Métodos de Ensino e Avaliações
Os objectivos desta unidade curricular concretizam-se através de sessões de tipo seminarial (dinamizadas pela docente e pelos estudantes), de orientação tutorial e conferências, bem como pelo trabalho pessoal dos estudantes. Através de sessões de tipo seminarial, analisar-se-à a forma como os autores de pesquisas seleccionadas conduziram a sua investigação, elucidando as condições sociais, teóricas e técnicas subjacentes ao desenvolvimento dessas pesquisas, os procedimentos utilizados, as dificuldades confrontadas e as soluções encontradas. Desta forma, pretende-se usar de forma nuclear a lógica da ilustração para promover os objectivos acima descritos. O ensino-aprendizagem de competências metodológicas ganha com a utilização sistemática de exemplos e ilustrações, sendo dificilmente compatível- sobretudo a um nível de estudos aprofundado - com a transmissão abstracta de conjuntos de regras e procedimentos metodológicos, de forma apriorística e descontextualizada das práticas concretas de investigação. | O trabalho pessoal dos estudantes inclui os seguintes elementos: a)participação nos seminários (supondo leitura cuidadosa da bibliografia de trabalho); b)apresentação e discussão (em grupo) de uma das pesquisas em análise, de acordo com calendário previamente definido; c)elaboração de um relatório individual de análise metodológica da obra apresentada, com a extensão máxima de 12 páginas A4 (espaço 1.5, margens de 3cm).