M., Cooper, Andrew F. and Chin, Gregory T., 2009, "Emerging Powers and Africa: Implications for/from Global Governance?", Politikon: South African Journal of Political Studies, 36 (1): 27-44 Tieku, Thomas Kwasi, 2004, "Explaining the Clash and Accommodation of Interests of Major Actors in the Creation of the African Union", African Affairs, 103 (411): 249-267 Vickers, Brendan, 2013, "Africa and the rising powers: bargaining for the 'marginalized many'", International Affairs, 89 (3): 673-693 4. Cidadania e direitos humanos Geschiere, Peter, 2005, "Autochthony and Citizenship: New Modes of Understanding in the Struggle over Belonging and Exclusion in Africa", Forum for Development Studies, 33 (2): 371-384 Mamdani, Mahmood, 2001, "Beyond Settler and Native as Political Identities: Overcoming the Political Legacy of Colonialism", Comparative Studies in Society and History, 43 (4): 651-664 Nyamnjoh, Francis B., 2007, "From Bounded to Flexible Citizenship: Lessons from Africa", Citizenship Studies, 11 (1): 73-82 Raimundo, Filipa e Sá, Ana Lúcia (Ed.), 2017, "O Tribunal Penal Internacional em Àfrica", Special Issue R:I, Relações Internacionais, 54 5. Comunicações digitais Ekine, Sokari (Ed.), 2010, SMS Uprising Mobile Phone Activism in Africa, Cape Town, Dakar, Nairobi and Oxford: Pambazuka Press Fuchs, Christian and Horak, Eva, 2008, "Africa and the digital divide", Telematics and Informatics, 25(2): 99-116 Kock, Ned and Gaskins, Lebrian, 2014, "The Mediating Role of Voice and Accountability in the Relationship Between Internet Diffusion and Government Corruption in Latin America and Sub-Saharan Africa", Information Technology for Development, 20 (1): 23-43 Oyelaran-Oyeyinka, Banji and Lal, Kaushalesh, 2005, "Internet diffusion in sub-Saharan Africa: A cross-country analysis", Telecommunications Policy, 29 (7): 507-527
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-24