Métodos de Ensino e Avaliações
Haverá aulas teóricas e aulas de apresentação/debate em regime de seminário. O tempo lectivo divide-se da seguinte forma: a) Apresentação da temática em apreço por parte de um dos docentes da cadeira ou de um convidado (8 aulas) b) Curtas apresentações realizadas pelos estudantes (2 aulas). Aos estudantes será fornecido, no início das aulas, um programa detalhado com as aulas e leituras e respectiva calendarização ao longo do semestre. Espera-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências: Aprofundem os seus conhecimentos sobre a produção teórica e etnográfica mais relevante e actual nestes domínios Desenvolvam uma perspectiva antropologicamente informada sobre a globalização Aprendam a identificar contextos pertinentes de análise do mundo contemporâneo Desenvolvam capacidade reflexiva e crítica sobre temáticas e problemáticas contemporâneas associadas à globalização | A UC organiza-se em aulas teóricas de exposição parcial do docente ou de convidados e em aulas de seminário. Cada aluno, ou grupo de alunos fará duas apresentações com base em textos e/ou outros materiais com entrega de dois curtos relatórios (40%). Cada estudante deverá elaborar um ensaio final. Idealmente, este ensaio deve cruzar temas abordados na UC com os interesses de pesquisa de cada estudante (60%).