Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo fundamental desta u.c. é o de promover entre os estudantes a capacidade para identificar, analisar e debater problemas e procedimentos associados a estratégias metodológicas de investigação de tipo intensivo, a partir da leitura e análise aprofundada de um conjunto de pesquisas empíricas, clássicas e contemporâneas, consideradas exemplares.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
a) aprofundar conhecimentos sobre o quadro epistemológico, a diversidade metodológica e os saberes técnicos associados e este tipo de estratégias de investigação; b) avaliar criticamente a articulação entre opções teóricas, objetivos de pesquisa e estratégias técnico-metodológicas em processos de recolha e análise de informação empírica de teor intensivo; c) desenvolver competências para conceber e levar a cabo projetos de investigação que recorram a metodologias intensivas, designadamente através da capacidade para identificar e resolver problemas que surjam nos contextos concretos da sua aplicação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1.Introdução Objetivos, programa, bibliografia, organização do semestre. Panorama e quadro epistemológico das metodologias intensivas. 2.Metodologias intensivas e desenhos de pesquisa. Dos paradigmas às estratégias de investigação; o debate quantitativo-qualitativo e a combinação de métodos na análise sociológica. 3.Pesquisa de terreno Dinâmicas observacionais na investigação sociológica; observação direta e observação participante; problemas éticos na pesquisa de terreno; apresentação e discussão de pesquisas. 4.Entrevistas A metodologia da entrevista: tipos, objetivos e procedimentos; relações sociais de observação na entrevista; apresentação e discussão de pesquisas. 5. Análise comparativa de casos Porquê comparar?; estudos de caso e análise comparativa; desenhos de pesquisa e seleção de casos na análise comparativa; apresentação e discussão de pesquisas.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos da UC de aprofundar conhecimentos, avaliar criticamente e desenvolver competências para utilização de estratégias metodológicas de cariz intensivo encontram expressão nos vários pontos do programa onde, para cada tipo de metodologia - da pesquisa de terreno às entrevistas e à análise comparativa de casos -, e em torno de cada uma das obras selecionadas, se prosseguem esses diferentes objetivos.
Avaliação / Assessment
O trabalho pessoal dos estudantes inclui os seguintes elementos: a) Participação nas aulas (supondo leitura cuidadosa da bibliografia de trabalho), apresentação e discussão (em grupo) das pesquisas em análise, de acordo com calendário previamente estabelecido (50%); b) Elaboração de um relatório individual de análise metodológica da obra apresentada ou discutida, com a extensão máxima de 12 páginas A4 (espaço 1.5, margens de 3cm) (50%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
The course workload falls into four categories: theoretical-practical sessions, seminar sessions (organized and conducted by the students with the instructor's supervision), tutorial orientation and conferences, as well as the students' personal work. The preparation of in-class presentations is preceded by tutorial meetings between the students and the instructor.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino desta UC assenta na ideia de que a aquisição de conhecimentos e competências metodológicos apenas se concretiza eficazmente pela ilustração e análise de experiências concretas de investigação. Através de sessões teorico-práticas de sistematização procura-se identificar e discutir os elementos caracterizadores, potencialidades e problemas das distintas abordagens metodológicas. Nas sessões de tipo seminarial, analisa-se a forma como os autores de pesquisas selecionadas conduziram a sua investigação, elucidando as condições sociais, teóricas e técnicas subjacentes ao desenvolvimento dessas pesquisas, os procedimentos utilizados, as dificuldades confrontadas e as soluções encontradas. O objetivo é o analisar uma pesquisa substantiva à luz de determinadas questões metodológicas. Nessa medida, adquire sentido a opção pela articulação de sessões teórico-práticas de sistematização e sessões de tipo seminarial, de apresentação e debate em torno de pesquisas empíricas selecionadas como exemplares. Usa-se, assim, de forma nuclear, a lógica da ilustração para promover os objetivos acima descritos.
Observações / Observations
---
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Becker, Howard (1996),'The Epistemology of Qualitative Research', in Jessor, R., A. Colby e R. A. Shweder (eds.) Ethnography and human development : context and meaning in social inquiry, Chicago, UCP, pp.53-71; Bertaux, Daniel (2020), As Narrativas de Vida, Lisboa, Mundos Sociais; Burgess, Robert G. (2001), A Pesquisa de Terreno. Uma Introdução, Oeiras, Celta Editora; Denzin, Norman S. e Yvonne S. Lincoln (orgs.) (2000), The Handbook of Qualitative Research, Londres, Sage; Ragin, Charles C. e H. Becker, eds. (1992), What is a Case? Exploring the Foundations of Social Inquiry, Cambridge, CUP; Ragin, Charles (1994), Constructing Social Research. The Unity and Diversity of Method, Thousand Oaks, Pine Forge; Silverman, David (2017) Doing Qualitative Research (5th edition), London, Sage; Strauss, A. e J. Corbin (1990) Basics of Qualitative Research: Grounded Theory Procedures and Techniques, London, Sage.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
(Association for Qualitative Research) http://www.aqr.org.uk/ (On-line journal) http://www.qualitative-research.net/ On-line resources Whyte, William Foote (1993) [1943], Street Corner Society. The Social Structure of an Italian Slum, Chicago, The University of Chicago Press [versão em português: Whyte William Foote (2005 [1943, 1955], Sociedade de Esquina. A Estrutura Social de uma Área Urbana Pobre e Degradada, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor.] Weinberg, Darin (2002) (ed.), Qualitative Research Methods, Blackwell Publishers, pp.112-126 Webb, Elizabeth; Campbell, Donald; Schwartz, Robert & Sechrest, Lee (1966). Unobtrusive measures: non-reactive research in the social sciences. Chicago: Rand McNally. War-Schofield, J. (1993) "Increasing the generalisability of qualitative research" in M. Hammersley, ed. Social Research: Philisophy, Politics and Practice, London, Open University, Sage Walker, R. ed. (1985), Applied Qualitative Research, Aldershot, Gower. Velho, Gilberto (1994), "Unidade e fragmentação em sociedades complexas" em, Projecto e Metamorfose, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor Velho, Gilberto (1981), "Observando o familiar", em Individualismo e Cultura, Rio de Janeiro, Zahar, pp. 121-132; Silverman, David (ed.)(2011) Qualitative Research (3rd ed), London, Sage Silverman, D. (1993) Interpreting Qualitative Data: Methods for Analysing Talk, Text and Interaction. London: Sage. Silverman, D. (1985), Qualitative Methods and Sociology, Aldershot, Gower. Seale, C. (1999) The Quality of Qualitative Research, London, Sage; Scott, J. (1990) A Matter of Record: Documentary Sources in Social Research, Cambridge, Polity Press. Rubin, J. and Rubin, I. S. (1995) Qualitative Interviewing: The Art of Hearing Data Thousand Oaks: Sage. Ragin, Charles C. (1987) The Comparative Method: Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies. Berkeley/Los Angeles/London, University of California Press; Ragin, Charles (1997), "Turning the tables: How case-oriented research challenges variable-oriented research", Comparative Social Research, 16:27-42 Poirier, J., Clapier-Valladon,S. Raybaut, P. (1999) Histórias de Vida. Teoria e Prática, Oeiras, Celta Pinto, José Madureira e João Queirós (orgs.) (2010), Ir e Voltar. Sociologia de uma Colectividade Local no Noroeste Português (1977-2007), Porto, Edições Afrontamento. Pinto, José Madureira e Augusto Santos Silva (orgs.)(1984), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Edições Afrontamento. Pais, José Machado (2003 [2001]) Ganchos, Tachos e Biscates. Jovens,Trabalho e Futuro, Porto, Âmbar; Munck, Gerardo (1998), "Canons of Research Design in Qualitative Analysis," Studies in Comparative International Development, Fall 1998 Miller, G., e R. Dingwall (orgs.) (1997), Context & Method in Qualitative Research, Londres, Sage. Michael Burawoy,(1998) "The Extended Case Method" in Sociological Theory, Vol. 16, No. 1 (Mar., 1998), 4-33. May, Tim (2001) Social Research. Issues, Methods and Processes, Berkshire, Open University Press. Maxwell, Joseph A. (2005), Qualitative Research Design: An Interactive Approach Thousand Oaks: Sage Publications, 2005. Lee, Raymond M. (2002), Métodos não Interferentes em Pesquisa Social, Lisboa, Gradiva. Lazarsfeld, Paul F. and Barton Allen H. (1951), "Qualitative measurement in the social sciences: classification, typologies and Indices", in Lerner, Daniel and Lasswell, Harold D. eds., The Policy Sciences, Stanford, Stanford University Press. Lahire, Bernard, (2004) Retratos Sociológicos. Disposições e variações individuais, São Paulo, Artmed Editora; Kvale, S. (1996) InterViews: An Introduction to Qualitative Research Interviewing Thousand Oaks: Sage. King, Gary, Kehoane, Robert, Verba, Sidney, (1994) Designing Social Inquiry: Scientific Inference in Qualitative Research, Princeton, Princeton University Press. Kaufmann, Jean-Claude, (1996), L'Entretien Compréhensif, Paris, Nathan. Darin Weinberg (Ed.), Qualitative Research Methods, Blackwell Publishers, 2002, pp. 79 - 111. Howard S. Becker, The Life History and the Scientific Mosaic, in Holstein, James A. e Jaber F. Gubrium, The Active Interview, London, Sage, 1995. Grunberg, Gérard e Étienne Schweisguth (1996), ?Bourdieu et la misère: une approche réductioniste? in Revue Française de Science Politique, 46(1) Geertz, Clifford (1973). The interpretation of cultures: selected essays. New York: Basic Books. Fielding, Nigel & Schreier, Margrit (2001, February). Introduction: On the Compatibility between Qualitative and Quantitative Research Methods [54 paragraphs]. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research [On-line Journal], 2(1). Available at: http://www.qualitative-research.net/fqs-texte/1-01/1-01hrsg-e.htm [February 22, 2007]. Fielding, Nigel & Fielding, Jane (1986). Linking data: the articulation of qualitative and quantitative methods in social research. Beverly Hills, London: Sage. Ferraroti, F (1990) Histoire et Histoires de Vie. La Méthode Biographique dans les Sciences Sociales, Paris, Meridiens Klincksieck. Dexter, Lewis, (1970) Elite and Specialized Interviewing, Evanston, Northwestern University Press. Demazière, Didier, e Claude Dubar (1997), Analyser les Entretiens Biographiques, Paris, Nathan. Costa, António Firmino (2000), Sociedade de Bairro, Oeiras, Celta. Collier, David e James Mahoney (1996) "Insights and Pitfalls. Selection Bias in Qualitative Research", World Politics 49:56-91. Castells, Manuel (2013), Redes de Indignação e Esperança. Movimentos Sociais na Era da Internet, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Carreiras, Helena (2004) Gender and the Military. Women in the Armed Forces of Western Democracies, London, Routledge. Carmo, Renato Miguel do, e Ana Rita Matias (2019) Retratos da Precariedade: Quotidianos e Aspirações dos Jovens Trabalhadores, Lisboa, Tinta-da-China. Carmo, Renato Miguel do, e Maria Madalena d'Avelar (2020) A Miséria do Tempo: Vidas Suspensas pelo Desemprego, Lisboa, Tinta-da-China. Carmo, Renato Miguel do, Jorge Caleiras, Isabel Roque, e Rodrigo Viera de Assis (2021), O Trabalho Aqui e Agora: Crises, Percursos e Vulnerabilidades, Lisboa, Tinta-da-China. Caetano, Ana (2016) Pensar a Vida: Biografias e Reflexividade Individual, Lisboa, Editora Mundos Sociais. Bourdieu, Pierre (1993) La Misère du Monde, Paris, Seuil. Blanchet, A. et. al. (1985) L'Entretien Dans les Sciences Sociales, Paris, Dunod. Bertaux, Daniel (1981) Biography and Society. The Life History Approach in Social Sciences, Beverly Hills, Sage. Bailey, Kenneth D. (1994). Typologies and taxonomies. An introduction to classification techniques. Thousand Oaks: Sage. Alves, Nuno de Almeida, Frederico Cantante, Inês Baptista e Renato Miguel do Carmo (2011) Jovens em Transições Precárias. Trabalho, Quotidiano e Futuro, Lisboa, Editora Mundos Sociais.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16