Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00065
Acrónimo :
00065
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
---

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
18.0h/sem
Trabalho Autónomo :
132.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2013/2014

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


No âmbito do Curso de Doutoramento em Sociologia, pretende-se que os estudantes atualizem e aprofundem competências metodológicas que lhes permitam conduzir uma investigação rigorosa e inovadora, de modo a poderem apresentar uma tese de doutoramento de qualidade. Ocupando as metodologias extensivas um lugar de destaque no património teórico-metodológico da investigação sociológica, o programa irá revisitar autores e investigações de valor histórico e sociológico consagrado, assim como pesquisas extensivas mais recentes, de âmbito nacional e internacional. A partir de um olhar centrado na estratégia metodológica de cada um desses trabalhos, serão apresentados e discutidos os recursos teóricos e metodológicos acionados, os instrumentos e as estratégias de recolha de informação, assim como os métodos de análise de dados e os modos de apresentação dos resultados. Serão também discutidas as potencialidades e os limites inerentes às metodologias extensivas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Pretende-se que os alunos alcancem os seguintes objetivos de aprendizagem: a) Aprofundar os conhecimentos sobre a diversidade e complexidade dos dispositivos de recolha informação, dos métodos de amostragem e de análise dos dados, assim como dos modos de apresentação de resultados nas pesquisas extensivas; b) Compreender a especificidade das metodologias extensivas em estudos comparativos internacionais; c) Desenvolver competências para a avaliação crítica e informada das potencialidades e limites inerentes à utilização das metodologias extensivas na análise sociológica; d) Aprofundar e desenvolver as competências necessárias para o desenvolvimento de uma pesquisa extensiva no âmbito do doutoramento em sociologia.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A partir de um olhar sobre a estratégia metodológica de obras de referência (exemplares), nacionais e internacionais, serão apresentados e discutidos os principais elementos das pesquisas extensivas. O Programa encontra-se organizado em cinco partes: 1.Pesquisas extensivas em ciências sociais; considerações teóricas, metodológicas e epistemológicas. 2.A utilização de dados secundários e de estatísticas oficiais na análise sociológica. Limites e potencialidades. O Suicídio, de Emilie Durkheim. 3.O inquérito por questionário na pesquisa extensiva. Métodos de amostragem e de análise de dados. A Distinção, de Pierre Bourdieu e Públicos da Ciência em Portugal (Costa et al). 4.Pluralidade teórica e metodológica na análise sociológica. A combinação de metodologias qualitativas e quantitativas. 5.Estudos extensivos internacionais. Desafios da comparabilidade: amostragem, instrumentos de recolha de informação e resultados. O European Social Survey

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos da UC são alcançados com os conteúdos programáticos propostos como se demonstra em seguida: Objetivo de aprendizagem a) - pontos 1 a 5 do programa Objetivo de aprendizagem b) - ponto 5 do programa Objetivo de aprendizagem c) - pontos 1 e 4 do programa Objetivo de aprendizagem d) - pontos 1 a 5 do programa

Avaliação / Assessment


A avaliação dos alunos decorre de dois elementos: de uma exposição em aula, preparada e apresentada em grupo, sobre uma das obras de referência (30%) e de um ensaio individual, cuja dimensão não deverá ultrapassar as 10 páginas (cerca de 20000 caracteres).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem desenvolve-se através aulas teórico-práticas, orientação tutorial e através do trabalho pessoal dos alunos O trabalho dos alunos pressupõe a realização de um conjunto de atividades: a) Presença e participação nas aulas; b) Leitura da bibliografia recomendada para cada aula; c) Apresentação e discussão em aula de uma pesquisa exemplar; d) Elaboração de um ensaio individual escrito, incidindo na análise metodológica de uma das obras apresentadas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino desenvolvidas permitirão atingir os objetivos de aprendizagem estabelecidos. Os alunos terão a oportunidade de desenvolver conhecimentos teóricos sobre as pesquisas extensivas quer através das aulas teórico-práticas, quer a partir de leituras que farão, de forma autónoma, mas com orientação do docente, no decorrer da unidade curricular. Para cada aula serão indicadas, com antecedência, as leituras que todos os alunos deverão realizar. As apresentações em grupo de um texto previamente indicado permitirão desenvolver a capacidade de exposição oral, assim como de argumentação, ao mesmo tempo que permitem consolidar o conhecimento sobre os tópicos em análise. Finalmente, o trabalho escrito possibilita a sistematização e a reflexão crítica sobre as pesquisas extensivas em sociologia. No final da UC, os alunos deverão ter aprofundado os seus conhecimentos e competências sobre as metodologias extensivas, ficando assim preparados para desenvolver estas metodologias em trabalhos de investigação.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Silva, Augusto Santos e José Madureira Pinto (1986), Metodologia das ciências sociais, Porto, Edições Afrontamento Quivy, Raymond e Luc Campenhout (1992), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva Oyen, Else, (1990), Comparative Methodology. Theory and practise in international social research, London, Sage Publications, Sage Studies in International Sociology Ghiglione R. e B. Matalon, (1996), O Inquérito. Teoria e prática, Oeiras, Celta Editora Chava Frankfort-Nachmias, Chava and David Nachmias (2007, 7ª edição), Research Methods in the Social Sciences w/Data Bank CD, Worth Publishers Bryman, Alan (2008), Social Research Methods, Oxford, Oxford University Press (3ª ed.) Bourdieu, Pierre (2010, 1979), A Distinção. Uma Crítica Social da Faculdade do Juízo, Lisboa, Edições 70. Durkheim, Émile (2007, 1897), O Suicídio, Lisboa, Editorial Presença

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Vicente, P. et al, Sondagens. A amostragem como factor decisivo de qualidade, Lisboa, Sílabo, 1996 Lahire, Bernard (2005), L'Esprit Sociologique, Paris, La Découverte, Nunes, A. Sedas (1981), Sobre o problema do conhecimento nas ciências sociais. Materiais de uma experiência pedagógica, Lisboa, Instituto de Ciências Sociais Meynou, D. (1985), Les sondages d'opinion, Paris, La Découverte, 1985. Lazarsfeld, P. (1969), "Des concepts aux indices empiriques", in Boudon, R. Lazarsfeld, P. Vocabulaire des sciences sociales, Paris, Mouton. Hardy, Melissa and Alan Bryman (eds) (2009), Handbook of Data Analysis, Sage Publications. Giddens,Anthony (2004),"Métodos de Investigação em Sociologia", em Sociologia (4ª edição, revista e actualizada), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 2-19; pp. 641-663. Dillman D. A.(2007), Mail and Internet Surveys , New Jersey, John Wiley. Bryman, Alan and Duncan Cramer (2011), Quantitative Data Analysis with IBM SPSS 17, 18 & 19: A Guide for Social Scientists, Routledge Almeida João Ferreira de, e José Madureira Pinto (1982), A Investigação nas Ciências Sociais, Editorial Presença. Almeida, João Ferreira de, Fernando Luís Machado, Luís Capucha e Anália Torres (1994), "Metodologia da pesquisa empírica", em João Ferreira de Almeida (coord.), Introdução à Sociologia, Lisboa, Universidade Aberta, pp. 13-33; pp. 193-213; pp. 212-222.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16