Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00087
Acrónimo :
00087
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
20.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Sensibilizar os estudantes para o debate sobre a categoria direitos humanos e a sua relação com os problemas antropológicos, éticos e políticos suscitados pelo binómio universalismo/relativismo e pelos usos sociais do conceito de cultura.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o estudante deverá: OA1. Ser capaz de identificar os principais desenvolvimentos históricos da agenda dos Direitos Humanos OA2. Ser capaz de identificar as mudanças na receptividade da agenda dos Direitos Humanos na antropologia OA3. Ser capaz de explicar, relacionar e criticar as diferentes posturas teóricas sobre a relação entre Direitos Humanos universais e características culturais relativas

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 Anthropology and Human Rights: Universal Declaration of Human Rights CP 2 The universalism/relativism debate CP3 The concept of culture, and politics, as the crux of the matter CP4 Gendering Human Rights. The case of FGM. CP5 Human Rights and Representation CP6 Citizenship, assimilation and multiculturalism CP7 Critical Perspectives CP8 Casee study presentation and discussion CP9 Case study presentation and discussion CP10 Case studies' wrap-up: conclusions. Course wrap-up: conclusions. Preparation of final essays

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os diversos conteúdos do programa estão expressos em objetivos de aprendizagem que traduzem a aplicabilidade dos conteúdos programáticos: OA1: CP1, CP5, CP7, CP8 OA2: CP2, CP3, CP4, CP6, CP10 OA3:CP2, CP3, CP4, CP6, CP9, CP10

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua ou final. Contínua: assiduidade e participação (10%), ensaio de 3 páginas na Páscoa (30%) e ensaio final de 3000 palavras máx (60%). Para o 1º instrumento, assiduidade igual ou superior a 80%, intervenção em aula, bem como a sua qualidade. Para o 2º instrumento são relevantes a competência escritas, a qualidade da pesquisa, os conhecimentos adquiridos e a capacidade de análise e de síntese. Avaliação final: exame na 1ª época ou na época especial.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Todas as aulas são de Seminário (S), com o objetivo de apresentar os conceitos fundamentais, permitindo a sua discussão. Os alunos deverão ler previamente os textos designados para cada sessão. Os principais conteúdos destes serão apresentados pelo docente e discutidos de seguida pelos alunos. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento de dúvidas e acompanhamento de problemas de aprendizagem e ocorre no horário de atendimento do docente mediante marcação prévia pelo aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A escolha dos textos de leitura e discussão obrigatória para cada aula garante o cumprimento dos objetivos de aprendizagem. A apresentação dos seus conteúdos principais pelo docente e a discussão dos mesmos com os alunos garantem a sua identificação e problematização. A disponibilização dos textos no e-learning garante o acesso aos mesmos e leitura prévia pelos alunos.

Observações / Observations


Horário de Atendimento: marcação prévia por e-mail.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


United Nations, 2006, The Yogkakarta Principles Sousa Santos, B., s.d., Por uma concepção multicultural dos direitos humanos, online no site www.dhnet.org.br Zizek, S., 2005, Against Human Rights, New Left Review, 34: 115-131. Cowan, J., 2006, Culture and rights after Culture and Rights, Am. Anth., 108(1): 9-24 Eriksen, Th., 2001, Between universalism and relativism: a critique of the UNESCO concepts of culture, in J. Cowan, M.-B. Dembour e R. Wilson, orgs., Culture and Rights: Anthropological Perspectives, pp 127-48, CUP. Turner, T., 1997, Human rights, human difference: Anthropology's contribution to an emancipatory cultural politics, Jrnl Anthro. Research, 53: 273-279. Hatch, E., 1997, The good side of relativism, Jrnl Anthrop. Research, 53: 371-381 Zechenter, E., 1997, In the name of culture: cultural relativism and the abuse of the individual, Jrnl Anthro. Research, 53: 319-347 Messer, E., 1993, Anthropology and human rights, Annual Review of Anthropology, 22: 221-249

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Wilson, Richard Wilson, org, 1997. Human Rights, Culture and Context. Anthropological Perspectives. Londres: Pluto Press. Wilson, Richard e Jon Mitchell, 2003, Human Rights in Global Perspective. Anthropological Studies of Rights, Claims and Entitlements, Londres e Nova Iorque: Routledge Speed, S., 2006, At the crossroads of human rights and anthropology: Toward a critically engaged activist research, Am. Anth., 108(1): 66-76 Segato, R., 2006, Antropologia e direitos humanos: alteridade e ética no movimento de expansão dos direitos universais, Mana, 12(1): 207-236 Sarat, Austin e Thomas Kearns, 2001, Human Rights. Concepts, Contests, Contingencies. University of Michigan Press. Sarat, Austin e Thomas Kearns, 1995, Identities, Politics, and Rights. University of Michigan Press. Rabinow, Paul & Rose, Nikolas (2006) "Biopower Today", BioSocieties 1, 195-217 (London School of Economics and Political Science) see here http://anthropos-lab.net/wp/publications/2007/01/rabinowrose.pdf Moreno, Melissa. 2008. "Lessons of Belonging and Citizenship Among Hijas/os de Inmigrantes Mexicanos." Social Justice 35 (1 (111): 50-75 Marfleet, P 2008. "Forgotten by History: Refugees, Historians and Museums in Britain", in Goodnow, K., Lohman, J., Marfleet, P (eds) Museums, the Media and Refugees Stories of Crisis, Control and Compassion, New York/Oxford: Berghahn Books Malkki, L.H. 1995. "Refugees and Exile: From 'Refugee Studies' to the National Order of Things" Annual Review of Anthropology 24, pp. 495-523 Lins Ribeiro, G., 2003, Cultura, direitos humanos e poder. Mais além do império e dos humanos direitos. Por um universalismo heteroglóssico, Série Antropologia, 340. Universidade de Brasília Kibreab, G. 2003. "Citizenship Rights and Repatriation of Refugees", International Migration Review, 37 (1): 25-73 Isin, Engin F., and Greg M. Nielsen. 2008. "Introduction: Acts of Citizenship." In Acts of Citizenship, edited by Engin F. Isin and Greg M. Nielsen, 1-12. London; New York: Zed. Ishay, Michelin, org., 1997, The Human Rights Reader: Major Political Essays, Speeches, and Documents from the Bible to the Present, Nova Iorque: Routledge Ishay, Michelin, 2004, The History of Human Rights. From Ancient Times to the Globalization Era, Berkeley: University of California Press. Hurley, Susan e Stephen Shute, orgs., 1993, On Human Rights: The Oxford Amnesty Lectures, Nova Iorque: Basic Books (inclui RORTY, Richard, "Human Rights, Rationality, and Sentimentality?) Hindess, Barry. 2000. "Citizenship in the International Management of Populations." American Behavioral Scientist 43 (9): 1486-97. Fisher, W., 1997, Doing good? The politics and antipolitics of NGO practices, Annual Review of Anthropology, 26: 439-464 de Waal, A 2002. "Anthropology and the Aid Encounter", in MacClancy, J. (ed.) Exotic No More: Anthropology in the Front Lines, Chicago/London: The University of Chicago Press, pp. 251-269 de Haas, H. (2008) The Myth of Invasion: the inconvenient realities of African migration to Europe, Third World Quarterly, 29:7, 1305-132 Cowan, Jane, Marie-Bénédicte Dembour e Richard Wilson, 2001, Culture and Rights. Anthropological Perspectives. Cambridge University Press. Bloemraad, Irene, Anna Korteweg and Gökçe Yurdakul, 2008, "Citizenship and Immigration: Multiculturalism, Assimilation, and Challenges to the Nation-State", in Annual Review of Sociology, Vol. 34 (2008), pp. 153-179 Benhabib, Seyla. 2007. "Twilight of Sovereignty or the Emergence of Cosmopolitan Norms? Rethinking Citizenship in Volatile Times." Citizenship Studies 11 (1): 19-36. Benhabib, Seyla, 2006, The Rights of Others: Aliens, residents and citizens. Cambridge University Press. Bauman, Z 2004. Wasted Lives. Modernity and its Outcasts, Cambridge: Polity Press Balibar, Étienne 2002. "What is a border?" in Politics and the Other Scene, London & New York: Verso, pp.75-86 Agier, M. 2014. 'Introduction: L'emcampement du monde'. In Agier, M. (ed.) Un Monde de Camps. Paris: La Découverte, pp. 11-29. Besides readings in syllabus:Agamben, G., 1998. "7. The Camp as 'Nomos' of the Modern" in Homo Sacer: Sovereign Power and Bare Life, Stanford, CA: Stanford University Press, pp. 166-181

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16