Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sistemas de Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Domínio básico da leitura de inglês.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular (UC) visa capacitar os estudantes a identificar e a resolver os desafios de planeamento e gestão estratégica dos sistemas de informação das organizações. Assume-se que o planeamento e a gestão dos sistemas de informação eficaz, requer o uso de técnicas e métodos adequados para cada estratégia de negócio da organização. Algumas dessas técnicas e métodos implicam uma compreensão alargada do processo de planeamento, gestão, controlo, monitorização, avaliação de riscos e gestão orçamental. Serão usados modelos formais de planeamento, de análise do meio envolvente das tecnologias de informação, técnicas de avaliação de ativos informáticos e metodos de gestão, avaliação de riscos, monitorização, avaliação financeira de projectos em TI e contratação. Após terem frequentado a UC os alunos estão aptos a desenvolver todas as etapas do planeamento estratégico de Sistemas de informação nas organizações.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Nesta UC pretende-se fazer uma introdução às TIC centrada na necessidade de proceder ao seu alinhamento estratégico com os objectivos e estratégia de negócio. Pretende-se ainda que os formandos conheçam as principais etapas do ciclo de vida da implementação de SI. Pretende-se assim que os alunos fiquem aptos a: OA1. Reconhecer as implicações da introdução de TIC na estrutura organizacional; OA2. Conhecer metodologias de Planeamento Estratégico de Sistemas de informação; OA3. Compreender a necessidade de integrar/articular as TIC´s com a estratégia do negócio; OA4. Dominar um conjunto de técnicas e ferramentas usadas na gestão das TIC e na análise das empresas e meio envolvente; OA5. Conhecer modelos conceptuais de planeamento estratégico de sistemas de informação; OA6. Analisar e avaliar riscos; OA7. Definir objectivos e KPIs; OA8. Utilizar técnicas de avaliação de projectos; OA9. Elaborar um orçamento de projeto OA10. Conhecer os princípios da contratação e gestão de projectos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Os principais conteúdos programáticos a abordar são: CP1. Planeamento e gestão estratégica; CP2. Introdução ao planeamento e gestão das TIC nas organizações; CP3. Inovação tecnologia e organizacional; CP4. Técnicas e modelos de referência de análise do meio ambiente dos sistemas de informação; CP5. Metodologias de Planeamento Estratégico de SI/TIC; CP6. Análise Swot e Canvas; CP7. Análise e Desenho Organizacional; CP8. Técnicas de avaliação do portfólio de sistemas de informação CP9. Controlos, avaliação de risco e definição de KPIs; CP10. Análise custo/Beneficio; CP11. Contratação e implementação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os CP1 e CP2 estão associados ao OA1 “Reconhecer as implicações das TIC na estrutura organizacional”, enquanto os CP2 estão associados ainda ao OA2 “Conhecer metodologias de Planeamento Estratégico (PE) de SI”. O CP3 associa-se ao OA3 “Compreender a necessidade de integrar/articular as TIC´s com a estratégia do negócio”. Os CP4 estão associados ao OA4 “Dominar técnicas e ferramentas usadas na gestão das TIC e na análise das empresas e meio envolvente”, enquanto os CP5 e CP6 estão associados ao OA4, mencionado, e ao OA5 “Conhecer modelos conceptuais de PE de SI”. Os CP7 estão também associados ao OA5 supramencionado e os CP8 relacionam-se com o OA6 “Analisar e avaliar riscos”. O CP9 está associado ao OA7 “Definir objectivos e KPIs e o CP10 relaciona-se com o o OA8 e o OA9 que se referem a “Utilizar técnicas de avaliação de projectos” e “Elaborar um orçamento de projeto”, respectivamente. O CP11 está associado ao OA10 “Conhecer os princípios da contratação e gestão de projectos”.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: -Participação em aula (10%): Avalia a presença, incluindo a presença obrigatória em 75% das aulas, envolvimento e contributos individuais dos estudantes nas discussões e em atividades práticas. -Trabalho em grupo (40%): Os estudantes são organizados em grupos de até 5 elementos, constituídos de forma aleatória, com apoio do/a docente. As atividades em grupo incidem no desenvolvimento de um plano estratégico de um negócio suportado por sistemas de informação aplicando os métodos e os conteúdos aprendidos. Apresentação e discussão do trabalho ocorre na penúltima aula do semestre. -Teste escrito individual (50%): Teste teórico/prático individual sem consulta, realizado na última aula. A média ponderada das notas dos elementos de avaliação (não inferior a 8 valores em cada elemento de avaliação) constituirá a nota final deste regime, que, sendo maior ou igual a 10 valores, dispensará o aluno de exame. Exame: -Prova escrita(100%) teste teórico prático individual sem consulta, com nota mínima de 8 valores – 1ª época, 2ª época e Época Especial. A época especial é reservada a casos especiais previstos no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC), Artigo 14.º Época especial: https://www.iscte-iul.pt/conteudos/estudantes/informacao-academica/regulamentos-formularios/1025/regulamentos
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia adotada integra a teoria e a prática da atividade comunicativa em contexto colaborativo académico e profissional. A primeira aula expositiva proporciona as bases teóricas sobre o planeamento e a gestão estratégica das organizações bem como o papel dos sistemas de informação nas suas diferentes componentes tecnológicas. As aulas seguintes envolvem discussões em grupo, exercícios práticos de observação, interpretação e análise de casos, incentivando a análise crítica, o desenvolvimento e a aplicação progressiva das competências adquiridas. As atividades individuais de avaliação incluem a participação em aula e visam avaliar a aplicação dos conhecimentos e das competências desenvolvidas ao longo da UC. A estrutura da UC promove uma aprendizagem experiencial, permitindo aos estudantes, não apenas a compreensão teórica, mas também a aquisição de competências para o desenvolvimento de planos e ações tecnológicas alinhadas com os objetivos estratégicos das organizações. Aulas teórico-práticas (2 x 1,5 horas por semana). Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros de referência; 2. Participativas, com análise e discussão de situações reais organizacionais; 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo e apresentação e discussão em sala. 4. Trabalho Autónomo: Além da assiduidade às aulas espera-se do aluno um tempo de trabalho autónomo de cerca de 12,5 horas semanais.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Ainda que tenha alguma componente expositiva, a metodologia de ensino-aprendizagem centra-se essencialmente em aulas teórico-práticas, estruturadas de acordo com os objetivos da UC, envolvendo nomeadamente: Discussões em Grupo: As discussões em grupo facilitam e incentivam a colaboração entre os estudantes. Nestas sessões, os estudantes terão a oportunidade de debater o planeamento e a gestão estratégica no contexto dos sistemas de informação, aplicar teorias, técnicas e métodos para explorar diferentes perspetivas de soluções tecnológicas de acordo com o tipo de organização e estratégia de negócio respectivo. Exercícios Práticos: Os exercícios práticos, tanto individuais quanto em grupo, oferecem desafios aos estudantes, para que possam desenvolver competências para a definição de um plano estratégico de sistemas de informação, com planos de ações adequados, objetivos, riscos e viabilidade financeira por meio da Comunicação Oral e Escrita. Atividades Individuais e em Grupo Utilizar os conhecimentos adquiridos para compreender o papel das tecnologias de informação no plano estratégico das organizações, a escolha de estratégias e táticas com recurso a sistemas de informação para encontrar soluções de futuro alinhadas com os planos de negócio das organizações. O Trabalho Autónomo Individual final (Relatório descritivo das atividades realizadas pelo/a estudante; apreciação dos seus contributos específicos no trabalho de grupo, e contributos dos colegas de equipa) Permite analisar as ações realizadas durante as atividades, com os resultados alcançados, as lições aprendidas e as dificuldades encontradas. Permite uma análise objetiva do que foi feito, comparando os resultados obtidos com os objetivos propostos inicialmente, identificando sucessos, falhas e áreas de estudos futuros. Documentar as experiências adquiridas durante a realização das atividades, contribuindo para o aprimoramento de projetos ou processos futuros. As metodologias de ensino (ME) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, a seguir apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: OA1 a OA10 2. Aulas Participativas: OA2 a OA10 3. Aulas Ativas: OA2 a OA10 4. Trabalho Autónomo: Transversal a todos os OA. O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de e os objectivos de aprendizagem. O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objectivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: - Teste escrito individual: OA1 a OA10 - Trabalho prático: OA1 a OA10
Observações / Observations
Parte da documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos leccionados na unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning (Moodle).
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Pearlson, K. E., & Saunders, C. S. (2009). Strategic management of information systems. Ribeiro, G. C., Oliveira, K. K. S., & Souza, R. A. C. (2021). DSI strategy canvas: Modelling the digital social innovation strategy. Journal of Social Entrepreneurship, 1-29. - Michelle, O., & Wijaya, A. F. (2020). Strategic planning for IS/IT using ward and peppard at Maman Elektronik Sokaraja. INTENSIF: Jurnal Ilmiah Penelitian dan Penerapan Teknologi Sistem Informasi, 4(2), 272-282. - Alawamleh, H. A., ALShibly, M. H. A. A., Tommalieh, A. F. A., Al-Qaryouti, M. Q. H., & Ali, B. J. (2021). The challenges, barriers and advantages of management information system development: Comprehensive review. Academy of Strategic Management Journal, 20(5), 1-8. - Stonehouse, G., & Snowdon, B. (2007). Competitive advantage revisited: Michael Porter on strategy and competitiveness. Journal of Management Inquiry, 16(3), 256-273.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Kaplan, Robert & Norton, David (2006). Alignment: Using the Balanced Scorecard to Create Corporate Synergies. Harvard Business School Press, ISBN-13: 978-1591396901. - Siebel, T. M. (2019). Digital transformation: survive and thrive in an era of mass extinction. RosettaBooks. - Papke-Shields, K. E., & Boyer-Wright, K. M. (2017). Strategic planning characteristics applied to project management. International Journal of Project Management, 35(2), 169-179. - Luftman, J., Lyytinen, K., & ben Zvi, T. (2017). Enhancing the measurement of information technology (IT) business alignment and its influence on company performance. Journal of Information Technology, 32(1), 26-46. - Kaplan, R. S., & Norton, D. P. (1996). Using the balanced scorecard as a strategic management system. - Rabetino, R., Kohtamäki, M., & Federico, J. S. (2021). A (re) view of the philosophical foundations of strategic management. International Journal of Management Reviews, 23(2), 151-190. - Kitsios, F., & Kamariotou, M. (2021). Artificial intelligence and business strategy towards digital transformation: A research agenda. Sustainability, 13(4), 2025. - Bican, P. M., & Brem, A. (2020). Digital business model, digital transformation, digital entrepreneurship: Is there a sustainable “digital”?. Sustainability, 12(13), 5239. - Cassidy, A. (2016). A practical guide to information systems strategic planning. CRC press. - John Ward, Joe Peppard, Strategic Planning for Information Systems, 3rd edition, John Wiley and Sons, 2002. - Martins, António G., 2009, “Da origem do conhecimento à inovação organizacional”, Economia Global e Gestão, Vol. V, 1-2/00, AEDG, ISCTE
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-30