Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00093
Acrónimo :
00093
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Francês,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo fundamental da cadeira é avaliar criticamente os modos como contemporaneamente se define o conhecimento antropológico e, particularmente, a sua dimensão interpretativa. Indissociável da teoria sociológica, a teoria antropológica confrontou-se desde sempre com dimensões que tendem a ser estranhas à primeira: o papel central da etnografia, os desafios da alienação cultural, o significado não meramente epistemológico mas também político e moral do relativismo. Tomando por referência tais questões e os desenvolvimentos que caracterizaram a filosofia hermenêutica contemporânea (M. Heidegger e H-G.Gadamer) a cadeira considera criticamente as teóricas e metodológicas hoje dominantes de conhecimento antropológico e considera as potencialidades de uma sua definição humanística e não metodológica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Conhecimento das linhas fundamentais do desenvolvimento da teoria antropológica desde o século XIX até ao presente. Compreensão do carácter epistemologicamente problemático da conciliação entre relativismo cultural e a concepção metodológica de conhecimento. Conhecimento do modo como a escolha entre perspectivas teóricas explicativas e compreensivas foi condicionada pela especificidade das questões que tradicionalmente caracterizaram a investigação antropológica. Conhecimento do modo como a Filosofia Hermenêutica do século XX (Heidegger e Gadamer) reconfigurou as estratégias interpretativas de investigação. Conhecimento das noções fundamentais da Filosofia Hermenêutica e da sua repercussão na teoria e modo de definição do conhecimento antropológico.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 O divórcio entre as Ciências e as Humanidades e as Ciências Sociais. 2 Relativismo cultural descritivo e normativo e suas consequências no conhecimento antropológico. 3 As dimensões interpretativas do conhecimento sociológico e antropológico - breve introdução. 4 Da fenomenologia de Husserl à hermenêutica filosófica - noções fundamentais. 5 - Para além do objectivismo e ralativismo - do pragmatismo à filosofia continental contemporânea. 6 O modelo dialógico - Antropologia, anti-relativismo e verdade como Aletheia.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos permitem simultaneamente uma discussão aprofundada das questões centrais da teoria antropológica na sua história e o modo como estas podem ser reconsideradas no contexto actual da reflexão filosófica e da teoria social.

Avaliação / Assessment


Participação nas aulas e seminários - 20%. Ensaio final sobre um tema acordado com o docente ou proposto por este - 80%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A cadeira funcionará em regime flexível, entre aulas e seminários. Algumas aulas consistirão numa exposição por parte do docente, noutras esta será precedida de um discussão sobre textos ou excertos de textos previamente distribuídos e lidos, se o seminário se revelar estimulante poderá ocupar toda uma aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A bibliografia é adequada para a aprendizagem dos temas fundamentais do programa. As aulas permitirão contextualizar e esclarecer os aspectos mais complexos da história da teoria antropológica e da filosofia hermenêutica. A realização de um projecto de trabalho, e a sua discussão, permitirão um acompanhamento pelo docente da evolução e eventuais dificuldades de aprendizagem dos alunos.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


WEINSHEIMER, Joel 2004 ?Meaningless Hermeneutics?? in KAJEWSKI, Bruce (Ed) Gadamer?s Repercussions: reconsidering Philosophical Hermeneutics. University of California Press, 2003. WACHTERHAUSER, Brice R. 2002 ?Getting it Right: Relativism, Realism, and Truth? in Dostal, Robert J. The Cambridge Companion to Gadamer. Cambridge, Cambridge University Press. VERDE, Filipe 2009 Explicação e Hermenêutica. Coimbra, Angelus Novus, 2012. GADAMER, Hans-Georg 1961 Truth and Method. London, Sheed & Ward, 1985. BLOCH, Maurice 2004 ?Where did anthropology go? Or: the need for ?Human Nature?, Amsterdam, Vrije Universiteit. BERNSTEIN, Richard J. 1983 Beyond Objectivism and Relativism: science, hermeneutics and praxis, Philadelphia, University of Pennsylvania Press, 1996.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


TAMBIAH, Stanley J.1990 Magic, Science, Religion, and the Scope of Rationality, Cambridge, Cambridge University Press. SEARLE, John 2001 The Refutation of Relativism, in http://ist-socrates.berkeley.edu/~jsearle/refutationofrelativism.rtf MUELLER-VOLLMER, Kurt 1997 The Hermeneutics Reader. New York, Continuum. MERQUIOR, José G. 1979 The Veil and the Mask: essays on culture and ideology, London, Routledge and Keegan Paul. MOORE, Henrietta L. & SANDERS, Todd 2006; Anthropology in theory: issues in epistemology, Londres, Blackwell. MOORE, Henrietta L. (Ed.) 1999 Anthropological Theory Today, Cambridge, Polity Press. INGOLD, Tim. 1996 Key Debates in Anthropology. New York: Routledge. HEIDEGGER, Martin 1927 Being and Time. Translated by John Macquarrie & Edward Robinson, New York, Harper& Row, Publishers, 1962. HABERMAS, Jurgen 1967 On the Logic of Social Sciences, Cambridge, Polity Press, 2000. HOLLIS, Martin 1994 The Philosophy of Social Science: an introduction, Cambridge, Cambridge University Press. HOLLIS, Martin & LUKES, Steven (Orgs) 1982 Rationality and Relativism, Oxford, Basil Blackwell. MOORE, Henrietta L. (Ed.) 1999 Anthropological Theory Today, Cambridge, Polity Press. INGOLD, Tim. 1994 "The Art of Translation in a Continuous World" in PÁLSSON, Gísli (Ed.) Beyond Boundaries - Understanding, Translation and Anthropological Discourse. London, Routledge, 2002. HUSSERL, Edmund 1913 The Shorter Logical Investigations ? Edited and abridged by Dermot Moran. London, Routledge, 2001. 1973 The Interpretation of Cultures, London, Fontana Press, 1993. GEERTZ, Clifford DILTHEY, Wilhelm Selected Writings. Rockman, H. P. (Ed) Cambridge, Cambridge University Press, 1976. DAVIDSON, Donald 1999 ?The Centrality of Truth.? In Peregrin, Jaroslav (ed) Truth and Its Nature (if Any). Synthese Library, vol 284. Springer, Dordrecht, 105-116. DAVIDSON, Donald 1996 ?The Folly of Trying to Define Truth.? In The Journal of Philosophy, vol. 93, Issue 6, Jun., 1996, 263-278. BERLIN, Isaiah 1974 ?The Divorce between the Sciences and the Humanities? in Against the Current: essays in the history of ideas. Princeton University Press. 2013 ALEXANDER, Jeffrey 1995 Fin de Siècle Social Theory: relativism, reduction and the problem of reason. London, Verso, 1995.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16