Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sistemas de Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2018/2019
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências para identificar e caracterizar tipos de sistemas de informação e as fases do seu desenvolvimento, utilizar a linguagem UML para a análise de sistemas de informação, utilizar o modelo relacional para fazer o desenho lógico e implementar um sistema de informação simples utilizando um SGBD.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a: 1. Identificar e caracterizar tipos de sistemas de informação e as fases do seu desenvolvimento; 2. Identificar e utilizar as técnicas e metodologias utilizadas na análise de sistemas de informação, nomeadamente a linguagem UML; 3. Identificar as técnicas utilizadas no desenho de sistemas de informação e utilizar o modelo relacional para fazer o desenho lógico; 4. Implementar um sistema de informação utilizando um SGBD.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Os principais conteúdos programáticos a abordar são: 1. Introdução aos Sistemas de Informação - Noção de sistema de informação. - Tecnologias de Informação. - Fases do processo de Desenvolvimento de Sistemas de Informação. - Técnicas utilizadas no processo de desenvolvimento de sistemas de informação. - Noção de modelo e sua importância no desenvolvimento de sistemas de informação. 2. Técnicas e Metodologias de Análise de Sistemas - Recolha e especificação de requisitos. - Modelação orientada por objectos. 3. Linguagem UML - Análise e desenho de Bases de Dados utilizando UML (Unified Modeling Language). 4. Desenho de Sistemas de Informação - Tipos de Bases de Dados e de SGBD (Sistemas de Gestão de Bases de Dados). - Modelos Lógicos. 5. Modelo Relacional - Conceitos e regras de integridade. - Transposição do diagrama de classes para o esquema relacional. 6. Implementação de sistemas de informação - Desenvolvimento de bases de dados utilizando um SGBD.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A interligação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: 1. Introdução aos Sistemas de Informação: OA1 2. Técnicas e Metodologias de Análise de Sistemas: OA2 3. Linguagem UML: OA2 4. Desenho de Sistemas de Informação: OA3 5. Modelo Relacional: OA3 6. Implementação de sistemas de informação: OA4
Avaliação / Assessment
Avaliação Contínua: - Teste escrito individual (60%) - teste teórico/prático individual sem consulta; - Trabalho prático (40%) - trabalho em grupo. A média ponderada das notas dos elementos de avaliação (não inferior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação) constituirá a nota final deste regime. Exame Final: Os alunos vão a exame final caso tenham optado por este regime ou não tenham obtido nota positiva na avaliação contínua.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas teórico-práticas em laboratório (3 x 2 horas por semana). Nas aulas serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos; 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo. 4. Trabalho Autónomo: Além da assiduidade às aulas espera-se do aluno um tempo de trabalho autónomo de cerca de 10 horas semanais.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, a seguir apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: OA1, OA2, OA3 2. Aulas Participativas: OA1, OA2, OA3, OA4 3. Aulas Ativas: OA2, OA3, OA4 4. Trabalho Autónomo: Transversal a todos os AO. O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de e os objectivos de aprendizagem. O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objectivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: - Teste escrito individual: OA1, OA2, AO3, OA4 - Trabalho prático: OA2, OA3, AO4
Observações / Observations
Toda a documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos leccionados na unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Alturas, Bráulio (2013). Introdução aos Sistemas de informação Organizacionais, Edições Sílabo, ISBN: 978-972-618-740-0.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Schneider, Geri & Winters, Jason P. (2001). Applying Use Cases: a Practical Guide, 2nd Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-020-170-853-0. - Ramos, Pedro Nogueira (2012). Desenhar Bases de Dados com UML, 2ª Edição, Edições Sílabo, 978-972-618-474-4. - Pereira, José Luís (1998). Tecnologias de Bases de Dados, 3ª Edição, FCA Editora, ISBN 978-972-722-143-1. - O'Neill, Henrique; Nunes, Mauro & Ramos, Pedro (2010). Exercícios de UML, FCA Editora, 978-972-722-616-0. - Nunes, Mauro & O'Neill, Henrique (2004). Fundamental de UML, 7ª Edição, FCA Editora, ISBN 978-972-722-481-4. - McNurlin, Barbara; Sprague Jr., Ralph & Bui, Tung (2009). Information Systems Management, 8th Edition, Prentice Hall, ISBN 978-013-243-715-8. - Laudon, Kenneth & Laudon, Jane (2009). Management Information Systems, 11th Edition, Prentice Hall, ISBN 978-013-607-846-3. - Fowler, Martin (2004). UML Distilled: A Brief Guide to the Standard Object Modeling Language, 3rd Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-032-119-368-1. - Date, Christopher J. (2004). An introduction to Database Systems, 8th Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-032-119-784-9. - Booch, Grady; Rumbaugh, James & Jacobson, Ivar (2005). The Unified Modeling Language User Guide, 2nd Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-032-126-797-9.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16