Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências e Tecnologias da Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Ter conhecimentos básicos, como utilizador, em Informática (programação, sistemas de informação).
Objetivos Gerais / Objectives
A presente UC pretende dar aos alunos uma visão abrangente do uso das tecnologias e sistemas de informação no contexto das organizações e na sociedade. Esta UC inclui a apresentação de seminários em áreas importantes da aplicação de sistemas de informação, para que os estudantes conheçam melhor não só as tecnologias atuais, mas, igualmente, os desafios de desenvolvimento e implementação da transformação digital nas organizações. São apresentadas e exemplificadas várias ferramentas de ?low-code / no-code platform?, consideradas como aceleradoras para o desenvolvimento de soluções de sistemas de informação, sendo esperado que os estudantes: a) adquiram os conhecimentos (teóricos e práticos) essenciais para desenvolver aplicações escrevendo o mínimo de código, através de ferramentas como Power Apps, Power BI, Outsystem ou Wordpress; b) desenvolvam uma solução - blog, aplicação web ou plataforma digital - sobre uma temática escolhida, acompanhada de um relatório técnico.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Conhecer as problemáticas das organizações na utilização das tecnologias de informação como fator de diferenciação, modernidade e competitividade no mundo digital. OA2. Discutir a utilização dos sistemas de informação na transformação digital e saber identificar os respectivos benefícios e riscos da sua aplicação. OA3. Conhecer os desafios e princípios de desenvolvimento acelerado, suportados em ferramentas de ?low-code / no-code platform?. OA4. Identificar os conceitos de DevOps, práticas e processos que visam acelerar e automatizar aspectos dos processos de desenvolvimento, testes e lançamento de software. OA5. Saber como desenvolver aplicações com suporte a ferramentas de ?low-code / no-code platform?, tais como o Power Apps, PowerBI, Outsystem ou Wordpress. OA6. Programar uma solução informática sobre uma determinada temática numa ferramenta de ?low-code / no-code platform?. OA7. Apresentação e defesa de uma aplicação desenvolvida em ?low-code / no-code platform?.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Os principais conteúdos programáticos a abordar são: 1. Visão global dos principais problemas das organizações e das tecnologias disruptivas. 2. Noções sobre as tendências tecnológicas e os desafios das organização nos processos da transformação digital. 3. Reflexão sobre os desafios de desenvolvimento acelerado suportado em ferramentas de ?low-code / no code platform?. 4. Aspectos importantes sobre as práticas e os processos principais de DevOps. 5. Orientação sobre os métodos a adotar no desenvolvimento acelerado de software ?low-code / no-code platform?. 6. Desenvolvimento de uma solução de aplicação ou sistema de informação com software ?low-code / no code platform?. 7. Apresentação e discussão da solução informática implementada com com software ?low-code / no-code platform?.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A interligação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: 1. Visão global dos principais problemas das organizações e das tecnologias disruptivas: OA1; 2. Noções sobre as tendências tecnológicas e os desafios das organização nos processos da transformação digital: OA2; 3. Reflexão sobre os desafios de desenvolvimento acelerado suportado em ferramentas de “low-code / no code platform”: OA3; 4. Aspectos importantes sobre as práticas e os processos principais de DevOps: OA4; 5. Orientação sobre os métodos a adotar no desenvolvimento acelerado de software “low-code / no-code platform”: OA5; 6. Desenvolvimento de uma solução de aplicação ou sistema de informação com software “low-code / no code platform”: OA6; 7. Apresentação e discussão da solução informática implementada com com software “low-code / no-code platform”: OA6 e OA7
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: Projecto individual constituído por dois componentes: 1) Desenvolvimento de uma solução informática para a web com software “low-code / no code platform” (60%) – avaliação intercalar; 2) Relatório técnico com apresentação e descrição dos objetivos das funções da solução informática implementada (40%) – avaliação intercalar (última semana de aulas). Nesta unidade curricular de seminário a avaliação é somente por projecto. Não há avaliação por exame.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas de seminário (teórico-práticas 2 x 1,5 horas por semana). Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros de referência; 2. Participativas, com análise e discussão de situações reais em organizações / empresas; 3. Ativas, com realização de projectos e respectiva apresentação e discussão. 4. Trabalho Autónomo: Além da assiduidade às aulas espera-se do aluno um tempo de trabalho autónomo de cerca de 12,5 horas semanais.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, a seguir apresentam-se as interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: OA1, OA2 2. Aulas Participativas: OA3 a OA4 3. Aulas Ativas: OA3 a OA7 4. Trabalho Autónomo: OA1 a OA7. O Planeamento de Unidade Curricular (PUC) evidencia a relação entre os métodos pedagógicos e os objectivos de aprendizagem. Alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objectivos de aprendizagem: - Projecto: OA1 a OA7
Observações / Observations
Toda a documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos lecionados na unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Talesra, K., & Nagaraja, G. S. (2021). Low-Code Platform for Application Development. International Journal of Applied Engineering Research, 16(5), 346-351. Prakash, P. S. (2022). Introduction: Microsoft Power Apps. In Power Platform and Dynamics 365 CE for Absolute Beginners (pp. 1-27). Apress, Berkeley, CA. Portela, F., & Queirós, R. (2018). Introdução ao Desenvolvimento Moderno Para a Web. Lisboa: FCA. Barker, D. (2016). Web Content Management: Systems, Features and Best Practices. O?Reilly.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Vial, G. (2021). Understanding digital transformation: A review and a research agenda. Managing Digital Transformation, 13-66. Souli, A., Hellal, A., Bashour, R., & Kharaz, A. (2015). Impact of loads on power flow in power systems using PowerApps and ETAP. Przegl?d Elektrotechniczny, 91(7), 120-123. Shahi, C., & Sinha, M. (2020). Digital transformation: challenges faced by organizations and their potential solutions. International Journal of Innovation Science. Rogers, D. L. (2017). Digital transformation. Practical guide. Moscow: publishing group? Tochka. Ribeiro, C. S. (2022). Desenvolvimento de Soluções com Integração dos serviços da Microsoft Power Platform (Doctoral Thesis). Ravera, C. (2021). Digitalization of KPI evaluation with the Microsoft Power Platforms: case study in Tetra Pak. Pereira, A., & Poupa, C. (2018). Linguagens Web (5ª ed.). Lisboa: FCA. Martins, R., Caldeira, F., Sa, F., Abbasi, M., & Martins, P. (2020, October). Na overview on how to develop a low-code application using OutSystems. In 2020 International Conference on Smart Technologies in Computing, Electrical and Electronics (ICSTCEE) (pp. 395-401). IEEE. Laudon, C., & Laudon, J. (2019). Management Information Systems: Managing the Digital Firm - Global Edition (16th Edition). London: Pearson. Loukides, M. (2012). What is DevOps?. " O'Reilly Media, Inc.". Kudyba, S. (2020). COVID-19 and the Acceleration of Digital Transformation and the Future of Work. Information Systems Management, 37(4), 284-287. Gupta, S. (2018). Driving digital strategy: A guide to reimagining your business. Harvard Business Press. Bounfour, A. (2016). Digital futures, digital transformation. Progress in IS. Cham. Springer International Publishing, doi, 10, 978-3. Bhattacharyya, S. S., & Kumar, S. (2021). Study of deployment of ?low code no code? applications toward improving digitization of supply chain management. Journal of Science and Technology Policy Management. Bass, L., Weber, I., & Zhu, L. (2015). DevOps: A software architect?s perspective. Addison-Wesley Professional. Asghari, P., Rahmani, A. M., & Javadi, H. H. S. (2019). Internet of Things applications: A systematic review. Computer Networks, 148, 241-261. Arunachalam, M., Sanghavi, V., Kaira, S., & Ahuja, N. A. (2022). End-to-End Industrial IoT: Software Optimization and Acceleration. IEEE Internet of Things Magazine, 5(1), 48-53.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-22