Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00094
Acrónimo :
00094
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Introduzir os estudantes a algumas questões epistemológicas. Fornecer ferramentas sobre o processo de categorizarão e de classificação e as suas lógicas subjacentes - Análise de algumas categorias - 'nativo', 'indigena' - Analisar os mecanismos de quantificação de população ( censos e estatisticas) - As bases de dados e os Big Data - Analisar as potencialidades da abordagem comparativa na antropologia tendo em conta os debates recentes na disciplina.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Fornecer ferramentas teóricas e desenvolver o espirito critico. OA1 Fornecer capacidade analitica OA2 Fornecer bagagem teórica e critica para o exercício de uma cidadania informada. OA3 Sensibilizar os discentes para os debates teóricos contemporâneos .OA4

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1 - Aula 1 processo de categorização e suas implicações, a noção de looping effect P2 - Aula 2 As categorias e suas implicações; As categorias 'indigena' e nativo. P3 -Biopoder e governamentalidade. As estatisticas e os censos. P4 - Aula 4 Listas; análise de Goody 'What's in a list?' e 'Listmania'. Procedimentos lógicos subjacentes às listas; listas e inventários P5 -Aula 5 A diversidade como valor e a valorização da diversidade. Biodiversidade e diversidade cultural . P6 -Aula 6 A classificação das ciências;. As implicações da noção de humanidades. A noção de collecting sciences P7 -Aula 7 Biodiversity and datadiversity. Big data. P8- Aula 8 A classificação das ciências em termos de práticas épistémicas; as noções de 'sciences of the archive' . Bases de dados e arquivos. Os arquivos e a etnografia do arquivo. P9 - Aula 9 O programa - A Memory of the world : os mecanismos de preservação de documentos. P10 -Aula 10 - Classificações raciais e arquivo colonial.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 - P2, P7, P10 OA2 - P1,P2 OA3 -P3, P4 P6, OA4 - P7, P8, P9

Avaliação / Assessment


O processo de avaliação implica duas modalidades: a) Avaliação periódica composta pelos seguintes elementos: 1) Participação nas discussões em sala de aula e leitura prévia dos textos (20%), 2) Trabalho final (80%) entre 8 a 10 páginas. b)Exame final. Não há exame oral. O exame final recai sobre a Bibliografia Básica e os tópicos principais tratados e discutidos nas aulas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teóricas, discussões em aula, atendimento personalizado. Efectuar-se-á uma tentativa de equilíbrio entre aulas teóricas e seminários de discussão de textos, lidos pela turma previamente aos debates. Apresentação dos textos pelos discentes no espaço da aula. A bibliografia será disponibilizada sempre em dois formatos: fotocópias e PDFs. Exposição pelo docente dos conteúdos programáticos, cada sessão tem um texto de leitura obrigatório que será objecto de discussão no espaço da aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas teóricas-praticas permitem ao aluno adquirir os conhecimentos básicos integrantes dos conteúdos programáticos. Nos trabalhos individuais, os alunos têm oportunidade de aprofundar um ponto específico do programa, socorrendo-se de fontes e bibliografia aconselhadas pelo docente. Pretende-se estimular a reflexão e o debate coletivos em torno dos temas com relevância para questões de desenvolvimento social, fenómeno migratórios e educação ( ODS 5, ODS 10 e ODS16). Aulas expositivas - Todas Aulas participativas - Todas

Observações / Observations


Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contextodas medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Stoler, A.L., Along the archival grain, Princeton University Press, 2009. Stoczkowski, W., 2009, ?UNESCO?s doctrine of human diversity: A secular soteriology?? Anthropology Today, 25(3), 7-11. Kuper, A., ?The Return of the Native,? Current Anthropology, 44, 389-402. Hacking, I., ?The Looping Effect of Human Kinds? (1996), Causal Cognition. A Multidisciplinary Approach, edited by D. Sperber, D. Premack and. A. J. Premack. Oxford: Clarendon Press, pp. 351-383. Goody, J. 1977, 'What's in a list?', in The Domestication of the savage mind Descola, Ph., 2008, ?Who Owns Nature?? www.booksandideas.net/Who-owns-nature.html?lang=fr Bowker, G. C., 2000, ?Biodiversity Datadiversity,? Social Studies of Science, 30, 643-683.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Vidal/Dias, 'The Endangerment Sensibility', Endangerment, Biodiversity and Culture, 2016, 1-57. The Total Archive, Limn, February 2016 ( online) Sanjek, R. Fieldnotes: The Making of Anthropology, Cornell University Press, 1990. Marcus, G. 'The Once and future ethnographic archive", History of the Human Sciences, 1998, 11 (4), 49-63. Kohler, R. ?Finders, Keepers: Collecting Sciences and Collecting Practice?, History of Science, 2007, xlv, 428-54. Hacking, I., 1982. 'Biopower and the avalanche of printed numbers', Humanities and Society, 272-295. Gruber, J. W., 1970, ?Ethnographic Salvage and the Shaping of Anthropology,? American Anthropologist, New Series, 72, 1289-1299. Daston, L. 'The Sciences of the archive' , Osiris, 2012, 27, 156-187. Bowker, G and S. Leigh Starr, Sorting Things Out. Classification and its Consequences. Cambridge, Massachusetts-London: The MIT Press, 1999. Bod, R. and Kursell, J., "The Humanities and the sciences", Isis, 2015, 106, 337-340.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16