Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sistemas de Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Domínio básico da leitura de inglês.
Objetivos Gerais / Objectives
'Esta Unidade Curricular (UC) pretende dar aos alunos uma visão abrangente da gestão das tecnologias de informação e do conhecimento, integrando aspectos essenciais associados às “melhores práticas” da gestão de SI/TI (ITIL, CMMI e COBIT), da gestão de processos de negócio e da gestão do conhecimento. Após terem frequentado a UC os alunos estão aptos a perceber a problemática da Transformação Digital e do Conhecimento nas organizações e conhecer os modelos de orientação e tecnologias associadas ao ciclo de transformação digital nas suas dimensões essenciais ligados à Modelação de Processos de Negócio (BPM), bem como as necessidades e requisitos para os SI/TI em "Cloud" ou "On-premise" de suporte ao negócio e o qual a importância da tecnologia Blockchain. Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências que permitam vir a integrar estas vertentes no desenvolvimento do seu projecto ou proposta de investigação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Nesta UC pretende-se fazer uma introdução das tecnologias de informação e de gestão do conhecimento, centrada numa visão integrada e crítica de soluções de transformação digital alinhadas com os objetivos das organizações e em práticas de referência internacional. Pretende-se ainda que os estudantes conheçam referências de gestão e governo das TICs e as técnicas e métodos enquadradas no ciclo de vida do desenvolvimento dos SI. Pretende-se assim que os alunos fiquem aptos a: OA1. Perceber a problemática da Gestão do Conhecimento e as suas dimensões essenciais; OA2. Conhecer aspectos essenciais ligados à Modelação de Processos de Negócio (BPM); OA3. Conhecer alguns dos principais modelos e corpos normativos de referência associados à área dos SI/TI ; OA4. Apresentar o ITIL, CMMI e COBIT enquanto modelos globais dos processos de SI/TI; OA5. Apresentar Arquiteturas de SI, Cloud e Blockchain.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Os principais conteúdos programáticos (CP) a abordar são: Os principais conteúdos programáticos a abordar são: CP1. Gestão do Conhecimento: conceitos e dimensões essenciais; CP2. Gestão de Processos de Negócio e linguagem de Modelação BPM; CP3. Visão global dos principais modelos e normativos de referência na área dos SI/TIs; CP4. Gestão de Serviços de SI/TI e o framework CMMI, ITIL e COBIT: constelações, processos e níveis de maturidade; CP5. Arquiteturas de SI, Cloud e Blockchain.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos teóricos CP1 encontram-se associados ao OA1 que refere “Perceber a problemática da Gestão do Conhecimento e as suas dimensões essenciais”, enquanto os CP2 se associam ao OA2 relativo a “Conhecer aspectos essenciais ligados à Modelação de Processos de Negócio (BPM)”. Já o CP3 se relaciona com o OA3 que refere “Conhecer alguns dos principais modelos e corpos normativos de referência associados à área dos SI/TI” e o CP4 está associado ao OA4 relativo a “Apresentar o ITIL, CMMI e COBIT enquanto modelos globais dos processos de SI/TI”. Finalmente o CP5 diz respeito ao OA5. “Apresentar Arquiteturas de SI, Cloud e Blockchain.”
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: -Participação em aula (10%): Avalia a presença, incluindo a presença obrigatória em 75% das aulas, envolvimento e contributos individuais dos estudantes nas discussões e em atividades práticas. -Trabalho em grupo (40%): Os estudantes são organizados em grupos de até 5 elementos, constituídos de forma aleatória, com apoio do/a docente. As atividades em grupo incidem no desenvolvimento dos casos/exercícios em aula aplicando os métodos e os conteúdos aprendidos. Apresentação e discussão do trabalho ocorre na penúltima aula. -Teste escrito individual (50%): Teste teórico/prático individual sem consulta, realizado na última aula. A média ponderada das notas dos elementos de avaliação (não inferior a 8 valores em cada elemento de avaliação) constituirá a nota final deste regime, que, sendo maior ou igual a 10 valores, dispensará o aluno de exame final. Exame Final: -Prova escrita(100%) teste teórico prático individual sem consulta, com nota mínima de 8 valores – 1ª época, 2ª época e Época Especial. A época especial é reservada a casos especiais previstos no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC), Artigo 14.º Época especial: https://www.iscte-iul.pt/conteudos/estudantes/informacao-academica/regulamentos-formularios/1025/regulamentos
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia adotada integra a teoria e a prática da atividade comunicativa em contexto colaborativo académico e profissional. As primeiras aulas expositivas proporcionam as bases teóricas sobre a importância da Gestão de Tecnologia de Informação e do Conhecimento para as organizações bem como a aplicação das técnicas, métodos e ferramentas de gestão de processos de negócio e sua modelação, além da introdução aos principais modelos de Gestão de Serviços de SI/TI, framework CMMI, ITIL e COBIT. As aulas seguintes envolvem discussões em grupo, exercícios práticos de observação, interpretação e análise de casos, incentivando a análise crítica, o desenvolvimento e a aplicação progressiva das competências adquiridas. As atividades individuais de avaliação incluem a participação em aula e visam avaliar a aplicação dos conhecimentos e das competências desenvolvidas ao longo da UC. A estrutura da UC promove uma aprendizagem experiencial, permitindo aos estudantes, não apenas a compreensão teórica, mas também a aquisição de competências para posicionar a gestão de TI e do Conhecimento alinhadas com os objetivos das organizações. Aulas teórico-práticas (2 x 1,5 horas por semana). Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros de referência; 2. Participativas, com análise e discussão de situações reais organizacionais; 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo e apresentação e discussão em sala. 4. Trabalho Autónomo: Além da assiduidade às aulas espera-se do aluno um tempo de trabalho autónomo de cerca de 12,5 horas semanais.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Ainda que tenha alguma componente expositiva, a metodologia de ensino-aprendizagem centra-se essencialmente em aulas teórico-práticas, estruturadas de acordo com os objetivos da UC, envolvendo nomeadamente: Discussões em Grupo: As discussões em grupo facilitam e incentivam a colaboração entre os estudantes. Nestas sessões, os estudantes terão a oportunidade de analisar, debater e desenhar soluções no contexto dos sistemas de informação, aplicar teorias, técnicas e métodos para explorar diferentes perspetivas de soluções tecnológicas de acordo com o tipo de organização e estratégia de negócio respectivo. Exercícios Práticos: Os exercícios práticos, tanto individuais quanto em grupo, oferecem desafios aos estudantes, para que possam desenvolver competências para a implementação de processos e metodos de gestão e governo dos TICs, com técnicas e métodos reconhecidos internacionalmente e aplicados em projetos de transformação digital nas organizações. Atividades Individuais e em Grupo Utilizar os conhecimentos adquiridos para propor processos e atividades de suporte às actividades das organizações, aplicando técnicas e métodos que melhorem a eficiência dos sistemas de informação. O Trabalho Autónomo Individual final (Relatório descritivo das atividades realizadas pelo/a estudante; apreciação dos seus contributos específicos no trabalho de grupo, e contributos dos colegas de equipa) Permite analisar as ações realizadas durante as atividades, com os resultados alcançados, as lições aprendidas e as dificuldades encontradas. Permite uma análise objetiva do que foi feito, comparando os resultados obtidos com os objetivos propostos inicialmente, identificando sucessos, falhas e áreas de estudos futuros. Documentar as experiências adquiridas durante a realização das atividades, contribuindo para o aprimoramento de projetos ou processos futuros. As metodologias de ensino (ME) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, a seguir apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: OA1 a OA2 2. Aulas Participativas: OA2 a OA5 3. Aulas Ativas: OA2 a OA5 4. Trabalho Autónomo: Transversal a todos os OA. O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de e os objectivos de aprendizagem. O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objectivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: - Teste escrito individual: OA1 a OA5 - Trabalho prático: OA1 a OA5
Observações / Observations
A documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos lecionados na unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning (Moodle).
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Dumas, M., La Rosa, M. , Mendling, J. and Reijers, H.A. (2018). Fundamentals of Business Process Management, 2nd Edition. Springer. - Henriques, Telmo. (2019). Gestão de Sistemas de Informação: frameworks, modelos e processos. FCA Editora, Lisboa. - Migdadi, M. M. (2021). Knowledge management, customer relationship management and innovation capabilities. Journal of Business & Industrial Marketing, 36(1), 111-124. - Nonaka, I., & Takeuchi, H. (1995). The Knowledge-Creating Company: How Japanese Companies Create the Dynamics of Innovation. Oxford University Press, USA. - Manesh, M. F., Pellegrini, M. M., Marzi, G., & Dabic, M. (2020). Knowledge management in the fourth industrial revolution: Mapping the literature and scoping future avenues. IEEE Transactions on Engineering Management, 68(1), 289-300. -Shannak, R., Masa’deh, R., & Akour, M. (2012). Knowledge management strategy building: Literature review. European Scientific Journal, 8(15), 143-168.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
-Rusman, A., Nadlifatin, R., & Subriadi, A. P. (2022). Information system audit using COBIT and ITIL framework: literature review. Sinkron: jurnal dan penelitian teknik informatika, 6(3), 799-810. - Chrissis, M., Konrad, M. and Shrum, S. (2011). CMMI for Development: Guidelines for Process Integration and Product Improvement, 3rd Edition. Pearson Education. Boston, MA. - Becerra-Fernandez, I, and Sabherwal, R. (2015). Knowledge Management Systems and Processes, 2nd Edition. Routledge. USA. - Berniak-Woźny, J., & Szelągowski, M. (2022). Towards the assessment of business process knowledge intensity – a systematic literature review. Business Process Management Journal, 28(1), 40-61. - Laudon, K. and Laudon, J. (2016). Management Information Systems: Managing the Digital Firm, 14th edition. Pearson Education Limited. London - Khan, M., Ali, I., Mehmood, W., Nisar, W., Aslam, W., Shafiq, M., & Choi, J. G. (2021). CMMI Compliant Modernization Framework to Transform Legacy Systems. Intelligent Automation & Soft Computing, 27(2). - Van Bon, J., De Jong, A., Kolthof, A., Pieper, M., Tjassing, R., Van Der Veen, A., & Verheijen, T. (2008). Foundations of IT Service Management Based on ITIL® (Vol. 3). Van Haren. - The Stationery Office. (2012). An Introductory Overview of ITIL 2011. The Stationery Office. Norwich, UK. - Al-Ashmoery, Y., Haider, H., Haider, A., Nasser, N., & Al-Sarem, M. (2021, December). Impact of IT service management and ITIL framework on the businesses. In 2021 International Conference of Modern Trends in Information and Communication Technology Industry (MTICTI) (pp. 1-5). IEEE. - IIBA. (2009). A guide to the business analysis body of knowledge, version2.0. International Institute of Business Analysis. Toronto, Canada. - Westerman, G., Bonnet, D., McAfee A (2014) Leading digital : turning technology into business transformation , Harvard Business Review Press
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-31