Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Antropologia
Departamento / Department
Departamento de Antropologia
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não têm
Objetivos Gerais / Objectives
Que ferramentas pode a antropologia oferecer para entender os processos migratórios contemporâneos? Como interpretar o fortalecimento das fronteiras e a promoção de políticas de selecção e contenção dos fluxos migratórios? Como repensar criticamente as trajectórias de integração e as dificuldades da convivência? Esta UC tem como finalidade aprofundar conhecimentos, aperfeiçoar competências e estimular a reflexão crítica. A migração será abordada do ponto de vista dos contextos de origem e de acolhimento, explorando os diversos âmbitos ligados a este processo: o normativo, o asilo político, a assistência e as outras categorias definidas como vulneráveis, as passagens burocráticas, o trabalho, a saúde, a educação, o espaço público e privado. O objectivo é ler a mobilidade contemporânea como um processo que compreende partidas, chegadas, regressos, deslocalizações, ausências. Os conceitos e a teoria antropológica serão postos em diálogo com experiências de trabalho concretas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá ser capaz de: OA1.compreender articuladamente a importância dos processo migratórios no âmbito das várias dimensões sociais (familiares, económica, política, religiosa, simbólica, biológica, cultural, relacional e experiencial); OA2. garantir os conhecimentos sobre migrações desde uma perspectiva que assegure a compreensão das abordagens contemporâneas sobre estes processos complexos que abandonam as análises marcadamente economicistas. OA3. saber relacionar as problemáticas específicas dos estudos das migrações com a Teoria Antropológica.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Esta UC visa: P1 - Reflectir sobre as condições sociais, económicas e políticas dos países de origem e sobre os factores que geram mobilidade, apresentando casos etnográficos concretos. P2 - Elaborar uma análise dos contextos de acolhimento e dos processos de integração dos imigrantes ao nível local e nacional, considerando quer os actores institucionais quer os não governamentais e os informais que participam deste processo. P3 - Promover uma leitura das migrações como resultado de forças sociais, projectos familiares e motivações individuais, analisando percursos concretos de um ponto de vista interdisciplinar. P4 - Abordar o debate sobre os principais objectos de estudo da antropologia: cultura, etnicidade, identidade, fronteiras, pertenças e diferencias, evidenciando os estereótipos culturais que marcam as políticas de acolhimento e as interacções entre serviços sociais e utentes imigrantes.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O Programa segue o processo de construção das temáticas das migrações em O Programa segue o processo de construção das temáticas das migrações em Antropologia e apresenta os autores mais destacados nos diferentes momentos históricos e nas diferentes escolas e teorias. Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - P1, P2, P3 e P4 OA2 - P2, P3 e P4 OA3 - P3 e P4
Avaliação / Assessment
A avaliação na UC, tal como decorre do Regulamento dos Mestrados, processa-se em duas épocas: Normal (ou 1.ª Época) e de Recurso (ou 2.ª Época). Época Normal: avaliação contínua tem assiduidade mínima de 80%; 30%.participação nos seminários; 70% Relatório final (tema acordado com o docente) Obterão aprovação na UC os alunos que obtiverem nota final maior ou igual a 10 valores. 2.ª época: alunos que não obtiveram aprovação na 1ª Época. Os alunos podem fazer exame a UC por exame.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir competências de análise, crítica, pesquisa, comunicação escrita e oral através de aulas e seminários onde serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME) para atingir os Objectivos de aprendizagem definidos: 1. Expositivas: casos de investigação em curso. 2. Participativas: análise e discussão sobre textos e casos empíricos 3. Activa: exercícios individuais e em grupo. 4. Auto-estudo: trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As leituras semanais, os seminários de debate e os exercícios práticos que são desenvolvidos ao longo do semestre são adequados ao nível dos conhecimentos dos estudantes, estimulam o seu interesse e melhoras as condições da aprendizagem.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Massey D.S. et al., (1998) Worlds in Motion: Understanding International Migration at the End of the Millennium. Oxford, Oxford University Press. Leal, João (2009) ?Traveling Rituals: Azorean Holy Ghost Festivals In Southeastern N E W England1? Holton, Kimberly DaCosta & Andrea Klimt (Ed) Community, Culture and the Makings of Identity:Portuguese-Americans along the Eastern Seaboard, North Dartmouth, University of Massachusetts Dartmouth: 127-144 Inda, Jonathan Xavier (2011), ?Borderzones of Enforcement: Criminalization, Workplace Raids, and Immigrant Counter-Conducts.? In Vicki J. Squire (ed) The Contested Politics of Mobility: Borderzones and Irregularity. London: Routledge: 74-90. Brettell, Caroline (2003) Anthropology and Migration: Essays on Transnationalism, Ethnicity and Identity. Walnut Creek: Altamira Press, Baganha, Maria I., José Marques e Pedro Góis (2004), ?Novas Migrações, Novos Desafios: a Imigração do Leste Europeu.? Revista Crítica de Ciências Sociais, 69: 95-115
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Weil, Patrick (2001), ?Access to citizenship: A comparison of twenty five nationality laws?, in Aleinikoff, T. Alexander and Douglas Klusmeyer (ed.), Citizenship Today: Global Perspectives and Practices, Carnegie Endowment for International Peace, Washington DC: 17-35. Vacchiano, Francesco ?Os confins no corpo: experiência, subjetividade e incorporação nos itinerários dos jovens migrantes marroquinos na Europa?? Machado, Igor Rennó (2003) Cárcere Publico: processos de exotização entre imigrantes brasileiros no Porto, Portugal, tese de doutorado, UNICAMP, Campinas. Inda, Jonathan Xavier and Renato Rosaldo (ed) (2002), The Anthropology of Globalization: A Reader. Blackwell Publishers. Grillo, R., e Gardner, K. (2002), ?Transnational households and ritual: an overview?. Global Networks. Vol. 2 (3): 179-191. Glick Schiller, Nina, Linda Basch, and Cristina Szanton Blanc, (1995)? From Immigrant to Transmigrant: Theorizing Transnational Migration?, Anthropological Quarterly. Vol. 68 (1): 48-63. Challinor, Elizabeth P. (2012), ?(Ir)responsible mothers? Cape Verdeans and Portuguese social care.? International Journal Of Migration, Health And Social Care, VOL. 8, NO. 1: 12-22 Blom Hansen, Thomas and Stepputat Finn (eds), (2005), Sovereign Bodies: Citizens, Migrants, and States in the Postcolonial World, Princeton, NJ: Princeton University Press. Bastos, C, Vale de Almeida e B. Feldman-Bianco (Org.) (2002) Trânsitos coloniais ? diálogos críticos luso-brasileiros. Lisboa, ICS. Baganha, Maria I. e P. GÓIS (1998/1999), ?Migrações internacionais em Portugal: o que sabemos e para onde vamos?. Revista Crítica de Ciências Sociai. Pp:229-280 Baganha, Maria I. (Ed), (1997) Immigration in Southern Europe. Oeiras, Celta. Massey D.S. et al., (1998) Worlds in Motion: Understanding International Migration at the End of the Millennium. New York and Oxford, Oxford University Press. Leal, João (2009) ?Traveling Rituals: Azorean Holy Ghost Festivals In Southeastern N E W England1? Holton, Kimberly DaCosta & Andrea Klimt (Ed) Community, Culture and the Makings of Identity:Portuguese-Americans along the Eastern Seaboard, North Dartmouth, University of Massachusetts Dartmouth: 127-144 Inda, Jonathan Xavier (2011), ?Borderzones of Enforcement: Criminalization, Workplace Raids, and Immigrant Counter-Conducts.? In Vicki J. Squire (ed) The Contested Politics of Mobility: Borderzones and Irregularity. London: Routledge: 74-90. Brettell, Caroline (2003) Anthropology and Migration: Essays on Transnationalism, Ethnicity and Identity. Walnut Creek: Altamira Press, Bastos, C, Vale de Almeida e B. Feldman-Bianco (Org.) (2002) Trânsitos coloniais ? diálogos críticos luso-brasileiros. Lisboa, ICS. Baganha, Maria I., José Marques e Pedro Góis (2004), ?Novas Migrações, Novos Desafios: a Imigração do Leste Europeu.? Revista Crítica de Ciências Sociais, 69: 95-115
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16