Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Serviço Social
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Licenciatura na área das ciências sociais
Objetivos Gerais / Objectives
-Aprofundar e debater os fundamentos do Serviço Social, no quadro das ciências humanas e sociais, e as dimensões teórico-metodológicas no domínio da produção do conhecimento e desenvolvimento da identidade profissional
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
-Identificar os fundamentos clássicos e contemporâneos do Serviço Social -Analisar a prática do assistente social com base em fundamentos do Serviço Social -Planear a intervenção do assistente social fundamentada nos quadros teórico-metodológicos
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I- Fundamentos do Serviço Social:perspectivas clássicas e contemporâneas 1. Análise reflexiva do conhecimento em Serviço Social 2. Dinâmicas e mutações sociais e a sua relação com o serviço social 3.A identidade profissional no quadro das políticas públicas actuais II-Perspectivas contemporâneas e novas questões sociais 1. O Bem-estar e o desenvolvimento humano 2. A importância da pessoa no Agir profissional do assistente social 3. O significado da cidadania na intervenção do assistente social III-Serviço Social e conhecimento: uma prática fundamentada 1.Conhecimento ontológico e conhecimento científico 2.Conhecimento, poder e estrutura da prática 3.A dimensão instrumental dos fundamentos do Serviço Social
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
- Os conteúdos programáticos sustentam o desenvolvimento de conhecimentos que garantem atingir os objectivos definidos. - Os Objectivos orientam a definição dos conteúdos, iniciando por uma contextualização do objecto de estudo da U.C., evoluindo para uma complexificação ao iniciar um processo reflexivo entre teoria e prática fundada no enfoque científico da área de estudo num âmbito de análise de interdisciplinaridade das ciências sociais. O Programa termina com os modelos que suportam a prática profissional, de acordo com o último objectivo específico.
Avaliação / Assessment
È adotado o sistema de avaliação ao longo do semestre Assiduidade - 10% Participação nos debates - 10% Paper sobre um tema da UC e a sua relação com o serviço social - 80% ( trabalho individual, escrito, de sistematização e análise crítica, a incidir sobre um dos pontos do programa, no máximo de 10 páginas, a entregar de acordo com o calendário letivo. O trabalho pode ser submetido em português, inglês ou espanhol) Para concluir a UC na modalidade de avaliação ao longo do semestre o/a estudante tem de estar presente em 75% das aulas, e não pode obter menos de 7 em qualquer uma das componentes de avaliação. Avaliação final (100%) Ainda que não seja recomendado, é possível optar pela avaliação final, através de um trabalho individual escrito. A avaliação final pode ainda implicar, por decisão do/a docente, uma discussão oral (a realizar-se, esta componente oral tem um peso na avaliação final de 40%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas expositivas acompanhadas de espaços de debate, análise e reflexão.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino caracterizada por uma metodologia mista (exposição e debate), promovendo um método reflexivo, expresso nos objectivos da Unidade Curricular aliando o tratamento teórico dos conteúdos programáticos associados a uma dimensão participativa do estudante com vista á compreensão e assimilação dos conteúdos teóricos e a sua pertinência quando aplicados no exercício profissional.
Observações / Observations
Due to the current situation caused by COVID-19, the evaluation process may undergo some adaptations, which will be communicated in due course, should this be necessary
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Trevithick, Pamela (2011) Social Work skills and knowledge, Open University Press Taylor, B. (2017) Decision Making, assessment and Risk in social Work, Learning Matters SANTOS, CLARA (2008) RETRATOS DE UMA PROFISSÃO, A IDENTIDADE DO SERVIÇO SOCIAL. COIMBRA: ED.QUARTETO Rogers, Michaela et al (2016) Developing skills por social work practice, Sage Publ. Reamer, F. (1994) THE FOUNDATIONS OF SOCIAL WORK KNOWLEDGE. NEW YORK: COLUMBIA UNIVERSITY PRES Knott, C et al (2016) Reflective Practice in Social Worl, Sage Publ. Parton, N. (ED). (1996) SOCIAL WORK, SOCIAL CHANGE AND SOCIAL WORK. LONDON:ROUTLEDGe Parker, J. et al (2014) Social Work Practice, Sage Publ. Lishman, J. (2018) Social Work: an introduction, Sage Publ.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
SANTOS, MARIA ISABEL(2009) O DISCURSO HISTÓRICO SOBRE O SERVIÇO SOCIAL EM PORTUGAL. LISBOA: UNIVERSIDADE CATÓLICA MOURO, Helena (2009) Modernização do Serviço Social. Coimbra: Ed. Almedina Musson, Phil (2017) Making sense of theory, Cornwall, Critical Publishing Gray, M et al (eds) (2013) The New Politics of Social Work, NY, Palgrave Macmillan Deacon, L. et al (2017) Social Work Theory & Practice, Sage Publ. Amaro, Inês (2015) Urgências e Emergências do Serviço Social, Lisboa, Ed. UCP
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-05