Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00053
Acrónimo :
00053
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
---

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


Aprofundar o estudo e desenvolver análises comparativas sobre os problemas sociais globais, o trabalho em rede do Serviço Social e as políticas de bem-estar social numa perspectiva internacional.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Aquisição de conhecimentos sobre os Standards Globais do Serviço Social no âmbito das acções humanitárias e dos direitos humanos no espaço europeu e internacional; - Aprofundamento de competências de organização e operacionalização de respostas sociais a questões/problemas sociais internacionais no contexto dos sistemas de bem - estar e das politicas sociais; - Realização de análises reflexivas e críticas no domínio dos novos desafios da sociedade contemporânea para o Serviço Social numa perspectiva internacional e global.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I Serviço Social Internacional 1.Problematizar o conceito no quadro da FIAS 2.Standards internacionais da diversidade étnica e cultural 3.Serviço Social e contextos sociais e político 4.Impacto da globalização económica, social e cultural no Serviço Social II Questões sociais internacionais 1.Sistema de proteção e segurança social europeu e internacional 2.Mobilidade social e livre circulação de pessoas 3.Imigração e Emigração, acolhimento, integração e intervenção social 4.Standards internacionais para a intervenção social com reclusos estrangeiros 5.Refugiados 6.Rapto, tráfico de seres humanos e turismo sexual de crianças III Planos de Ajuda Humanitária 1.Plano contra a Fome. FAO 2.Plano de prevenção e tratamento do HIV-SIDA 3.Plano de prevenção e tratamento da Tuberculose IV Desafios contemporâneos de Serviço Social Internacional 1.Pobreza, emprego e coesão social 2.Democracia, direitos e cidadania 3.Conflitos armados 4.Catástrofes naturais e ambientais

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos da unidade curricular procuram sustentar os objetivos definidos, iniciando-se por uma introdução concetual como realidade socialmente construída e sobre as várias perspetivas internacionais relativas à sua compreensão. Aborda depois algumas dimensões relacionadas com os problemas sociais internacionais com base em investigações recentes. O programa termina com uma reflexão centrada nos desafios aos problemas sociais estruturais no contexto internacional.

Avaliação / Assessment


O estudo individual, tendo por base a bibliografia de trabalho, será orientado e apoiado pela realização de aulas teóricas. O desenvolvimento de competências profissionais e de operacionalização analítica será testado na realização de um trabalho escrito sobre temas da unidade curricular. Os materiais de apoio para além das referências bibliográficas em sentido estrito, outros textos, relatórios ou documentos que compilam informações teóricas ou empíricas sobre os temas abordados. | Avaliação Periódica - Trabalho de grupo -oral = 40% - Reflexão e análise critica de um tema do Serviço Social Internacional (individual) = 60% (entrega no final das aulas). OU Avaliação por exame = 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O estudo individual, tendo por base a bibliografia de trabalho, será orientado e apoiado pela realização de aulas teóricas. O desenvolvimento de competências profissionais e de operacionalização analítica será testado na realização de um trabalho escrito sobre temas da unidade curricular. Os materiais de apoio para além das referências bibliográficas em sentido estrito, outros textos, relatórios ou documentos que compilam informações teóricas ou empíricas sobre os temas abordados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Exposição da matéria com suporte de meios audio-visuais e bibliográficos. Reflexão e análise comparativa no quadro internacional das ações de intervenção e investigação em Serviço Social; debate de textos em aula como suporte e complemento à abordagem das diferentes partes do programa. Apoio tutorial na preparação, organização e discussão do trabalho individual.

Observações / Observations


Nota: cada grupo será constituído por 3 a 5 elementos. O tema será um tópico do programa da UC. Consiste na elaboração de um estudo comparado ao nível internacional ou europeu, demonstrando conhecimento da problemática teórica.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Varela, Raquel (Coord) (2013). A Segurança Social é Sustentável. Trabalho, Estado e Segurança Social em Portugal. Lisboa, Bertrand Editora Lyons, Karen; Hokenstad, Terry; Pawar, Manohar; Huegler, Nathalie;and Hall Nigel (2012). International Social Work. The Sage Handbook.Sage Publications, London Ferreira, Jorge M.L.; Pena, Maria João (2020) Social Work Education. Co-creating na innovative model for international contexto. ISBN978-989-8536-77-8. Ed. Mundos Sociais ISCTE ? Lisboa/Portugal Ferreira, J (Editor) (2020) Social Work Education: Reflections and debate in the European context. link amazon https://www.amazon.es/dp/B08V56F5P9. - link apple google play books.https://books.google.pt/books/about?id=7CwXEAAAQBAJ&redir_esc=y&hl=pt-PT - link Kobo. https://www.kobo.com/pt/en/ebook/social-work-education-1 link apple https://books.apple.com/us/book/social-work-education/id1550841979?l=pt&ls=1 link amazon https://www.amazon.es/dp/B08V56F5P9

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


DESLAURIERS, Jean-Pierre et Hurtubise, Yves. (2005) Le Travail Social Internacional. Elements de Comparaison. Les Presses de LÚniversité Laval. Canada. LORENZ, W. (2001). SOCIAL WORK IN EUROPE ? PORTRAIT OF A DIVERSE PROFESSIONAL GROUP. IN (ED.). HESSLE, S. INTERNATIONAL STANDRS SETTING HIGHER SOCIAL WORK EDUCATION. STOCKOLM UNIVERSITY; STOCKHOLM STUDIES OF SOCIAL WORK. PAYNE, M. (2001). SOCIAL WORK EDUCATIONAL STANDARDS. IN (ED.) HESSLE, S. INTERNATIONAL STANDRS SETTING HIGHER SOCIAL WORK EDUCATION. STOCKOLM UNIVERSITY; STOCKHOLM STUDIES OF SOCIAL WORK. CRITICAL Social Policy (February, 2007). A journal of theory and Practice in Social Welfare. issue 90. Vol. 27(1). Ed. Sages Publications. SEGURANÇA Social. Um novo consenso. (2002), Departamento de cooperação, Ministério da Segurança Social e do Trabalho de Portugal, 1ª edição. YOUTH JUSTICE. THE JOURNAL OF THE NATIONAL ASSOCIATION FOR YOUTH JUSTICE. SAGE PUBLICATIONS. RAEPENBUSCH. Preface de Melchior Wathelet (2001) ? la Sécurité Sociale des travailleurs européens. Principes directeurs et grands arrêts de la cour de justice des communautés européens. The borak Université. Bruxelas. WILLIAMS, L.O. AND SEWPAUL, V. (2004). MODERNISM, POSTMODERNISM AND GLOBAL STANDARDS SETTING. SOCIAL WORK EDUCATION. SAGE PUBLICATIONS. JOURNAL OF EUROPEAN SOCIAL POLICY . VOL. 17, NUMBER 2 MAY, 2007. ED. INFORMATIONS SOCIALES . REVUE EDITEE PAR LA CAISSE NATIONALE DES ALLOCATIONS FAMILIALES 23, RUE DAVIEL.PARIS DOMINELLI, L.D. (1996). DEPROFESSIONALIZING SOCIAL WORK: ANTI-OPRESSIVE PRACTICE COMPETENCIES AND POST-MODERNISM. BRITISH JOURNAL OF SOCIAL WORK. 26:153-175.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16