Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00052
Acrónimo :
00052
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


Desenvolver e estimular a capacidade analítica sobre a Ética enquanto campo de conhecimento e de reflexão sobre os valores que orientam a conduta humana e sobre a sua influência nas políticas públicas, na organização da sociedade e no exercício profissional dos Assistentes Sociais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Analisar conceitos da Ética, estabelecendo a sua relação com os princípios e valores do Serviço Social; - Aprofundar a ética como referencial teórico-metodológica da intervenção social e do Serviço Social; - Problematizar a Ética e o Serviço Social, nas dimensões individual e coletiva e no contexto político-institucional em que se desenvolve a profissão.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Conceitos gerais e principais abordagens: - Ética, Moral e Deontologia - Principais correntes do pensamento ético 2. Ética e Serviço Social - Referenciais internacionais - Princípios e valores - Código deontológico 3. Tendências contemporâneas e os desafios éticos aos Serviço Social - Grandes desafios - O que é um dilema e a tomada de decisão - Accountability, gestão da qualidade e gestão do risco - Confidencialidade - Multiculturalismo, diversidade e sensibilidade cultural - Serviço Social: direitos humanos, justiça social e política

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos são elaborados em função dos objetivos da unidade curricular. Os objetivos são orientadores da definição dos conteúdos programáticos com vista à aquisição das competências específicas.

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: - Preparação, realização e apresentação de materiais de apoio de uma aula temática: * preparação e apresentação de materiais de apoio (30%) * realização da aula (70%) ou - Realização de ensaios escritos: * ensaio sobre ética e Serviço Social (50%) * análise de um caso à luz do referencial ético (50%) OU Avaliação por exame: - Exercício escrito (100%) Os instrumentos de avaliação poderão ser entregues em língua inglesa

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem: tipos de aulas: seminarial, teórico-práticas, trabalho de campo e tutoria. Os seminários baseiam-se no método expositivo corrente, com recurso a elementos audiovisuais. A teoria será confrontada com a prática, através de casos práticos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias são adequadas e adaptadas aos objetivos da unidade curricular: conteúdos teóricos- metodologias expositivas; conteúdos teórico-práticos - metodologias participativas; Conteúdos práticos - metodologias de pesquisa e trabalho de campo.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Teichman, Jenny (1996), Ética Social, Cátedra, Madrid Reamer, Frederic (2013), Social Work Values and Ethic, Columbia University Press, Nova Iorque. Portocarrero, Maria Luísa (2016), ?Racionalidade hermenêutica e éticas aplicadas no mundo copntemporâneo? in Maria do Céu Neves (coord.), Ética: dos fundamentos às práticas, Edições 70, Lisboa, pp. 211-222. Neves, Maria do Céu (coord.) (2016), Ética: dos fundamentos às práticas, Edições 70, Lisboa. FIAS/IASSW (2018), Global Statement on Ethical Principles for Social Work FIAS (2014), Global Definition of Social Work. Clark, Chris L. (2000), Social Work Ethics: politics, principle and practice, MacMillan Press, Londres. Banks, Sarah (2004), ?Ethical challenges in social work? in Intervenção Social, n.º 29, CESDET, Lisboa, pp.11-24. APSS, (2019) Código Deontológico dos Assistentes Sociais.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Reamer, Frederic G.(1999), Social Work Values and Ethics, New York, Columbia University Press Kant, Imannuel. (1985)Textos Seletos. 2ª ed. Tradução de Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis. Vozes. Gray, Mel; James Midgley e Stephen Webb, The Sage Handbook of Social Work, Sage, Londres _____________ (2012). Código de Ética do/a Assistente Social Comentado. Sylvia Helena Terra; Conselho Federal de Serviço Social - CFESS (org.) - São Paulo. Cortez. Paulo. Cortez. ____________ (2004) "A inscrição da ética e dos direitos humanos no projeto ético-politico do Serviço Social" in Revista Serviço Social e Sociedade 79 anos XXV, São Barroco, Mª Lucia S. (2001) Ética e Serviço Social: fundamentos ontológicos. São Paulo, Cortez, 2001. Banks, Sarah (2006). Ethics and values in social Work. 3rd edit. UK. Palgrave McMillan Adams, Robert et al. (2002). Critical Practice in Social Work. London. Palgrave McMillan

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16