Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00100
Acrónimo :
00100
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Francês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
26.0h/sem
Trabalho Autónomo :
124.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


A UC está dividida em dois módulos: o primeiro visa fornecer instrumentos teóricos em torno dos grandes debates na antropologia contemporânea. Após uma sessão introdutória em torno dos grandes temas da antropologia contemporânea (Ortner), o bloco centra-se em questões - comparação e o método comparativo em antropologia; relações entre antropologia e etnografia, usos dos conceitos, análise antropológica e produção de conhecimento. O segundo módulo incide sobre questões fenomelógicas e pragmáticas à tradição metafisica subjacente ao projeto cientifico da modernidade, sobre o modo como este equacionou a relação entre as ciências e as humanidades e sobre o contributo que as categorias de pensamento das humanidades oferecem para pensar as estratégias e horizontes de pesquisa na antropologia.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta UC visa habilitar os estudantes a pensar criticamente a teoria e metodologia etnográfica a partir de uma perspectiva por um lado comparativa e crítica, por outro fenomenológica e hermenêutica.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1º módulo 1. A ANTROPOLOGIA HOJE. UM BALANÇO 2. RELAÇÕES ENTRE ANTROPOLOGIA E ETNOGRAFIA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. Teoria, etnografia e metodologia. Abordagem teórica e abordagem analítica. 3. USOS DA COMPARAÇÃO, CONCEITOS E PROCESSOS DE CATEGORIZAÇÃO Categorias, classificações e conceitos. Produção de conhecimento na antropologia. Módulo II O divórcio da ciência e das humanidades. A ars critica e o historicismo. Teorias românticas da interpretação. O dualismo metodológico das ciências sociais (Dilthey e Weber) Entre Viena e Cracóvia - a antropologia. Da epistemologia à ontologia - arte, mundo e verdade em Heidegger. A reabilitação da tradição humanística e das suas ideias centrais - Bildung, sensus-communis, juizo, gosto (Gadamer). A antropologia - entre o pragmatismo e a solidariedade. A antropologia e os seus possíveis leitores - a tese como texto.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


ver program

Avaliação / Assessment


A avaliação é continua e a assiduidade deve ser total. O ensaio tem uma ponderação de 80%. O ensaio (até 12 páginas)deverá estar centrado em torno de pelo menos 6 referências da bibliografia da UC.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas de exposição e de seminário dos temas teóricos selecionados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas e seminários permitem um contínuo aprofundamento crítico dos projectos de investigação fornecendo ferramentas teóricas e conceptuais.

Observações / Observations


N.A.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Hacking, I., “The Looping Effect of Human Kinds” i, 1996, D. Sperber, D. Premack & A. J. Premack (eds.), Causal Cognition. A Multidisciplinary Approach, Oxford, Clarendon Press, pp.351-383., Verde, F., Fechados no quarto de espelhos: o perspectivismo ameríndio e o ´jogo comum´ da antropologia., 2017, Anuário Antropológico 42 (1)., Ortner, S., “Theory in Anthropology since the Sixties”,, 1984, Comparative Studies in Society and History 26(1): 126-166, https://www.jstor.org/stable/178524 Ortner, S., “Dark Anthropology and Its Others: Theory since the Eighties”, 2016, HAU: Journal of Ethnographic Theory 6(1): 47–73., https://www.haujournal.org/index.php/hau/article/view/hau6.1.004 Ingold, T., “Anthropology is not ethnography”, 2008, Proceedings of the British Academy,154: 69-92., Ingold, T, “That’s enough about ethnography”,, 2014, HAU: Journal of Ethnographic Theory, 4(1): 383-395., https://www.haujournal.org/index.php/hau/article/view/hau4.1.021 Ingold, T., “Anthropology contra ethnography”,, 2017, HAU: Journal of Ethnographic Theory, 7(1): 21-26., https://www.haujournal.org/index.php/hau/article/view/hau7.1.005 BERLIN, I., 1979 - "The Divorce Between the Sciences and the Humanities", in Against the Current - essays in the history of ideas. Princeton University Press. por Joel Weinsheimer e Donald G. Marshall. London: Sheed & Ward, 1989. RORTY, Richard. 1979 "Pragmatism, Relativism, Irrationalism". In: _____. Consequences of Pragmatism. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1982. RORTY, R., 1998 - "Rationality and Cultural Difference", in Truth and Progress. Cambridge University Press. RORTY, R., 1991 - "Solidarity or Objectivity" & "On Ethnocentrism: A reply to Clifford Geertz", in Objectivism, in Relativism and Truth. Cambridge University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Fabian, J., “Cultural Anthropology and the question of knowledge”, 2012, The Journal of the Royal Anthropological Institute, 18(2): 439-453., https://www.jstor.org/stable/41507968 ABU-LUGHOD, L.,, “Writing Against Culture”,, 1991, Fox, R. (ed.), Recapturing Anthropology. Working in the Present, Santa Fe, School of American Research Press, 137-162., Descola, P., Beyond Nature and Culture, 2013, Chicago, The University of Chicago Press, 129-143., Oliveira. Pacheco de, “Uma Etnologia dos ‘Índios Misturados’? Situação Colonial, Territorialização e Fluxos Culturais”,, 2004, Oliveira, J. P. (ed.), A Viagem de Volta. Etnicidade, Política e Reelaboração Cultural no Nordeste Indígena, Rio de Janeiro, Contra Capa – Laced, 13-42., Candea, M., On two modalities of comparison in social anthropology”, 2016, L’Homme, 218(2), Van der Veer, “The Value of Comparison”, 2014, HAU: Journal of Ethnographic Theory 7(1), 2-13. Book symposium on The Value of Comparison, HAU 7 (1): 509-536., https://www.haujournal.org/vanderVeer_TheValueOfComparison_LHML_Transcript.pdf Figueiredo, G., Towards a pragmatist anthropology - objectivity, relativism, ethnocentrism, and intropathy., 2022, Anthropological Theory 22 (2)., Alexandre, R., Over the ruins of subjects: A critique of subjectivism in anthropological discourse, 2023, Anthropological Theory 23 (3), Fórum, “Forum. What is Analysis? Between Theory, Ethnography and Method”,, 2018, Social Analysis, 62(1): 1-30., COL, G da and GRAEBER D.,, “Foreword. The Return of Ethnographic Theory”,, 2011, HAU: Journal of Ethnographic Theory, 1(1): vi-xxxv., https://www.haujournal.org/index.php/hau/article/view/hau1.1.001 SCRUTON, R., 1997 - "On Humane Education", in The Aesthetic Understanding. Augustine's Press. VERDE, F., 2018 - "Fechados no Quarto de Espelhos - o perspectivismo ameríndio e o 'jogo comum' da antropologia", in Anuário Antropológico 2017. WACHTERHAUSER, Brice R. "Getting it Right: Relativism, Realism, and Truth". In: Dostal, Robert J. The Cambridge Companion to Gadamer. Cambridge: Cambrige University Press, 2002.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16