Métodos de Ensino e Avaliações
A formação teórico-prática proporcionada nesta UC está estruturada em 3 momentos distintos, em consonância com as distintas etapas do processo de aprendizagem (conceptualização, operacionalização e reflexão critica). Assim, sendo central o conhecimento e treino de competências relativo ao processo de decisão ética, as actividades de aprendizagem implicam a participação activa dos estudantes nos debates proporcionados em sala de aula, assim como elaboração dos trabalhos individuais e de grupo. Neste processo, os elementos relevantes de aprendizagem distinguem-se pela qualidade do material pedagógico produzido pelos alunos (quer seja em espaço de aula, quer em sede de trabalho individual), a capacidade crítica e analítica de leitura/investigação da realidade social e a capacidade de produção de conhecimento critico e reflexivo, relevante e inovador para a prática do serviço social. | A avaliação da disciplina contempla a elaboração de um trabalho escrito individual (que não deverá ultrapassar as 10 páginas), sobre um dos pontos do Programa e um trabalho de grupo para apresentação oral (sobre o método da resolução de dilemas). A classificação final será obtida através da média obtida da classificação do Trabalho individual (capacidade de estruturação, sistematização, reflexão e análise critica do tema a aprofundar) e a classificação da apresentação oral (capacidade de apresentação e sistematização da matéria e animação do debate/reflexão em sala de aula).