Métodos de Ensino e Avaliações

A cadeira combina aulas de teóricas e de seminário, com apresentação e discussão de textos fornecidos no início do semestre em formato electrónico, complementados por bibliografia adicional em Pdf para pesquisas mais especializadas. Exercícios de observação etnográfica de práticas de comunicação farão parte intrínseca da aprendizagem. Esta forma de avaliação tem como finalidades essenciais desenvolver as seguintes competências: -Percepção antropológica da articulação entre comunicação e cultura; -Desmontagem dos a prioris e preconceitos da observação sociocentrada; -Desenvolvimento de capacidades críticas e analíticas; -Aperfeiçoamento da da comunicação oral e escrita | A avaliação integra a assiduidade e a participação nas aulas (10%) e a apresentação e debate de textos quer da bibliografia fornecida quer resultantes de pesquisas individuais (30%). Dada a centralidade do método etnográfico, serão estimulados exercícios de observação baseados na comunicação. O trabalho final consiste num diário de campo, baseado na observação etnográfica e nos dados teóricos fornecidos ao longo da cadeira (60%).