Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00066
Acrónimo :
00066
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
18.0h/sem
Trabalho Autónomo :
132.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo fundamental desta u.c. é o de promover entre os estudantes a capacidade para identificar, analisar e debater problemas e procedimentos associados a estratégias metodológicas de investigação de tipo intensivo, a partir da leitura e análise aprofundada de um conjunto de pesquisas empíricas, clássicas e contemporâneas, consideradas exemplares.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


a) aprofundar conhecimentos sobre o quadro epistemológico, a diversidade metodológica e os saberes técnicos associados e este tipo de estratégias de investigação; b) avaliar criticamente a articulação entre opções teóricas, objetivos de pesquisa e estratégias técnico-metodológicas em processos de recolha e análise de informação empírica de teor intensivo; c) desenvolver competências para conceber e levar a cabo projetos de investigação que recorram a metodologias intensivas, designadamente através da capacidade para identificar e resolver problemas que surjam nos contextos concretos da sua aplicação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Introdução Objetivos, programa, bibliografia, organização do semestre. Panorama e quadro epistemológico das metodologias intensivas. 2.Metodologias intensivas e desenhos de pesquisa. Dos paradigmas às estratégias de investigação; o debate quantitativo-qualitativo e a combinação de métodos na análise sociológica. 3.Pesquisa de terreno Dinâmicas observacionais na investigação sociológica; observação direta e observação participante; problemas éticos na pesquisa de terreno; apresentação e discussão de pesquisas. 4.Entrevistas A metodologia da entrevista: tipos, objetivos e procedimentos; relações sociais de observação na entrevista; apresentação e discussão de pesquisas. 5. Análise comparativa de casos Porquê comparar?; estudos de caso e análise comparativa; desenhos de pesquisa e seleção de casos na análise comparativa; apresentação e discussão de pesquisas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos da UC de aprofundar conhecimentos, avaliar criticamente e desenvolver competências para utilização de estratégias metodológicas de cariz intensivo encontram expressão nos vários pontos do programa onde, para cada tipo de metodologia - da pesquisa de terreno às entrevistas e à análise comparativa de casos -, e em torno de cada uma das obras selecionadas, se prosseguem esses diferentes objetivos.

Avaliação / Assessment


O trabalho pessoal dos estudantes inclui os seguintes elementos: a) Participação nas aulas (supondo leitura cuidadosa da bibliografia de trabalho), apresentação e discussão (em grupo) das pesquisas em análise, de acordo com calendário previamente estabelecido (50%); b) Elaboração de um relatório individual de análise metodológica da obra apresentada ou discutida, com a extensão máxima de 12 páginas A4 (espaço 1.5, margens de 3cm) (50%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


The course workload falls into four categories: theoretical-practical sessions, seminar sessions (organized and conducted by the students with the instructor's supervision), tutorial orientation and conferences, as well as the students' personal work. The preparation of in-class presentations is preceded by tutorial meetings between the students and the instructor.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino desta UC assenta na ideia de que a aquisição de conhecimentos e competências metodológicos apenas se concretiza eficazmente pela ilustração e análise de experiências concretas de investigação. Através de sessões teorico-práticas de sistematização procura-se identificar e discutir os elementos caracterizadores, potencialidades e problemas das distintas abordagens metodológicas. Nas sessões de tipo seminarial, analisa-se a forma como os autores de pesquisas selecionadas conduziram a sua investigação, elucidando as condições sociais, teóricas e técnicas subjacentes ao desenvolvimento dessas pesquisas, os procedimentos utilizados, as dificuldades confrontadas e as soluções encontradas. O objetivo é o analisar uma pesquisa substantiva à luz de determinadas questões metodológicas. Nessa medida, adquire sentido a opção pela articulação de sessões teórico-práticas de sistematização e sessões de tipo seminarial, de apresentação e debate em torno de pesquisas empíricas selecionadas como exemplares. Usa-se, assim, de forma nuclear, a lógica da ilustração para promover os objetivos acima descritos.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Thousand Oaks: Sage. Alves, Nuno de Almeida, Frederico Cantante, Inês Baptista e Renato Miguel do Carmo (2011) Jovens em Transições Precárias. Trabalho, Quotidiano e Futuro, Lisboa, Editora Mundos Sociais.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16