Sumários
Crises climáticas 1
17 Abril 2024, 20:00 • Ruy Jesus de Llera Blanes
Nesta aula fizemos uma discussão a partir da questão da crise climática e respetivos impactos sociais, económicos e políticos. Como antropólogos, enfrentamos a crise climática do ponto de vista experiencial, crítico, ético e político. Que aparelhos ou “devices” podemos usar neste confronto? Esta reflexão serviu como pretexto para apresentação e reflexão em torno de abordagens antropológicas a questões ambientais atuais, tanto do ponto de vista conceptual/teórico como metodológico. Nomeadamente através das seguintes categorias/debates:
- Antropoceno/Capitaloceno/Plantacionoceno/Colonialismo climático
- Multinaturalismno
- Energia
Leituras:
Eriksen, Thomas Hylland. 2022. “The Sustainability of an Anthropology of the Anthropocene.” Sustainability 14 (6): 3674 (DOI).
Haraway, Donna. 2015. “Anthropocene, Capitalocene, Plantationocene, Chthulucene: Making Kin.” Environmental Humanities 6 (1): 159–65 (DOI).
Latour, Bruno. 2011. “From Multiculturalism to Multinaturalism: What Rules of Method for the New Socio-Scientific Experiments?” Nature and Culture 6 (1): 1–17 (DOI).
Pink, Sarah, Nathalie Ortar, Karen Waltorp and Simone Abram. 2022. “Imagining energy futures: an introduction”. In Energy Futures: Anthropocene Challenges, Emerging Technologies and Everyday Life. Energy Futures., edited by Abram, Simone, Karen Waltorp, Nathalie Ortar, and Sarah Pink, 1-24. Berlin: De Gruyter (link).
Colonialidades contemporâneas 2
10 Abril 2024, 20:00 • Ruy Jesus de Llera Blanes
Apresentação de pesquisa em curso por parte do investigador André Soares (CRIA), em torno de dinâmicas de arte e patrimonialização em Angola, em particular em torno do Semba.
Leituras:
Soares, André Castro. 2023. "Branquidade e etnografia: visões críticas e ativações a partir do trabalho de campo em Luanda". In Évora, Iolanda e Simone Amorim (eds), Diálogos de Campo. Pesquisas de Campo Participativas em Debate. Lisboa: CESA, 84-93.Colonialidades Contemporâneas 1
20 Março 2024, 20:00 • Ruy Jesus de Llera Blanes
Nesta aula entrámos numa reflexão mais
política sobre “colonialidades” a partir de vários pontos de entrada: por um
lado, a desconstrução da categoria de “descolonização” como descritor
histórico, político e epistemológico, tendo como foco principal a história
contemporânea de Portugal e os PALOP. Isto serviu de ponto de partida para uma
discussão sobre a pertinência dos legados coloniais na sociedade contemporânea,
seja no contexto lusófono como outros; e por outro, as dinâmicas
sócio-políticas (lutas pela memória, racismo, xenofobia) e epistemológicas
(decolonialidade, etc.) decorrentes. Foram discutidos os seguintes textos:
Gupta, Akhil, and Jessie Stoolman. 2022. “Decolonizing US
Anthropology.” American Anthropologist 124 (4): 778–99 (DOI).
Meneses, Maria. 2021. “Beyond Abyssal Thinking: The Deep Decolonization of the Studies on War and Violence in Contemporary Mozambique.” Tripodos, no. 51: 13–32 (DOI).
Ndlovu-Gatsheni, Sabelo J. 2018. “Rhodes Must Fall.” In Epistemic Freedom in Africa: Deprovincialization and Decolonization, edited by Sabelo J. Ndlovu-Gatsheni, 221–42. London & New York: Taylor & Francis (DOI).
Ribeiro, António Pinto. 2018. “Para Acabar de Vez com a Lusofonia”. Lusotopie 17 (2): 1-6 (link).
Conceções de pessoa: corpos, géneros, sexualidades, identidades 2
6 Março 2024, 20:00 • Antónia Pedroso de Lima
Conceções de pessoa: corpos, géneros, sexualidades, identidades