Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00050
Acrónimo :
00050
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Licenciatura na área das ciências sociais

Objetivos Gerais / Objectives


-Aprofundar e debater os fundamentos do Serviço Social, no quadro das ciências humanas e sociais, e as dimensões teórico-metodológicas no domínio da produção do conhecimento e desenvolvimento da identidade profissional

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


-Identificar os fundamentos clássicos e contemporâneos do Serviço Social -Analisar a prática do assistente social com base em fundamentos do Serviço Social -Planear a intervenção do assistente social fundamentada nos quadros teórico-metodológicos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I- Fundamentos do Serviço Social:perspectivas clássicas e contemporâneas 1. Análise reflexiva do conhecimento em Serviço Social 2. Dinâmicas e mutações sociais e a sua relação com o serviço social 3.A identidade profissional no quadro das políticas públicas actuais II-Perspectivas contemporâneas e novas questões sociais 1. O Bem-estar e o desenvolvimento humano 2. A importância da pessoa no Agir profissional do assistente social 3. O significado da cidadania na intervenção do assistente social III-Serviço Social e conhecimento: uma prática fundamentada 1.Conhecimento ontológico e conhecimento científico 2.Conhecimento, poder e estrutura da prática 3.A dimensão instrumental dos fundamentos do Serviço Social

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


- Os conteúdos programáticos sustentam o desenvolvimento de conhecimentos que garantem atingir os objectivos definidos. - Os Objectivos orientam a definição dos conteúdos, iniciando por uma contextualização do objecto de estudo da U.C., evoluindo para uma complexificação ao iniciar um processo reflexivo entre teoria e prática fundada no enfoque científico da área de estudo num âmbito de análise de interdisciplinaridade das ciências sociais. O Programa termina com os modelos que suportam a prática profissional, de acordo com o último objectivo específico.

Avaliação / Assessment


È adotado o sistema de avaliação por exame através da realização de um trabalho individual, escrito, de sistematização e análise crítica, a incidir sobre um dos pontos do programa, no máximo de 10 páginas, a entregar de acordo com o calendário letivo. O trabalho pode ser submetido em português, inglês ou espanhol.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas expositivas acompanhadas de espaços de debate, análise e reflexão.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino caracterizada por uma metodologia mista (exposição e debate), promovendo um método reflexivo, expresso nos objectivos da Unidade Curricular aliando o tratamento teórico dos conteúdos programáticos associados a uma dimensão participativa do estudante com vista á compreensão e assimilação dos conteúdos teóricos e a sua pertinência quando aplicados no exercício profissional.

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Trevithick, Pamela (2011) Social Work skills and knowledge, Open University Press Taylor, B. (2017) Decision Making, assessment and Risk in social Work, Learning Matters SANTOS, CLARA (2008) RETRATOS DE UMA PROFISSÃO, A IDENTIDADE DO SERVIÇO SOCIAL. COIMBRA: ED.QUARTETO Rogers, Michaela et al (2016) Developing skills por social work practice, Sage Publ. Reamer, F. (1994) THE FOUNDATIONS OF SOCIAL WORK KNOWLEDGE. NEW YORK: COLUMBIA UNIVERSITY PRES Knott, C et al (2016) Reflective Practice in Social Worl, Sage Publ. Parton, N. (ED). (1996) SOCIAL WORK, SOCIAL CHANGE AND SOCIAL WORK. LONDON:ROUTLEDGe Parker, J. et al (2014) Social Work Practice, Sage Publ. Lishman, J. (2018) Social Work: an introduction, Sage Publ.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


SANTOS, MARIA ISABEL(2009) O DISCURSO HISTÓRICO SOBRE O SERVIÇO SOCIAL EM PORTUGAL. LISBOA: UNIVERSIDADE CATÓLICA MOURO, Helena (2009) Modernização do Serviço Social. Coimbra: Ed. Almedina Musson, Phil (2017) Making sense of theory, Cornwall, Critical Publishing Gray, M et al (eds) (2013) The New Politics of Social Work, NY, Palgrave Macmillan Deacon, L. et al (2017) Social Work Theory & Practice, Sage Publ. Amaro, Inês (2015) Urgências e Emergências do Serviço Social, Lisboa, Ed. UCP

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16