Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00088
Acrónimo :
00088
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
20.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2013/2014

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Licenciatura no domínio das Ciências Sociais. Conhecimento da língua inglesa.

Objetivos Gerais / Objectives


Análise de diferentes planos de linguagem enquanto categorias antropológicas, a partir da assunção de que linguagem e cultura se constituem mutuamente. Depois de uma síntese das principais articulações entre linguagem e cultura e respectivas abordagens teóricas em Antropologia, será dada atenção à forma como as práticas de comunicação estão culturalmente codificadas, tomando como base tanto formas de linguagem verbal quanto não-verbal. Dada a centralidade da comunicação nos processos de cidadania e de poder nas sociedades contemporaneas, os estudos de caso situar-se-ão sobretudo no plano das dinâmicas de poder, com incidência em situações de periferia e marginalização social. A ultima parte da cadeira tomará como objectivo de estudo o cinema de ficção e a sua articulação recente com a antropologia.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A cadeira combina aulas de teóricas e de seminário, com apresentação e discussão de textos fornecidos no início do semestre em formato electrónico, complementados por bibliografia adicional em Pdf para pesquisas mais especializadas. Exercícios de observação etnográfica de práticas de comunicação farão parte intrínseca da aprendizagem. Esta forma de avaliação tem como finalidades essenciais desenvolver as seguintes competências: Percepção antropológica da articulação entre comunicação e cultura Desmontagem dos a prioris e preconceitos da observação em antropologia Desenvolvimento da comunicação oral e escrita Estimulo de capacidades críticas e analíticas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Apresentação e objectivos programáticos. Aprendizagem e avaliação. 2. Língua e cultura 2.1. A língua como objecto de conhecimento. 2.3. Linguagem e sociedades tradicionais. 3. Linguagem e observação em Antropologia 3.1. Observação em antropologia: representação e tradução cultural; 3.2. O discurso: conhecimento e poder; 3.3. Autoria e autoridade teórica. 4. Etnografia da Comunicação 4.1. Pressupostos teóricos e metodológicos 4.2. Práticas de comunicação e codificação cultural 5. Estudos de caso 5.1. Linguagem e poder 5.1.1. Linguagem e subalternidade 5.2.2. Linguagem e processos de exclusão. 5.2. Linguagem e pertença social 5.2.1. A língua como processo de estratificação; 5.2.2. Estruturas políticas e linguagem. 5.3. Linguagem e género 5.3.1. Corpo, sexualidade e comunicação. 6. Outras comunicações. Antropologia e cinema 6.1. Bollywood e a construção da Índia contemporânea.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O ensino dos temas em análise tem como suporte: - materiais fotográficos e fílmicos; - apresentação de powerpoint para uma mais eficaz apreensão dos conteúdos teóricos; - diálogo crítico e analítico com os alunos; - apresentação e debate semanal na aula de textos sobre os temas da cadeira, a partir de uma bibliografia cuidadosamente seleccionada e acessível; - acompanhamento regular nas aulas de atendimento da progressão dos conhecimentos.

Avaliação / Assessment


A avaliação integra a assiduidade e a participação nas aulas (10%) e a apresentação e debate de textos quer da bibliografia fornecida quer resultantes de pesquisas individuais (30%). Dada a centralidade do método etnográfico, serão estimulados exercícios de observação baseados na comunicação. O trabalho final consiste num diário de campo, baseado na observação etnográfica e nos dados teóricos fornecidos ao longo da cadeira (60%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A cadeira combina aulas de teóricas e de seminário, com apresentação e discussão de textos fornecidos no início do semestre em formato electrónico, complementados por bibliografia adicional em Pdf para pesquisas mais especializadas. Exercícios de observação etnográfica de práticas de comunicação farão parte intrínseca da aprendizagem.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O método de ensino-aprendizagem desta unidade curricular assenta num conjunto de aulas teóricas e teórico-práticas sobre os diversos pontos do programa. Nas aulas, a docente fará uma apresentação inicial dos conteúdos programáticos, recorrendo à utilização de bibliografia actualizada, bases de dados, recursos electrónicos. Também durante as aulas, todos os alunos farão uma apresentação oral sobre um dos items indicados no programa. No final do semestre os estudantes entregarão um trabalho escrito sobre o tema escolhido. Estas duas últimas metodologias permitirão aos alunos alcançar os objectivos da aprendizagem.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Gumperz, J.J. e Hymes, D., eds., 1964, The Ethnography of Communication, American Anrthropologist, edição especial, 66 (6), Washington, AAA. Grimshaw, Anna, 2009, Observational Cinema: Anthropology, Film, and the Exploration of Social Life, Bloomington, Indiana University Press; Duranti, A., 2001, ed., Linguistic Anthropology. A Reader, Londres, Blackwell; Duranti, A., e Goodwin, eds, 1992, Rethinking Context: Language as an Interactive Phenomenon, Cambridge, Cambridge University Press; Bauman, R. and Briggs, Charles 2003 Voices of Modernity. Cambridge: Cambridge University Press Bauman, R., e Sherzer, J, eds., 1989, Explorations in the Ethnography of Speaking, Nova Iorque, Cambridge University Press; Agar, Michael H., 1982, ?Towards an Ethnographic Language?, American Anthropologist, New Series, Vol. 84, No. 4, pp. 779-795;

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Turner, Terence, 1995, ?Social Body and Embodied Subject: Bodylines, Subjectivity, and Sociality among the Kayapo?, Cultural Anthropology, 10: 2; pp. 143?70. Rubel, Paula G. e Abraham Rosman, 2003, Translating Cultures. Perspectives on Translation and Anthropology, Oxford, Berg; Rosaldo, Renato, 1999, Culture and Truth. The Remaking of Social analysis, Londres, Routledge; Puri, Jyoti, 1999, Woman, Body, Desire in Post-colonial India: Narratives of Gender and Sexuality, Londres, Routledge Perez, Rosa Maria, 2009, ?Body and Culture. Fieldwork Experiences in India?, in Portuguese Studies, 25, 1; Pieterse, Jan Nederveen e Bhikhu Parekh, orgs.1997,, The Decolonization of the Imagination, 1997, Delhi, Oxford University Press; Pálsson, Gísli, 1993, Beyond Boundaries. Understanding, Translation and Anthropological Discourse, Oxford, Berg; Nandy, Ashis, 1998, The Secret Politics of Our Desires Innocence, Culpability and Indian Popular Cinema , Delhi, Zed Books; Giriama and Swahili?, in Journal of Pragmatics 37, pp. 1919?1944; McIntosh, Janet, 2005, ?Language essentialism and social hierarchies among Masquelier, Adeline,org., 2005, Dirt, Undress, and Difference: Critical Perspectives on the Body?s Surface, Bloomington and Indianapolis, Indiana University Press; Katrak, Ketu H., 2006, Politics of the Female Body. Postcolonial Women Writers of the Third World, Londres, New Brunswick, Rutgers University Press; Gray, Gordon, 2010, Cinema. A Visual Anthropology, Londres, Berg; Fowler, Don, L. Donald e L. Hardesty, 1994, eds., Others Knowing Others. Perspectives on Ethnographic Careers, Washington, Smithsonian Institution Press; Foucault, Michel, 1966, As palavras e as coisas, Lisboa, Portugália Editora ; Dwyer, R., 2002, All You Want is Money, All You Need is Love, Londres e NY, Cassell; Desai, Jigna, 2004, Beyond Bollywood. The Cultural Politics of South Asian Diasporic Film, Londres e NY, Routledge Chubaci, Rosa Yuka Sato e Miriam Aparecida Barbosa Merighi, 2002, ?A Comunicação no processo de hospitalização do imigrante japonês?, in Revista Latino-americana de Enfermagem,10(6):805-12; Collingham, E. M., 2001, Imperial Bodies: The Physical Experience of the Raj, c.1800?1947, Oxford, Polity Press: Banks, Marcus, 1996, Ethnicity: Anthropological Constructions, Londres e NI, Routledge; Abu-Lughod, 1990, ?The romance of resistance: tracing transformations of Power through Bedouin women?, American Ethnologist, 17 (1): 41-55;

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16