Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00084
Acrónimo :
00084
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimento do inglês escrito

Objetivos Gerais / Objectives


Como UC do 2º semestre do 2º ano do mestrado, o objetivo geral é assegurar o progresso nos projetos e pesquisas em curso.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Desenvolver e aplicar o pensamento crítico e as capacidades analíticas para realizar pesquisa em Antropologia OA2. Analisar os aspectos conceptuais e teóricos da pesquisa antropológica, bem como os aspectos gerais de escrever um projeto como um género em si. OA3. Reelaborar uma proposta de projecto, rever a literatura, expor uma perspectiva teórica e esclarecer como essa perspectiva é adequada ao tópico em análise.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Apresentação, pelos alunos, dos projetos 2. Apresentação, pelos alunos, e com orientadores, do progresso na pesquisa 3. Propostas de alteração dos projetos 4. Elaboração de índices desenvolvidos das dissertações

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A organização e o conteúdo das sessões do seminário são consistentes com os objetivos programáticos (1, 2 e 3) e, simultaneamente, fornecem as capacidades subjacentes aos restantes objetivos.

Avaliação / Assessment


A avaliação é constituída por 3 componentes principais: - Assistência e participação nas aulas (20%) - Apresentação de índice desenvolvido (30%) - Projeto de dissertação revisto (50%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas serão estruturadas sobre o debate informado das leituras recomendadas e a evolução da pesquisa dos estudantes A pesquisa de longa duração da docente oferecerá um quadro de debate desejavelmente estimulante.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adoptada, dirigida para o debate analítico e crítico, assegura a concretização dos objectivos da aprendizagem.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Holy, L. ?Theory, Methodology and Research Process? in Ellen, R. ed. Ethnographic Research; A Guide to General Conduct. Hayden, Bridget, 2009, ?Displacing the subject: A dialogical understanding of the researching self?, in Anthropological Theory, volume 9 (1), pp. 81-101; Descola, Philippe, 2005, ?On Anthropological Knowledge?, in Social Anthropology ,Volume 13 (01), pp 65 ? 73; Delory-Momberger, Christine, 2012, ?Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica?, in Revista Brasileira de Educação, volume 17, 51, pp. 523-536; Bochner, A. et all ?Taking Ethnography Into the 21st Century? in Contemporary Ethnography, 25 (1): 3-5

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


http://dusk.geo.orst.edu/prosem/PDFs/InPursuitofPhD.pdf http://isites.harvard.edu/fs/docs/icb.topic815867.files/From%20Interest%20to%20Question.pdf Restrepo, Eduardo and Arturo Escobar, 2205, ??Other Anthropologies and Anthropology Otherwise?: Steps to a World Anthropologies Framework?, in Critique of Anthropology, volume 25 (2), pp. 99-129; Punch, Keith, 2000, Developing Effective Research Proposals Essential Resources for Social Research, ND, Sage Publications, pp. 10-19; Moore, Henrietta L., 2004, ?Global Anxieties: Concept-Metaphors and Pre-Theoretical Commitments in Anthropology?, in Anthropological Theory; 4 (1), pp.71-88; Marcus, George E., 2001, ?Beyond Malinowski and after Writing Culture: On the Future of Cultural Anthropology and the Predicament of Ethnography?, in The Australian Journal of Anthropology, 13 (2), pp. 191-199;

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16