Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00066
Acrónimo :
00066
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
18.0h/sem
Trabalho Autónomo :
132.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo fundamental desta UC é o de promover entre os estudantes a capacidade para identificar, analisar e debater problemas e procedimentos associados a estratégias metodológicas de investigação de tipo intensivo, a partir da leitura e análise aprofundada de um conjunto de pesquisas empíricas, clássicas e contemporâneas, consideradas exemplares.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1) Aprofundar conhecimentos sobre o quadro epistemológico, a diversidade metodológica e os saberes técnicos associados e este tipo de estratégias de investigação; OA2) Avaliar criticamente a articulação entre opções teóricas, objetivos de pesquisa e estratégias técnico-metodológicas em processos de recolha e análise de informação empírica de teor intensivo; OA3) Desenvolver competências para conceber e levar a cabo projetos de investigação que recorram a metodologias intensivas, designadamente através da capacidade para identificar e resolver problemas que surjam nos contextos concretos da sua aplicação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Introdução Objetivos, programa, bibliografia, organização do semestre. Panorama e quadro epistemológico das metodologias intensivas. 2.Metodologias intensivas e desenhos de pesquisa. Dos paradigmas às estratégias de investigação; o debate quantitativo-qualitativo e a combinação de métodos na análise sociológica. 3.Pesquisa de terreno Dinâmicas observacionais na investigação sociológica; observação direta e observação participante; problemas éticos na pesquisa de terreno; apresentação e discussão de pesquisas. 4.Entrevistas A metodologia da entrevista: tipos, objetivos e procedimentos; relações sociais de observação na entrevista; apresentação e discussão de pesquisas. 5. Análise comparativa de casos Porquê comparar?; estudos de caso e análise comparativa; desenhos de pesquisa e seleção de casos na análise comparativa; apresentação e discussão de pesquisas.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos da UC de aprofundar conhecimentos, avaliar criticamente e desenvolver competências para utilização de estratégias metodológicas de cariz intensivo encontram expressão nos vários pontos do programa onde, para cada tipo de metodologia - da pesquisa de terreno às entrevistas e à análise comparativa de casos -, e em torno de cada uma das obras selecionadas, se prosseguem esses diferentes objetivos.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: a) Participação nas aulas (supondo leitura cuidadosa da bibliografia de trabalho), apresentação e discussão (em grupo) das pesquisas em análise, de acordo com calendário previamente estabelecido (50%); b) Elaboração de um relatório individual de análise metodológica da obra apresentada ou discutida, com a extensão máxima de 12 páginas A4 (espaço 1.5, margens de 3cm) (50%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino desta UC assenta na ideia de que a aquisição de conhecimentos e competências metodológicos apenas se concretiza eficazmente pela ilustração e análise de experiências concretas de investigação. Através de sessões teorico-práticas de sistematização procura-se identificar e discutir os elementos caracterizadores, potencialidades e problemas das distintas abordagens metodológicas. Nas sessões de tipo seminarial, analisa-se a forma como os autores de pesquisas selecionadas conduziram a sua investigação, elucidando as condições sociais, teóricas e técnicas subjacentes ao desenvolvimento dessas pesquisas, os procedimentos utilizados, as dificuldades confrontadas e as soluções encontradas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino visam estabelecer uma articulação entre sessões teórico-práticas de sistematização e sessões de tipo seminarial, de apresentação e debate em torno de pesquisas empíricas selecionadas como exemplares (de acordo com os OA1 e OA2). Pretende-se analisar pesquisas substantivas à luz de determinadas questões metodológicas e de aplicação, utilizando uma lógica da ilustração de maneira a promover o OA3.

Observações / Observations


---

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Becker, Howard (1996),'The Epistemology of Qualitative Research', in Jessor, R., A. Colby e R. A. Shweder (eds.) Ethnography and human development : context and meaning in social inquiry, Chicago, UCP, pp.53-71; Bertaux, Daniel (2020), As Narrativas de Vida, Lisboa, Mundos Sociais; Burgess, Robert G. (2001), A Pesquisa de Terreno. Uma Introdução, Oeiras, Celta Editora; Carmo, Renato Miguel do, Jorge Caleiras, Isabel Roque, Rodrigo Viera de Assis (2023), O Mundo do Trabalho a Partir de Baixo: Retratos e Percursos, Lisboa, Mundos Sociais; Denzin, Norman S. e Yvonne S. Lincoln (orgs.) (2000), The Handbook of Qualitative Research, Londres, Sage; Ragin, Charles C. e H. Becker, eds. (1992), What is a Case? Exploring the Foundations of Social Inquiry, Cambridge, CUP; Ragin, Charles (1994), Constructing Social Research. The Unity and Diversity of Method, Thousand Oaks, Pine Forge; Silverman, David (2017) Doing Qualitative Research (5th edition), London, Sage.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Abrantes, Pedro (2013), A Escola da Vida. Socialização e Biografias da Classes Trabalhadora, Lisboa, Editora Mundos Sociais. Almeida, João Ferreira de, e Virgílio Borges Pereira (Orgs.) (2021), Ir e Voltar. Sociologia de uma Colectividade Local do Noroeste Português (1977-2007), Volume 2, Porto, Edições Afrontamento. Alves, Nuno de Almeida, Frederico Cantante, Inês Baptista e Renato Miguel do Carmo (2011) Jovens em Transições Precárias. Trabalho, Quotidiano e Futuro, Lisboa, Editora Mundos Sociais. Bailey, Kenneth D. (1994). Typologies and taxonomies. An introduction to classification techniques. Thousand Oaks: Sage. Blanchet, A. et. al. (1985) L'Entretien Dans les Sciences Sociales, Paris, Dunod. Bourdieu, Pierre (1989), “Introdução a uma sociologia reflexiva”, in O Poder Simbólico, Lisboa, Difel, pp. 17-58. Bourdieu, Pierre (1993) La Misère du Monde, Paris, Seuil. Cachado, Rita Ávila (2012), “Transnacionalidade e História de Vida: Uma mulher hindu de regresso a Maputo”, Cadernos de Estados africanos, 24, pp. 141-163. Caetano, Ana (2016), Pensar a Vida: Biografias e Reflexividade Individual, Lisboa, Editora Mundos Sociais. Campos, Ricardo (2013), Introdução à Cultura Visual. Abordagens e Metodologias em Ciências Sociais, Lisboa, Editora Mundos Sociais. Carmo, Renato Miguel do, e Ana Rita Matias (2019) Retratos da Precariedade: Quotidianos e Aspirações dos Jovens Trabalhadores, Lisboa, Tinta-da-China. Carmo, Renato Miguel do, e Maria Madalena d'Avelar (2020) A Miséria do Tempo: Vidas Suspensas pelo Desemprego, Lisboa, Tinta-da-China. Carmo, Renato Miguel do, Jorge Caleiras, Isabel Roque, e Rodrigo Vieira de Assis (2021), O Trabalho Aqui e Agora: Crises, Percursos e Vulnerabilidades, Lisboa, Tinta-da-China. Carreiras, Helena (2004) Gender and the Military. Women in the Armed Forces of Western Democracies, London, Routledge. Castells, Manuel (2013), Redes de Indignação e Esperança. Movimentos Sociais na Era da Internet, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Collier, David e James Mahoney (1996) "Insights and Pitfalls. Selection Bias in Qualitative Research", World Politics 49:56-91. Costa, António Firmino da (1999), Sociedade de Bairro, Oeiras, Celta. Darin Weinberg (Ed.), Qualitative Research Methods, Blackwell Publishers, 2002, pp. 79 - 111. Demazière, Didier, e Claude Dubar (1997), Analyser les Entretiens Biographiques, Paris, Nathan. Dexter, Lewis, (1970) Elite and Specialized Interviewing, Evanston, Northwestern University Press. Ferraroti, F (1990) Histoire et Histoires de Vie. La Méthode Biographique dans les Sciences Sociales, Paris, Meridiens Klincksieck. Fielding, Nigel & Fielding, Jane (1986). Linking data: the articulation of qualitative and quantitative methods in social research. Beverly Hills, London: Sage. Foddy, William (1996), Como perguntar. Teoria e prática da construção de perguntas para entrevistas e questionários, Oeiras, Celta. Geertz, Clifford (1973). The interpretation of cultures: selected essays. New York: Basic Books. Grunberg, Gérard e Étienne Schweisguth (1996), ?Bourdieu et la misère: une approche réductioniste? in Revue Française de Science Politique, 46(1) Holstein, James A. e Jaber F. Gubrium, The Active Interview, London, Sage, 1995. Howard S. Becker, The Life History and the Scientific Mosaic, in Kaufmann, Jean-Claude, (1996), L'Entretien Compréhensif, Paris, Nathan. King, Gary, Kehoane, Robert, Verba, Sidney, (1994) Designing Social Inquiry: Scientific Inference in Qualitative Research, Princeton, Princeton University Press. Kvale, S. (1996) InterViews: An Introduction to Qualitative Research Interviewing Thousand Oaks: Sage. Lahire, Bernard, (2004), “Patrimónios individuais de disposições. Para uma sociologia à escala individual”, Sociologia Problemas e Práticas, nº 48, pp. 11-42. Lazarsfeld, Paul F. and Barton Allen H. (1951), "Qualitative measurement in the social sciences: classification, typologies and Indices", in Lerner, Daniel and Lasswell, Harold D. eds., The Policy Sciences, Stanford, Stanford University Press. Lee, Raymond M. (2002), Métodos não Interferentes em Pesquisa Social, Lisboa, Gradiva. Maxwell, Joseph A. (2005), Qualitative Research Design: An Interactive Approach Thousand Oaks: Sage Publications, 2005. May, Tim (2001) Social Research. Issues, Methods and Processes, Berkshire, Open University Press. Michael Burawoy,(1998) "The Extended Case Method" in Sociological Theory, Vol. 16, No. 1 (Mar., 1998), 4-33. Miller, G., e R. Dingwall (orgs.) (1997), Context & Method in Qualitative Research, Londres, Sage. Munck, Gerardo (1998), "Canons of Research Design in Qualitative Analysis," Studies in Comparative International Development, Fall 1998 Pais, José Machado (2003 [2001]) Ganchos, Tachos e Biscates. Jovens,Trabalho e Futuro, Porto, Âmbar; Pinto, José Madureira e Augusto Santos Silva (orgs.)(1984), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Edições Afrontamento. Pinto, José Madureira, e João Queirós (Orgs.) (2010), Ir e Voltar. Sociologia de uma Colectividade Local do Noroeste Português (1977-2007), Volume 1, Porto, Edições Afrontamento. Poirier, J., Clapier-Valladon,S. Raybaut, P. (1999) Histórias de Vida. Teoria e Prática, Oeiras, Celta Ragin, Charles (1994) Constructing Social Research. The Unity and Diversity of Method,Thousand Oaks, Pine Forge Ragin, Charles (1997), "Turning the tables: How case-oriented research challenges variable-oriented research", Comparative Social Research, 16:27-42 Ragin, Charles C. (1987) The Comparative Method: Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies. Berkeley/Los Angeles/London, University of California Press; Rubin, J. and Rubin, I. S. (1995) Qualitative Interviewing: The Art of Hearing Data Thousand Oaks: Sage. Scott, J. (1990) A Matter of Record: Documentary Sources in Social Research, Cambridge, Polity Press. Seale, C. (1999) The Quality of Qualitative Research, London, Sage; Silverman, David (2017) Doing Qualitative Research (5th edition), London, Sage Silverman, David (ed.)(2011) Qualitative Research (3rd ed), London, Sage Velho, Gilberto (1981), "Observando o familiar", em Individualismo e Cultura, Rio de Janeiro, Zahar, pp. 121-132; Velho, Gilberto (1994), "Unidade e fragmentação em sociedades complexas" em, Projecto e Metamorfose, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor Walker, R. ed. (1985), Applied Qualitative Research, Aldershot, Gower. War-Schofield, J. (1993) "Increasing the generalisability of qualitative research" in M. Hammersley, ed. Social Research: Philisophy, Politics and Practice, London, Open University, Sage Webb, Elizabeth; Campbell, Donald; Schwartz, Robert & Sechrest, Lee (1966). Unobtrusive measures: non-reactive research in the social sciences. Chicago: Rand McNally. Weinberg, Darin (2002) (ed.), Qualitative Research Methods, Blackwell Publishers Whyte, William Foote (1993) [1943], Street Corner Society. The Social Structure of an Italian Slum, Chicago, The University of Chicago Press [versão em português: Whyte William Foote (2005 [1943, 1955], Sociedade de Esquina. A Estrutura Social de uma Área Urbana Pobre e Degradada, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor.]

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-24