Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sistemas de Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Sem requisitos.
Objetivos Gerais / Objectives
A presente UC pretende dar aos alunos uma visão integrada e crítica dos processos de transformação digital nas organizações, potenciados e concretizados através das tecnologias de informação e de gestão do conhecimento. Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências que permitam vir a integrar componentes technologicas no desenvolvimento do seu projecto ou proposta de investigação
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Perceber a problemática da transformação digital nas organizações; OA2. Conhecer modelos de orientação da transformação digital; OA3. Conhecer modelos, métodos e tecnologias selecionadas no ciclo de transformação digital; OA4. Posicionar Blockchain, Gestão de Conhecimento (KM), Modelação de Processos de Negócio (BPM), ITIL como facilitadores de transformação digital.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Os principais conteúdos programáticos a abordar são: CP1. Transformação Digital (príncipios e modelos) CP2. DT Cases CP3. Gestão do Conhecimento (KM): conceitos e dimensões essenciais; CP4. Gestão de Processos de Negócio e Modelação: BPMN; CP5. Gestão de Serviços de SI/TI: framework ITIL; CP6. Blockchain
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A interligação entre os conteúdos programáticos (CP) e os objectivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: OA1 - CP1, CP2 OA2 - CP1, CP2 OA3 - CP3, CP3, CP4, CP5, CP6 OA3 - CP2, CP3, CP4, CP5, CP6
Avaliação / Assessment
Avaliação Contínua: - Trabalho em grupo (40%) escrito + apresentação oral; - Teste escrito individual (50%) - final do semestre; - Participação (10%). Nota final : média ponderada destas notas (>=8 valores em cada elemento de avaliação) (bónus por realização de cursos online - MOOC - relacionados com os temas da UC) Exame Final: Os alunos pode, realizar exame final caso tenham optado por este regime ou não tenham obtido nota positiva na avaliação contínua.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas teórico-práticas (2 x 1,5 horas por semana). Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros de referência; 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo selecionados. 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais/grupo e apresentação/discussão em sala. 4. Trabalho Autónomo: Além da assiduidade às aulas espera-se do aluno um tempo de trabalho autónomo de cerca de 8 horas semanais.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, a seguir apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: OA1 e OA3 2. Aulas Participativas: OA2 a OA4 3. Aulas Ativas: OA1 a OA5 4. Trabalho Autónomo: Transversal a todos os OA. O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de e os objectivos de aprendizagem. O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objectivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: - Teste escrito individual: OA1 a OA4 - Trabalho prático: OA1 a OA4
Observações / Observations
Toda a documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos lecionados na unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning. São recomendados cursos online abertos e gratuitos para realização pelos alunos. (incluidos na bibliografia) Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de lecionação e avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário
Bibliografia Principal / Main Bibliography
(4) Impact from Digital Transformation - EIT Digital (3) Digital Transformation - Indian School of Business; (2) Digital Business Models - Lund Univ; (1) Digital Transformation - Univ of Virginia; Coursera: (free) cases on Digital Transformation Henriques, Telmo. (2019). Gestão de Sistemas de Informação: frameworks, modelos e processos. FCA Editora, Lisboa Dumas, M., La Rosa, M. , Mendling, J. and Reijers, H.A. (2018). Fundamentals of Business Process Management, 2nd Edition. Springer. Becerra-Fernandez, I, and Sabherwal, R. (2015). Knowledge Management Systems and Processes, 2nd Edition. Routledge. USA Rogers, D. L. (2016) The Digital Transformation Playbook, Columbia Business School Publishing, 2016
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Online free MOOC - Blockchain (101Blockchains) The Stationery Office. (2007). ITIL Service Strategy | Design | Transition | Operation | Continuous Service Improvement . The Stationery Office. Norwich, UK. The Stationery Office. (2012). An Introductory Overview of ITIL 2011. The Stationery Office. Norwich, UK. Nonaka, I., & Takeuchi, H. (1995). The Knowledge-Creating Company: How Japanese Companies Create the Dynamics of Innovation, OUP USA. Laudon, K. and Laudon, J. (2016). Management Information Systems: Managing the Digital Firm, 16th edition. Pearson Education Limited. London IIBA. (2009). A guide to the business analysis body of knowledge, version2.0. International Institute of Business Analysis. Toronto, Canada. Westerman, G., Bonnet, D., McAfee A (2014) Leading digital : turning technology into business transformation , Harvard Business Review Press
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16