Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Antropologia
Departamento / Department
Departamento de Antropologia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
1. Fornecer conhecimentos sobre as principais metodologias etnográficas de pesquisa no terreno e as questões epistemológicas associadas; 2. Sensibilizar para questionamentos teóricos sobre procedimentos metodológicos no interior da disciplina 3. Estimular o pensamento crítico em torno de metodologias inovadoras recentes.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Apreender a relação entre as transformações sofridas pela antropologia ao longo do segunda metade do século XX e a inovação metodológica que caracterizou esse período; 2. Fornecer um fórum de discussão e debate colectivo entre os doutorandos sobre questões metodológicas adequadas aos seus projectos específicos; 3. Ter contacto com exemplos relevantes da renovação das estratégias metodológicas com respeito aos diferentes estilos e usos de 'métodos qualitativos' em geral; 4. Refinar a forma pela qual, nos projectos dos doutorandos, as propostas metodológicas irão ser enunciadas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução à UC: Programa e Proposta de Trabalho. Apresentações dos/das discentes e seus projetos. 2. A pesquisa em antropologia: questões epistemológicas e metodológicas nas experiências etnográficas 3. Da construção do projeto à escrita da tese: interrogações metodológicas e éticas 4. Itinerários teóricos da crítica pós-moderna à antropologia nativa: como descolonizar metodologias? 5. Pesquisas colaborativas e métodos participativos: interlocuções 6. Dos terrenos sob fogo 7. Abordagens biográficas e auto-etnografia 8. Antropologia para além do humano 9. Antropologia multimodal, métodos visuais e plataformas digitais 10. Ciberetnografia e etnografia digital 11 e 12. Ponto da Situação: Apresentações das propostas de ensaio final dos/das doutorandos/as.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos permitem simultaneamente uma discussão aprofundada das questões centrais da metodologia antropológica na sua história (OG1) e o modo como estas podem ser reconsideradas à luz de exemplos paradigmáticos de como as transformações teóricas e epistemológicas contemporâneas da disciplina têm conduzido a novas estratégias de investigação e análise (OG2, OG3). Os estudantes podem assim considerar as suas próprias estratégias metodológicas de acordo com a especificidade do tema da sua investigação e em termos adequados à reflexão contemporânea sobre a metodologia antropológica.
Avaliação / Assessment
Este semestre destina-se à elaboração de uma versão final da secção de 'Metodologias' dentro das propostas de projectos que serão avaliadas pelo Departamento para a passagem de cada doutorando ao 2º Ano do Curso. a) apresentação oral (15 min) da secção de 'Metodologia' do seu projecto (40%) b) versão escrita semi-final da mesma apresentação, incluindo no debate referências de metodologias recentes abordadas na UC (max. 8 pag.) (60%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As reuniões de seminário comportam, primordialmente, discussão e analise de: 1. Grandes tendências metodológicas na antropologia ao longo da segunda metade do século XX, bem como inovações recentes; 2. Técnicas e metodologias de investigação (seu uso e adequação a contextos específicos); 3. Atenção também será dedicada a aspectos da chegada e imersão do etnógrafo no terreno. As aulas dividem-se em aulas expositivas e de debate com convidados
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A bibliografia básica é adequada para a aprendizagem dos temas fundamentais do programa (OA3), a bibliografia complementar sendo um apoio para a pesquisa mais pormenorizada de alguns temas metodológicos (OA1). Os seminários permitirão contextualizar e esclarecer os aspectos estruturantes da metodologia antropológica na sua história (OA1). A realização de aulas tutoriais permitirão um acompanhamento pelo docente da evolução e eventuais dificuldades de aprendizagem dos doutorandos (0A2, OA4).
Observações / Observations
A Bibliografia poderá ser alargada durante o decurso do semestre, particularmente no que respeita a metodologias etnográficas resultantes do debate com convidados ou à inclusão de referências pertinentes relacionadas com os projectos específicos de cada doutorando/a. Estas alterações serão distribuídas aos estudantes, em tempo útil.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Nota: Não pretendendo ser exaustiva, esta bibliografia suplementar procura: (a) alargar o campo de referências sobre metodologias etnográficas, sobretudo sobre histórias de vida biográficas e entrevistas, e (b) fornecer um leque mínimo de textos-chave, quer sobre as metodologias etnográficas ditas clássicas (p. ex. observação participante, entrevistas, estudos de caso aprofundados), quer em torno de algumas alterações metodológicas e teóricas influentes desde os anos 1980. Leituras e pesquisas subsequentes, em cada texto, resultam num efeito de tipo bola-de-neve: as práticas metodológicas etnográficas desdobram-se, e aparecem afinidades interdisciplinares com metodologias em áreas científicas afins (cf. o entrelaçar em diversos textos de Denzin e Lincoln de metodologias qualitativas na sociologia, na antropologia e, ainda, noutras ciências sociais). Deve-se, assim, considerá-la como um mero instrumento. Como referido encima ('Processo de Ensino-aprendizagem'), raros são os textos que não se encontrem pelo menos numa das três bibliotecas especializadas que nos são próximas no ISCTE-IUL e no ICS. Note: While the following bibliography should not be seen as definitive, it proposes: (a) to enlarge the field of references concerning ethnographic methodology, particularly on biographical life-histories and interviews, and (b) to provide a minimal list of key texts about classic ethnographic methodology (participant observation, interviews, extended case-studies, etc.), as well as about some influential shifts in methodology and theory since the 1980's. Further reading and research, in each title, usually results in a snow-ball effect: ethnographic methodological practices flow into others, revealing interdisciplinary affinities (such as, for example, the interweaving of qualitative sociological, anthropological, and other social-scientific methodological angles in various articles by Denzin and Lincoln). It should be considered simply as an instrument. As mentioned above ('Teaching Methodology'), the vast majority of these texts are available in one or another of our three specialized libraries in ISCTE-IUL or the ICS. Anderson, Benedict 1991 [1983] Imagined Communities: Reflections on the Origin and Spread of Nationalism. Londres: Verso (Comunidades Imaginadas: Reflexões sobre a Origem e a Expansão do Nacionalismo, Lisboa: Edições 70, 2005; trad. Catarina Mira). Angrosino, Michael 2011 'Recontextualizing Observation: Ethnography, Pedagogy, and the Prospects for a Progressive Political Agenda' Denzin, N. e Y. Lincoln (orgs.) 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Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16