Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00084
Acrónimo :
00084
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimento do inglês escrito

Objetivos Gerais / Objectives


Como UC do 2º semestre do 2º ano do mestrado, o objetivo geral é assegurar o progresso nos projetos e pesquisas em curso.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Desenvolver e aplicar o pensamento crítico e as capacidades analíticas para realizar pesquisa em Antropologia OA2. Analisar os aspectos conceptuais e teóricos da pesquisa antropológica, bem como os aspectos gerais de escrever um projeto como um género em si. OA3. Reelaborar uma proposta de projecto, rever a literatura, expor uma perspectiva teórica e esclarecer como essa perspectiva é adequada ao tópico em análise.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Apresentação, pelos alunos, dos projetos 2. Apresentação, pelos alunos, e com orientadores, do progresso na pesquisa 3. Propostas de alteração dos projetos 4. Elaboração de índices desenvolvidos das dissertações

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A organização e o conteúdo das sessões do seminário são consistentes com os objetivos programáticos (1, 2 e 3) e, simultaneamente, fornecem as capacidades subjacentes aos restantes objetivos.

Avaliação / Assessment


A avaliação é constituída por 3 componentes principais: - Assistência e participação nas aulas (20%) - Apresentação de índice desenvolvido (30%) - Projeto de dissertação revisto (50%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas serão estruturadas sobre o debate informado das leituras recomendadas e a evolução da pesquisa dos estudantes A pesquisa de longa duração da docente oferecerá um quadro de debate desejavelmente estimulante.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adoptada, dirigida para o debate analítico e crítico, assegura a concretização dos objectivos da aprendizagem.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Holy, L. ?Theory, Methodology and Research Process? in Ellen, R. ed. Ethnographic Research; A Guide to General Conduct. Hayden, Bridget, 2009, ?Displacing the subject: A dialogical understanding of the researching self?, in Anthropological Theory, volume 9 (1), pp. 81-101; Descola, Philippe, 2005, ?On Anthropological Knowledge?, in Social Anthropology ,Volume 13 (01), pp 65 ? 73; Delory-Momberger, Christine, 2012, ?Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica?, in Revista Brasileira de Educação, volume 17, 51, pp. 523-536; Bochner, A. et all ?Taking Ethnography Into the 21st Century? in Contemporary Ethnography, 25 (1): 3-5

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


http://dusk.geo.orst.edu/prosem/PDFs/InPursuitofPhD.pdf http://isites.harvard.edu/fs/docs/icb.topic815867.files/From%20Interest%20to%20Question.pdf Restrepo, Eduardo and Arturo Escobar, 2205, ??Other Anthropologies and Anthropology Otherwise?: Steps to a World Anthropologies Framework?, in Critique of Anthropology, volume 25 (2), pp. 99-129; Punch, Keith, 2000, Developing Effective Research Proposals Essential Resources for Social Research, ND, Sage Publications, pp. 10-19; Moore, Henrietta L., 2004, ?Global Anxieties: Concept-Metaphors and Pre-Theoretical Commitments in Anthropology?, in Anthropological Theory; 4 (1), pp.71-88; Marcus, George E., 2001, ?Beyond Malinowski and after Writing Culture: On the Future of Cultural Anthropology and the Predicament of Ethnography?, in The Australian Journal of Anthropology, 13 (2), pp. 191-199;

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16