Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum.
Objetivos Gerais / Objectives
Com esta unidade pretende-se contribuir para a formação avançada em Sociologia através de um trabalho aprofundado sobre as teorias clássicas. Trata-se de estudar obras de referência de autores fundadores e clássicos com o intuito de promover uma compreensão mais clara das especificidades, divergências e afinidades fundamentais nas teorias sociológicas. Dá-se, ainda, relevo aos modos de apropriação das teorias clássicas por parte de autores contemporâneos, e ao papel das obras clássicas nos processos de reflexividade social e de construção da contemporaneidade.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
As principais competências a desenvolver nesta disciplina são as seguintes: - aprofundamento do conhecimento das principais teorias e conceitos dos autores clássicos, e de obras de referência na sociologia; - desenvolvimento da capacidade de interpretar textos e elaborar argumentos fundamentados teórica e logicamente; - desenvolvimento da capacidade de comunicar por escrito e oralmente, e de trabalhar individualmente e em equipa.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Teorias clássicas: antiguidade e contemporaneidade 1.1. Modernidade e ciência social 1.2. Teorias sociológicas e reflexividade social 2. Obras de referência 2.1. Da Democracia na América, Alexis de Tocqueville (1835-40) 2.2. A Ideologia Alemã, Karl Marx e Friedrich Engels (1846) 2.3. A Filosofia do Dinheiro, Georg Simmel (1900) 2.4. As Formas Elementares da Vida Religiosa, Émile Durkheim (1912) 2.5. Economia e Sociedade, Max Weber (1922) 3. Teorias sociológicas: diversidade, canonização e processos de elaboração 3.1. Especificidades e articulações 3.2. Inovação e cumulatividade
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O trabalho aprofundado sobre os autores clássicos e suas obras de referência é visado principalmente no ponto 2 do programa. A exploração das especificidades, divergências e afinidades nas teorias sociológicas é sobretudo tratada no ponto 3. A apropriação das teorias clássicas por parte de autores contemporâneos, e o papel das obras clássicas nos processos de reflexividade social e de construção da contemporaneidade são abordados no ponto 1.
Avaliação / Assessment
A avaliação é realizada ao longo do semestre e visa aferir o desenvolvimento dos conhecimentos e competências explicitados nos objectivos da disciplina. Com o sistema de avaliação nesta UC pretende-se fundamentalmente que os estudantes desenvolvam capacidades de trabalho em grupo e individual, experiência de investigação, competências orais e de escrita, expressão de opinião e prática de debate, e hábitos de assiduidade. O processo de avaliação envolve os seguintes elementos e respectiva ponderação na classificação final: a assiduidade e participação nas aulas: 20%; apresentação e debate de textos em aulas teórico-práticas: 30%; trabalho individual escrito: 50%. Não está prevista a realização de exame nesta UC.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Para atingir os objectivos desta unidade curricular o tempo de contacto com os formandos envolve essencialmente a realização de seminários e orientação tutorial.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Na análise das obras de referência visa-se sobretudo o aprofundamento do conhecimento das principais teorias e conceitos clássicos e o desenvolvimento da capacidade de interpretar textos. Isto envolve fundamentalmente trabalho autónomo dos alunos, individual e em equipa, através da leitura prévia e cuidada das respectivas obras, e debate sobre essa obras em regime seminarial com a orientação do docente. No trabalho escrito final individual convocam-se os conhecimentos e competências adquiridos, com especial recurso à capacidade de elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente, e de comunicar informação e análises por escrito.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Durkheim, Émile (2002), As Formas Elementares da Vida Religiosa, Oeiras, Celta Editora. Marx, Karl, e Friedrich Engels (1975), A Ideologia Alemã, Lisboa, Livraria Presença. Simmel, Georg (1982), The Philosophy of Money, Boston, Routledge & Kegan Paul. Tocqueville, Alexis de (2008), Da Democracia na América, col. Antropos, Lisboa, Relógio d'Água. Weber, Max (1971), Économie et Societé, Paris, Plon.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Waters, Malcolm (1994), Modern Sociological Theory, London, Sage. Turner, Jonathan (2003), The Structure of Sociological Theory, Belmont (California), Wadsworth. Turner, Jonathan H. (2013), Theoretical Sociology: 1830 to the Present, Newbury Park, CA, Sage. Turner, Jonathan H., Leonard Beeghley, e Charles H. Powers (2002), The Emergence of Sociological Theory, Belmont, Wadsworth Thomson Learning. Turner, Jonathan H. (org.) (2001), Handbook of Sociological Theory, New York, Kluwer Academic. Turner, Jonathan H. (2014), Theoretical Sociology. A Concise Introduction to Twelve Sociological Theories, Londres, Sage. Turner, Bryan S. (org.) (2000), The Blackwell Companion to Social Theory, Oxford, Blackwell. Scott, John (2011), Conceptualising the Social World. Principles of Sociological Analysis, Cambridge, Cambridge University Press. Ritzer, George (org.), (2003), The Blackwell Companion to Major Classical Social Theorists, Oxford, Blackwell. Ritzer, George, e Douglas J. Goodman (2004), Sociological Theory, Nova Iorque, McGraw-Hill. Jenks, Chris (org.) (1998), Core Sociological Dichotomies, London, Sage Publications. Giddens, Anthony (2005 [1972]), Capitalismo e Moderna Teoria Social, 6ª ed., Barcarena, Editorial Presença. Cruz, Manuel Braga da (org.) (1995), Teorias Sociológicas ? Os Fundadores e os Clássicos (Antologia de Textos), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Collins, Randall (1994), Four Sociological Traditions, Oxford, Oxford University Press. Burawoy, Michael (2021), “Why is classical theory classical? Theorising the canon and canonizing Du Bois”, Journal of Classical Sociology, 21 (3-4), pp. 245-259. Alexander, Jeffrey C. (1987), “The centrality of the classics”, em Anthony Giddens e Jonathan H. Turner (orgs.), Social Theory Today, Stanford, CA, Stanford University Press, pp. 11-57.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-03