Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Antropologia
Departamento / Department
Departamento de Antropologia
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo fundamental da cadeira é avaliar criticamente os modos como contemporaneamente se define o conhecimento antropológico e, particularmente, a sua dimensão interpretativa. Indissociável da teoria sociológica, a teoria antropológica confrontou-se desde sempre com dimensões que tendem a ser estranhas à primeira: o papel central da etnografia, os desafios da alienação cultural, o significado não meramente epistemológico mas também político e moral do relativismo. Tomando por referência tais questões e os desenvolvimentos que caracterizaram a filosofia hermenêutica contemporânea (M. Heidegger e H-G.Gadamer) a cadeira considera criticamente as teóricas e metodológicas hoje dominantes de conhecimento antropológico e considera as potencialidades de uma sua definição humanística e não metodológica.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Conhecimento das linhas fundamentais do desenvolvimento da teoria antropológica desde o século XIX até ao presente. Compreensão do carácter epistemologicamente problemático da conciliação entre relativismo cultural e a concepção metodológica de conhecimento. Conhecimento do modo como a escolha entre perspectivas teóricas explicativas e compreensivas foi condicionada pela especificidade das questões que tradicionalmente caracterizaram a investigação antropológica. Conhecimento do modo como a Filosofia Hermenêutica do século XX (Heidegger e Gadamer) reconfigurou as estratégias interpretativas de investigação. Conhecimento das noções fundamentais da Filosofia Hermenêutica e da sua repercussão na teoria e modo de definição do conhecimento antropológico.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1 O divórcio entre as Ciências e as Humanidades e as Ciências Sociais. 2 Relativismo cultural descritivo e normativo e suas consequências no conhecimento antropológico. 3 As dimensões interpretativas do conhecimento sociológico e antropológico - breve introdução. 4 Da fenomenologia de Husserl à hermenêutica filosófica - noções fundamentais. 5 - Para além do objectivismo e ralativismo - do pragmatismo à filosofia continental contemporânea. 6 O modelo dialógico - Antropologia, anti-relativismo e verdade como Aletheia.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos permitem simultaneamente uma discussão aprofundada das questões centrais da teoria antropológica na sua história e o modo como estas podem ser reconsideradas no contexto actual da reflexão filosófica e da teoria social.
Avaliação / Assessment
Participação nas aulas e seminários - 20%. Ensaio final sobre um tema acordado com o docente ou proposto por este - 80%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A cadeira funcionará em regime flexível, entre aulas e seminários. Algumas aulas consistirão numa exposição por parte do docente, noutras esta será precedida de um discussão sobre textos ou excertos de textos previamente distribuídos e lidos, se o seminário se revelar estimulante poderá ocupar toda uma aula.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A bibliografia é adequada para a aprendizagem dos temas fundamentais do programa. As aulas permitirão contextualizar e esclarecer os aspectos mais complexos da história da teoria antropológica e da filosofia hermenêutica. A realização de um projecto de trabalho, e a sua discussão, permitirão um acompanhamento pelo docente da evolução e eventuais dificuldades de aprendizagem dos alunos.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
WEINSHEIMER, Joel 2004 ?Meaningless Hermeneutics?? in KAJEWSKI, Bruce (Ed) Gadamer?s Repercussions: reconsidering Philosophical Hermeneutics. University of California Press, 2003. WACHTERHAUSER, Brice R. 2002 ?Getting it Right: Relativism, Realism, and Truth? in Dostal, Robert J. The Cambridge Companion to Gadamer. Cambridge, Cambridge University Press. VERDE, Filipe 2009 Explicação e Hermenêutica. Coimbra, Angelus Novus, 2012. GADAMER, Hans-Georg 1961 Truth and Method. London, Sheed & Ward, 1985. BLOCH, Maurice 2004 ?Where did anthropology go? Or: the need for ?Human Nature?, Amsterdam, Vrije Universiteit. BERNSTEIN, Richard J. 1983 Beyond Objectivism and Relativism: science, hermeneutics and praxis, Philadelphia, University of Pennsylvania Press, 1996.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16