Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00104
Acrónimo :
00104
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências para identificar e caracterizar tipos de sistemas de informação e as fases do seu desenvolvimento, utilizar a linguagem UML para a análise de sistemas de informação, utilizar o modelo relacional para fazer o desenho lógico e implementar um sistema de informação simples utilizando um Sistema de Gestão de Bases de Dados (SGBD).

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a: OA1. Identificar e caracterizar tipos de sistemas de informação e as fases do seu desenvolvimento; OA2. Identificar e utilizar as técnicas e metodologias utilizadas na análise de sistemas de informação, nomeadamente a linguagem UML; OA3. Identificar as técnicas utilizadas no desenho de sistemas de informação e utilizar o modelo relacional para fazer o desenho lógico; OA4. Implementar um sistema de informação utilizando um SGBD.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os principais conteúdos programáticos a abordar são: 1. Introdução aos Sistemas de Informação - Noção de sistema de informação. - Tecnologias de Informação. - Fases do processo de Desenvolvimento de Sistemas de Informação. - Técnicas utilizadas no processo de desenvolvimento de sistemas de informação. - Noção de modelo e sua importância no desenvolvimento de sistemas de informação. 2. Técnicas e Metodologias de Análise de Sistemas - Recolha e especificação de requisitos. - Modelação orientada por objetos. 3. Linguagem UML - Análise e desenho de Bases de Dados utilizando UML (Unified Modeling Language). 4. Desenho de Sistemas de Informação - Tipos de Bases de Dados e de SGBD (Sistemas de Gestão de Bases de Dados). - Modelos Lógicos. 5. Modelo Relacional - Conceitos e regras de integridade. - Transposição do diagrama de classes para o esquema relacional. 6. Implementação de sistemas de informação - Desenvolvimento de bases de dados utilizando um SGBD.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A interligação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: 1. Introdução aos Sistemas de Informação: contribui para o objetivo OA1 (Identificar e caracterizar tipos de sistemas de informação e as fases do seu desenvolvimento); 2. Técnicas e Metodologias de Análise de Sistemas e 3. Linguagem UML: contribuem para o objetivo OA2 ( Identificar e utilizar as técnicas e metodologias utilizadas na análise de sistemas de informação, nomeadamente a linguagem UML); 4. Desenho de Sistemas de Informação e 5. Modelo Relacional: contribuem para o objetivo OA3 (Identificar as técnicas utilizadas no desenho de sistemas de informação e utilizar o modelo relacional para fazer o desenho lógico); 6. Implementação de sistemas de informação: contribui para o objetivo OA4 (Implementar um sistema de informação utilizando um SGBD).

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: - Trabalho prático (40%) – trabalho em grupo, a entregar durante o período letivo; - Teste escrito individual (60%) – teste teórico/prático individual sem consulta, a realizar na 1ª época de avaliações. A média ponderada das notas dos elementos de avaliação (não inferior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação) constituirá a nota final deste regime. Exame Final (100%) – teste teórico/prático individual sem consulta, a realizar na 1ª época, 2ª época e Época Especial. Os alunos vão a exame final caso tenham optado por este regime ou não tenham obtido nota positiva na avaliação ao longo do semestre.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teórico-práticas em laboratório (2 x 1,5 horas por semana). Nas aulas serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos; 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo. 4. Trabalho Autónomo: Além da assiduidade às aulas espera-se do aluno um tempo de trabalho autónomo de cerca de 10 horas semanais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, a seguir apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, pois esta UC requer a aprendizagem de conceitos teóricos abrangendo os objectivos de aprendizagem OA1, OA2 e OA3; 2. Aulas Participativas: fundamentais para atingir todos os objetivos de aprendizagem; 3. Aulas Ativas: fundamentais para atingir os objetivos de aprendizagem OA2, OA3 e OA4; 4. Trabalho Autónomo: transversal a todos os objetivos de aprendizagem. O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objectivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: - Teste escrito individual: OA1, OA2, AO3, OA4 - Trabalho prático: OA2, OA3, AO4

Observações / Observations


Toda a documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos lecionados na unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Alturas, Bráulio (2022). Introdução aos Sistemas de informação Organizacionais, 2ª Edição, Edições Sílabo, ISBN: 978-972-618-740-0.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Booch, Grady; Rumbaugh, James & Jacobson, Ivar (2005). The Unified Modeling Language User Guide, 2nd Edition, Addison-Wesley, ISBN: 978-032-126-797-9. - Fowler, Martin (2004). UML Distilled: A Brief Guide to the Standard Object Modeling Language, 3rd Edition, Addison-Wesley, ISBN: 978-032-119-368-1. - Laudon, Kenneth C. & Laudon, Jane P. (2020). Management Information Systems: Managing the Digital Firm, 16th Edition, Pearson, ISBN 978-129-229-656-2. - McNurlin, Barbara; Sprague Jr., Ralph & Bui, Tung (2009). Information Systems Management, 8th Edition, Prentice Hall, ISBN: 978-013-243-715-8. - Nunes, Mauro & O'Neill, Henrique (2004). Fundamental de UML, 3ª Edição, FCA Editora, ISBN: 978-972-722-481-4. - O'Neill, Henrique; Nunes, Mauro & Ramos, Pedro (2010). Exercícios de UML, FCA Editora, ISBN: 978-972-722-616-0. - Ramos, Pedro Nogueira (2012). Desenhar Bases de Dados com UML, 2ª Edição, Edições Sílabo, ISBN: 978-972-618-474-4. - Schneider, Geri & Winters, Jason P. (2001). Applying Use Cases: a Practical Guide, 2nd Edition, Addison-Wesley, ISBN: 978-020-170-853-0.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-29