Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00095
Acrónimo :
00095
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
26.0h/sem
Trabalho Autónomo :
124.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Domínio da língua inglesa

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo desta UC é promover o debate de ideias e conceitos, e prover os/as estudantes de doutoramento com recurso comparativos que favorecem as suas próprias pesquisas. Propomos familiarizar os/as estudantes com um conjunto destacado de debates antropológicos actuais, enfatizando as críticas e apologias das abordagens regionais. Aos doutorando são propostos vários recursos teóricos e comparativos que informam o desenvolvimento das investigações próprias. Com vista a atingir este objetivo geral, definem-se três objectivos específicos: O1 - Fornecer aos estudantes ferramentas analíticas que permitam mapear as principais perspectivas no estudo das abordagens regionais em Antropologia. O2 - Compreender e discutir tópicos centrais relacionados com a evolução das abordagens regionais em Antropologia O3 - Analisar a complexificação das abordagens regionais a partir dos estudos do transnacionalismo e diásporas. O4 -Compreender a articulação entre os global studies e os area studies

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC os estudantes deverão ter adquirido as seguintes competências: OA1 - Compreensão geral das principais perspectivas analíticas nos estudos de abordagens regionais em Antropologia; OA2 - Capacidade para identificar e discutir as características e transformações dos debates antropológicos sobre contextos regionais específicos OA3 - Competência para analisar a relevância dos area studies e sua articulação com os global studies.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução : Os Area Studies na antropologia. 2) A reflexão critica sobre a ideia de região ( Bourdieu 1980) e a 'região das Caraíbas' (Trouillot 1992) 3) Orientalismos e "indianismo". 4) the place-concept binary ( Candea) e a noção de 'portable analytics' (Boyer and Howe) 5) Americanismo, as terras baixas da América do sul e os debates em torno do animismo 6) A etnografia da "Europa" - Grécia e Portugal 7). complexificação das abordagens regionais a partir dos estudos do transnacionalismo e diásporas. 8) os Global studies e os area studies.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Ponto 1, 2,4 e 8 concretiza O1 e OA 3 Pontos 3, 5, 6 e 7 concretizam O2 e O3

Avaliação / Assessment


A avaliação do curso inclui os seguintes elementos: 1) Um ensaio final (10 a 15 páginas) sobre um dos tópicos do programa (80%); 2) Participação e discussão dos textos (20%) As/Os estudantes devem comparecer a todas as sessões, realizar as leituras requeridas para cada sessão a participar ativamente os debates.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As sessões desta UC serão simultaneamente teórico-práticas e seminariais destinadas, por um lado, à apresentação e sistematização de perspectivas analíticas e, por outro, a discussão de textos previamente lidos no espaço da UC. Dadas as características desta UC, investigadores com pesquisa em contextos regionais ( Grécia, Portugal, India, Terras baixas da Amazónia, Marrocos) serão convidados a participar nas sessões.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As sessões teórico-práticas e os seminários visam a aquisição das competências necessárias para 1) identificar sistematizar as principais perspectivas teóricas em Antropologia e Abordagens Regionais (OA1)e 2) desenvolver nos estudantes competências de análise critica, discussão e confronto de pontos de vista sobre temas substantivos, bem como a sua capacidade para comunicar a uma audiência e intervir informadamente em debates científicos, (OA2 e OA3 respetivamente). Os estudantes são estimulados a procurar e partilhar materiais que possam potenciar a qualidade e diversidade das discussões.

Observações / Observations


Nenhuma

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Appadurai, A., 1988 "Putting Hierarchy in its Place", Cultural Anthropology 3,1:36-49 Asad, T. et alter, "Provocations of European Ethnology", American Anthropologist 99, 4: 713-730. Bourdieu, P.. 1994 (1980), Elements for a critical reflection on the idea of region', Language and symbolic Power, London, Polity Press. Boyer, D and C. Howe, 2015 'Portable analytics and lateral theory', in D. Boyer, Faubion and G. Marcus (eds), Theory can be more than it used to be: Learning Anthropology's method in a Yime of transition, Cornell University Press, 15-38. Candea, M. 2019 "Comparison, re-placed", in Eriksen, Blanes eds. Going to Pentecost. An Experimental Approach to Studies in Pentecostalism, Berghahn Books : 179-186. Clifford, J., 1994, "Diasporas", Cultural Anthropology 9, 3: 302-338. Herzfeld, M., "The Horns of Mediterranist dilemma", American Ethnologist 11, 3:439-454 Said, E., 2004 (1978), Orientalismo, Lisboa, Cotovia

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Castelo, Cláudia, 1998, "O Modo Português de Estar no Mundo". O luso-tropicalismo e a ideologia colonial portuguesa (1933-1961), Lisboa, Afrontamento. Fardon, Richard, 1990, Localizing Strategies: Regional Traditions of Ethnographic Writing, Edimburgo e Washington, Scottish Academic Press e Smithsonian Press. Gupta, Akhil e James Ferguson (orgs), 1997, Anthropological Locations. Boundaries and Grounds of a Field Science, Berkeley, University of California Press. Gringrich, Andrew e Richard J. Fox, 2002, Anthropology, By Compairaison, Londres/Nova Iorque, Routledge. de Haan, L. J. (2010), Perspectives on African Studies and Development in Sub-Saharan Africa, in: Africa Spectrum, 45, 1, 95-116. Mbembe, A., 2001, On the Postcolony, University of California Press Slocum, Karla e Deborah A. Thomas, 2003, "Rethinking Global and Area Studies", American. Anthropologist 105, 3: 553-565. Szanton, David, 2002, The Politics of Knowledge: Area Studies and the Disciplines, GAIA Books, University of California (http://escholarship.org/uc/item/59n2d2n1). Trouillot, M. R. 1992, 'The Caribbean region: An Open frontier in Anthropological Theory', Annual Review of Anthropology, 21, 19-42.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16