Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00113
Acrónimo :
00113
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
42.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
48.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
3.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
51.0h/sem
Trabalho Autónomo :
999.0
Horas de Trabalho Total :
1050.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem por objectivo orientar e acompanhar os alunos no desenvolvimento da dissertação de mestrado em psicologia social ou em psicologia das organizações. Deste modo, procura transmitir e consolidar um conjunto de conhecimentos e competências relacionadas com a condução de projectos de investigação ou intervenção nas áreas científicas do mestrado.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/a aluno que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1: Realizar correctamente uma pesquisa bibliográfica utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito; OA2: Identificar e formular um problema pertinente para a investigação científica; OA3: Elaborar uma revisão de literatura relevante a adequada ao problema formulado; OA4: Gerar argumentos empíricos dominando as metodologias e os instrumentos de investigação apropriados ao problema em análise; OA5: Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua posição; OA6: Comunicar por escrito e oralmente o trabalho efectuado e a argumentação elaborada.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas, pois procura aplicar competências já adquiridas para alcançar o objectivo de conclusão da dissertação de mestrado. Não obstante, algumas das matérias constantes da UC compreendem: CP1: Formulação do problema e objectivos de investigação e respectiva sustentação teórica (Introdução) CP2: Adequação do plano de pesquisa ao problema e objectivos (Método) CP3: Apresentação e interpretação de resultados (Análise de dados e resultados; Discussão e conclusões) CP4: Normas de redacção e apresentação (Preparação para a defesa)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa ou programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: CP1 - OA1, 2 e 3 CP2 - OA4 CP3 - OA4 e 5 CP4 - OA6

Avaliação / Assessment


A dissertação será defendida em provas públicas onde se avalia as componentes técnica, o trabalho escrito e a apresentação e defesa pública. A Dissertação deve ser apresentada de acordo com as normas e nos prazos estabelecidos pelo ISCTE-IUL. A presença nos seminários é fundamental para o desenvolvimento do projeto. Será facultada ao júri a informação sobre o envolvimento do/a aluno/a, como elemento adicional de contextualização da avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são seminariais (S), adoptando-se metodologias: Expositivas: Apresentação das normas de execução e de apresentação da Dissertação, dos princípios de condução de um projecto de investigação Activas: Apresentação do desenvolvimento do trabalho de Dissertação Participativas: Discussão dos trabalhos de Dissertação Auto-estudo: Condução do trabalho subjacente à Dissertação A orientação tutorial (OT) destina-se ao acompanhamento individualizado.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O alinhamento entre os objectivos de aprendizagem e cada cada metodologia de ensino-aprendizagem definidas para a UC é realizado da seguinte forma: Expositivas: Todos Activas: Todos. Ao longo da UC são realizados 2 seminários de monitorização (Projecto de Dissertação, Relatório de Progresso) da Dissertação ou Projecto, nos quais cada aluno apresenta o progresso dos trabalhos, permitindo assim aferir o progresso regular de cada etapa de condução da Dissertação ou Projecto (OA1 a 5) e minimizar a ansiedade em relação à redacção e apresentação pública do trabalho efectuado (OA6). Participativas: Todos excepto OA6. A presença e participação nos seminários de monitorização contribuirá para uma reflexão acerca de cada etapa de condução da Dissertação ou Projecto (OA1 a 5). Auto-estudo: Todos excepto OA6 O tempo de trabalho total (1050h) é distribuído da seguinte forma: - 53h em tempo de contacto (48h S + 3h OT). Cada aluno deve participar nas sessões dos 3 seminários de monitorização (Projecto de Dissertação, Relatório de Progresso, Preparação da Dissertação) da Dissertação ou Projecto, a realizar ao longo da UC, até completar as 48h de contacto previstas em Seminário. - 77h para a avaliação final (1h de defesa e 76h de preparação da defesa) - 120h para a apresentação do progresso na Dissertação ou projecto, nos seminários de monitorização da Dissertação ou Projecto, e para a redacção dos Relatórios Intercalares (35h * 2 apresentações; 22,5h * 2 Relatórios). Ao longo da UC serão realizados 2 seminários de monitorização da Dissertação ou Projecto, sendo que cada aluno deve apresentar e discutir o seu trabalho em cada um dos 2 seminários. O docente da UC e outros docentes ou investigadores presentes comentarão as apresentações e aconselharão eventuais alterações, especificações ou leituras que contribuam para aperfeiçoar o trabalho. Faz ainda parte da UC a apresentação de 2 Relatórios Intercalares (Projecto de Dissertação, Relatório de Progresso e Dissertação). - 800h para auto-estudo, envolvido na condução dos trabalhos de Dissertação ou Projecto (150h de pesquisa bibliográfica e leituras + 300h de concepção dos aspectos metodológicos e recolha de dados + 150h de análise de dados + 200h de redacção final da Dissertação ou Projecto)

Observações / Observations


O adequado funcionamento da UC exige uma distribuição equilibrada dos estudantes pelas duas turmas.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bell, J., & Waters, S. (2014). Doing your research project: A guide for first-time researchers (6th ed.). Open University Press. Garrido, M. V., & Prada, M. (Orgs.). (2016). Manual de competências pessoais e académicas. Sílabo. O'Leary, Z. (2017). The essential guide to doing your research project (3rd ed.). SAGE Punch, K.F. (2016). Developing effective research proposals (3rd ed.) SAGE. Walliman, N. (2005). Your research project (2nd ed.). SAGE.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


APA. (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). Henderson, E. L. (2022, January 25). A guide to preregistration and Registered Reports. Preprint ISCTE, Normas orientadoras para a dissertação ou trabalho de projecto de mestrado, 2020, null, https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2017/01/12/1484219637249_Normas_orientadoras_dos_2__ciclo2009_doc.pdf ISCTE, Normas de apresentação e de harmonização gráfica para dissertação ou trabalho de projecto de mestrado e tese de doutoramento, 2020, null, https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2020/07/14/1594736316665_Iscte_Normas_Graficas_2020.pdf Orientações aos Investigadores sobre Proteção de Dados Pessoais Page M.J., et al. (2021) The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. PLoS Med 18(3): e1003583. Prada, M., Camilo, C., Garrido, M. V. & Rodrigues, D. L. (2021). O diabo está nos pormenores: Introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association (7ª edição). Psicologia. 35 (1), 95-146. Ridley, D. (2008). The literature review: aAstep-by-step guide for students. Sage. Tackett, J. L., Brandes, C. M., Dworak, E. M., & Shields, A. N. (2020). Bringing the (pre)registration revolution to graduate training. Canadian Psychology, 61(4), 299-309.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16