Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00065
Acrónimo :
00065
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
18.0h/sem
Trabalho Autónomo :
132.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


No âmbito do Curso de Doutoramento em Sociologia, pretende-se que os estudantes atualizem e aprofundem competências metodológicas que lhes permitam conduzir uma investigação rigorosa e inovadora, de modo a poderem apresentar uma tese de doutoramento de qualidade. Ocupando as metodologias extensivas um lugar de destaque no património teórico-metodológico da investigação sociológica, o programa irá revisitar autores e investigações de valor histórico e sociológico consagrado, assim como pesquisas extensivas mais recentes, de âmbito nacional e internacional. A partir de um olhar centrado na estratégia metodológica de cada um desses trabalhos, serão apresentados e discutidos os recursos teóricos e metodológicos acionados, os instrumentos e as estratégias de recolha de informação, assim como os métodos de análise de dados e os modos de apresentação dos resultados. Serão também discutidas as potencialidades e os limites inerentes às metodologias extensivas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1- Situar as metodologias extensivas no quadro mais alargado das metodologias de investigação em sociologia e em diferentes desenhos de investigação OA2- Desenvolver competências de reflexão crítica sobre questões éticas nas metodologias extensivas OA3-Conhecer a diversidade e complexidade dos dispositivos de recolha informação de âmbito extensivo (ex: inquérito por questionário) OA4-Conhecer os principais métodos de amostragem e os elementos que condicionam a representatividade de uma amostra OA5-Alargar o conhecimento sobre os métodos de análise de dados e tipo de resultados OA6-Conhecer as potencialidades e limites associados à utilização de dados secundários na pesquisa extensiva OA7-Compreender a especificidade e exigências das met. extensivas em estudos comparativos internacionais OA8-Desenvolver as competências necessárias para realizar uma avaliação crítica e informada das potencialidades e limites inerentes à utilização das metodologias extensivas na análise sociológica

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Tendo subjacentes os objetivos enunciados, o programa irá revisitar autores e investigações de valor histórico e sociológico consagrado, assim como pesquisas extensivas mais recentes, de âmbito nacional e internacional. A partir de um olhar aprofundado sobre cada um desses trabalhos, serão apresentados e discutidos o objeto de estudo, os recursos teóricos e metodológicos acionados, assim como os principais resultados. O Programa encontra-se organizado em cinco grandes tópicos: CP-1. Metodologias extensivas em ciências sociais: considerações teóricas, epistemológicas, metodológicas e éticas CP-2. A pesquisa extensiva a partir de dados primários. O inquérito por questionário CP-3. Métodos de amostragem e de análise de dados CP-4. A utilização de dados secundários e de estatísticas oficiais na análise sociológica. Limites e potencialidades CP-5. Estudos extensivos internacionais. Desafios da comparabilidade

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos propostos permitem atingir a totalidade os objetivos da UC. Cada conteúdo está associado a um ou mais objetivos: OA1- Situar as metodologias extensivas no quadro mais alargado das metod. de investigação: pontos 1, 2, 4 e 5 do programa OA2- Desenvolver competências de reflexão crítica sobre questões éticas: ponto 1 OA3- Conhecer a diversidade e complexidade dos dispositivos de recolha informação de âmbito extensivo: itens 1 e 2 OA4- Conhecer os principais métodos de amostragem: pontos 3 e 1 OA5- Alargar o conhecimento sobre os métodos de análise de dados; pontos 3, 4 e 5 OA6- Conhecer as potencialidades e limites associados à utilização de dados secundários: pontos 4 e 5 OA7- Compreender a especificidade dos estudos comparativos internacionais: ponto 5 OA8-Desenvolver as competências necessárias para realizar uma avaliação crítica e informada das potencialidades e limites inerentes à utilização das met. extensivas: pontos 2, 3 4 e 5

Avaliação / Assessment


A avaliação dos alunos é realizada ao longo do semestre e inclui dois momentos fundamentais: a) uma exposição em aula, preparada e apresentada em grupo, sobre uma das obras de referência (30%) b) preparação de um ensaio individual, cuja dimensão não deverá ultrapassar as 10 páginas (cerca de 20000 caracteres) (70%) Nesta UC não existe a modalidade de avaliação por exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino estão em articulação com os objetivos de aprendizagem e seguem as orientações do Modelo Pedagógico do Iscte O processo de ensino-aprendizagem desenvolve-se através aulas teórico-práticas, aulas de seminário, orientação tutorial e através do trabalho pessoal dos alunos O trabalho dos alunos pressupõe a realização de um conjunto de atividades: a) Presença e participação nas aulas; b) Leitura da bibliografia recomendada para cada aula; c) Apresentação e discussão em aula de uma pesquisa exemplar; d) Elaboração de um ensaio individual escrito, incidindo na análise metodológica de uma das obras apresentadas. No conjunto, a metodologia desenvolvida procura aliar rigor teórico e metodológico, interatividade entre docente e estudantes, e flexibilidade, de maneira a responder da melhor forma às necessidades formativas dos alunos e tendo como referência os objetivos de aprendizagem definidos. A estratégia adotada implica um diagnóstico permanente, apenas possível graças à participação ativa dos estudantes nas sessões e à orientação tutorial, que permitem ir adequando o modo como os diferentes temas são tratados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino desenvolvidas permitirão atingir os objetivos de aprendizagem estabelecidos. Os alunos terão a oportunidade de desenvolver conhecimentos teóricos sobre as pesquisas extensivas quer através das aulas teórico-práticas, quer a partir de leituras que farão, de forma autónoma, mas com orientação do docente, no decorrer da unidade curricular. Para cada aula serão indicadas, com antecedência, as leituras que todos os alunos deverão realizar. As apresentações em grupo de um texto previamente indicado permitirão desenvolver a capacidade de exposição oral, assim como de argumentação, ao mesmo tempo que permitem consolidar o conhecimento sobre os tópicos em análise. Finalmente, o trabalho escrito possibilita a sistematização e a reflexão crítica sobre as pesquisas extensivas em sociologia. No final da UC, os alunos deverão ter aprofundado os seus conhecimentos e competências sobre as metodologias extensivas, ficando assim preparados para desenvolver estas metodologias em trabalhos de investigação.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bryman, Alan (2012), Social Research Methods, Oxford, Oxford University Press (4ª ed.) Denscombe, M. (2007). The good research guide for small-scale social research projects (3rd ed). Open University Press. Ghiglione R. e B. Matalon, (1996), O Inquérito. Teoria e prática, Oeiras, Celta Editora Kitchin, R. (2014). The data revolution: Big data, open data, data infrastructures & their consequences. SAGE Publications Oyen, Else, (1990), Comparative Methodology. Theory and practise in international social research, London, Sage Publications, Sage Studies in International Sociology Quivy, Raymond e Luc Campenhout (2019), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva Silva, Augusto Santos e José Madureira Pinto (1986), Metodologia das ciências sociais, Porto, Edições Afrontamento Stopher, P. (2012). Collecting, Managing, and Assessing Data Using Sample Surveys. Cambridge: CUP

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Almeida João Ferreira de, e José Madureira Pinto (1982), A Investigação nas Ciências Sociais, Editorial Presença. Bourdieu, Pierre (2010, 1979), A Distinção. Uma Crítica Social da Faculdade do Juízo, Lisboa, Edições 70. Dillman D. A.(2007), Mail and Internet Surveys , New Jersey, John Wiley. Durkheim, Émile (2007, 1897), O Suicídio, Lisboa, Editorial Presença Giddens,Anthony (2004),"Métodos de Investigação em Sociologia", em Sociologia (4ª edição, revista e atualizada), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 2-19; pp. 641-663. Lahire, Bernard (2005), L'Esprit Sociologique, Paris, La Découverte, Nunes, A. Sedas (1981), Sobre o problema do conhecimento nas ciências sociais. Materiais de uma experiência pedagógica, Lisboa, Instituto de Ciências Sociais Vicente, P. et al, Sondagens. A amostragem como factor decisivo de qualidade, Lisboa, Sílabo, 1996

Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-11