Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00101
Acrónimo :
00101
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
15.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
26.0h/sem
Trabalho Autónomo :
349.0
Horas de Trabalho Total :
375.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2015/2016

Pré-requisitos / Pre-Requisites


não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Construção de um projeto de investigação conducente a tese de doutoramento.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No fim da UC os estudantes deverão estar aptos a defender uma primeira versão do seu projeto de investigação de doutoramento, a ser aperfeiçoado no segundo semestre do primeiro ano do programa. OA1. Definir objeto e tema da investigação e principais hipóteses OA2. Fazer uma primeira versão do estado da arte relevante OA2. Definir metodologia e calendarização OA3. defender a originalidade e contributo do projeto

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: dada a natureza específica da UC, as aulas consistem na apresentação de sucessivas versões do projeto de pesquisa, feitas a partir da adpatação do formulário de candidaturas a projetos da FCT. Cada versão é discutida com o professor e reescrita para a sessão seguinte, seguindo os itens do formulário.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


As sessões de constante revisão do projeto conduzem à melhoria do mesmo, através de leituras e alterações sugeridas pelo docente, a partir das sugestões produzidas durante a apresentação das versões ao docente e aos colegas. Cada versão apresentada define com mais clareza e sustentação os objetivos de pesquisa do estudante.

Avaliação / Assessment


A avaliação é contínua, sendo imprescindível a assiduidade total (20%). A versão final do projeto é avaliada, constituindo a percentagem maior da avaliação (80%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Todas as aulas de Seminário (S), com intervenção do docente, apresentações individuais e discussões coletivas pelos alunos. Em cada sessão cada aluno apresenta as alterações introduzidas no projeto e discute-as com os colegas e o docente, identificando novas alterações necessárias, seguindo os itens do formulário de projetos. Antes da apresentação da última versão, o aluno, o professor e o orientador do aluno (se já estiver definido) reunem para avaliar a versão.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O trabalho de constante revisão e melhoria do projeto é o mais adequado para atingir o objetivo de conclusão de uma primeira versão do projeto de investigação para doutoramento.

Observações / Observations


O programa da UC mantém inalterado em relação ao ano anterior

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Dada a natureza da UC, não se aplica. Sugestões de leituras poderão ser feitas pelo professor considerando cada caso individual, bem como pelo orientador.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Due to the very specific nature of the course, it does not apply. reading suggestions may be made by the lecturer, according to each student's project - as well as by the supervisor.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16