Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00113
Acrónimo :
00113
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
42.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
48.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
3.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
51.0h/sem
Trabalho Autónomo :
999.0
Horas de Trabalho Total :
1050.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem por objetivo orientar e acompanhar os alunos no desenvolvimento da dissertação de mestrado em psicologia social ou em psicologia das organizações. Deste modo, procura transmitir e consolidar um conjunto de conhecimentos e competências relacionadas com a condução de projetos de investigação ou intervenção nas áreas científicas do mestrado.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/A estudante que conclua com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Conhecer as etapas da elaboração de um projeto de investigação. OA2. Reconhecer e aplicar regras éticas em investigação. OA3. Identificar, delimitar e enquadrar conceptualmente um problema pertinente de investigação. OA4. Elaborar uma revisão de literatura relevante e adequada ao problema formulado utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito. OA5. Delinear eficazmente a estratégia metodológica para dar resposta adequada ao problema de pesquisa formulado. OA6. Redigir um projeto de investigação adequado a uma dissertação de mestrado ou trabalho de projeto. OA7. Apresentar oralmente o trabalho efetuado e a argumentação elaborada. OA5: Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua posição; OA6: Comunicar por escrito e oralmente o trabalho efectuado e a argumentação elaborada.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Etapas e processos na elaboração de um projeto de investigação CP2: Questões éticas na investigação CP3: Formulação do problema e objetivos de investigação e respetiva sustentação teórica CP4: Adequação do plano de pesquisa ao problema e objetivos CP5: Apresentação e interpretação de resultados CP6: Normas de redação e apresentação CP7. Preparação para defesa oral da dissertação/trabalho de projeto

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os CP são expressos em OA que têm o objetivo final de conclusão da dissertação/trabalho de projeto como se explicita: OA1 concretiza-se em CP1, detalhando as etapas envolvidas na elaboração de projetos de investigação. OA2 é abordado diretamente em CP2, que destaca a importância da ética na investigação, incluindo a necessidade de aprovação por comissões éticas em projetos que envolvem participantes. OA3 e OA4 concretizam-se em CP3, que apoia a fundamentação necessária na definição e enquadramento do problema através de revisão de literatura. OA5 associa-se a CP4 a CP5, ao articularem conceção, método, análise e discussão dos resultados. OA6 e OA7 estão associados a CP1, CP6 a CP7, abrangendo todas as fases da pesquisa e investigação (da conceção inicial até à preparação para a defesa oral). Assegura que os/as estudantes estão preparados/as para apresentar, defender e discutir criticamente a sua dissertação de forma adequada.

Avaliação / Assessment


A dissertação será defendida em provas públicas onde se avalia as componentes técnica, o trabalho escrito e a apresentação e defesa pública. A Dissertação deve ser apresentada de acordo com as normas e nos prazos estabelecidos pelo ISCTE-IUL. A presença nos seminários é fundamental para o desenvolvimento do projeto. Será facultada ao júri a informação sobre o envolvimento do/a aluno/a, como elemento adicional de contextualização da avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são seminariais (S), adoptando-se metodologias: Expositivas: Apresentação das normas de execução e de apresentação da Dissertação, dos princípios de condução de um projeco de investigação Ativas: Apresentação do desenvolvimento do trabalho de Dissertação Participativas: Discussão dos trabalhos de Dissertação Auto-estudo: Condução do trabalho subjacente à Dissertação A orientação tutorial (OT) destina-se ao acompanhamento individualizado.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino envolvendo componentes expositivas, participativas e ativas estão alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA), culminando na escrita e defesa de uma dissertação de mestrado/trabalho de projeto. Através dos seminários, o/as estudantes aprofundam conhecimentos e são expostos a vários projetos de investigação na área da psicologia social e das organizações, contribuindo para todos os OA. Ao envolver participação ativa, os/as estudantes apresentam e discutem criticamente o seu trabalho e envolvem-se em debates sobre os projetos dos seus pares, o que promove a capacidade de refletir e defender diversos pontos de vista de investigação, alinhado com OA6 e OA7. O feedback que recebem nos seminários contribui para melhorar os projetos, apoiando todos os OA. A submissão dos relatórios de projeto e de progresso está alinhado com OA1, e OA6. O apoio contínuo de um/a orientador/a é integral a este processo. Fornecem orientação e feedback personalizado e especializado e mentoria ao longo do processo de investigação, crucial para alinhar a dissertação com padrões científicos e éticos de excelência e apoiar todos os OA. O trabalho autónomo dos/as estudantes, alinhado a todos os OA, assegura que aplicam o que aprendem nos seminários e nas sessões de apoio individualizado com os/as orientadores aos projetos de investigação, o que contribui para enquadrar, analisar e escrever o trabalho científico de forma independente. A defesa pública alinha-se com todos os AO em particular com OA7. A combinação destas metodologias de ensino garante que os/as estudantes adquirem conhecimentos num tema específico em psicologia social e das organizações e desenvolvem aptidões e competências na condução e comunicação de investigação de forma eficaz, o que os prepara na sua carreira profissional e a prosseguir estudos de doutoramento.

Observações / Observations


O adequado funcionamento da UC exige uma distribuição equilibrada dos estudantes pelas duas turmas.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


APA. (2020). Publication Manual of the American Psychological Association (7th ed.). APA Bui, Yvonne N. (2014). How to write a master's thesis. SAGE. Fleming, R. S., & Kowalsky, M. (2021). Survival skills for thesis and dissertation candidates. Springer International Publishing. Harrison & Rentzelas (2021). Your psychology dissertation. SAGE. Garrido, M. V., & Prada, M. (Orgs.). (2016). Manual de competências pessoais e académicas. SíLABO. O'Leary, Z. (2017). The essential guide to doing your research project. SAGE. Punch, K.F. (2016). Developing effective research proposals. SAGE.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bell, J., & Waters, S. (2018). Doing your research project: A guide for first-time researchers. Open University Press. Bishop, D.V. & Thompson, P.A. (2024). Evaluating What works: An Intuitive Guide to Intervention Research for Practitioners. CRC Press. Available online: https://bookdown.org/dorothy_bishop/Evaluating-What-Works/) Friedland, A., J., Folt, C. L., & Mercer, J. L. (2018). Writing successful science proposals. Yale University Press Heard, S. B. (2021). The scientist's guide to writing: How to write more easily and effectively throughout your scientific career. Princeton University Press. Page M.J., et al. (2021) The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. PLoS Med 18(3): e1003583. Pennington, C. (2023). A student’s guide to Open Science: Using the replication crisis to reform psychology. Open University Press. Prada, M., Camilo, C., Garrido, M. V. & Rodrigues, D. L. (2021). O diabo está nos pormenores: Introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association (7ª edição). Psicologia. 35 (1), 95-146. Ridley, D. (2012). The literature review: a step-by-step guide for students. Sage. Walliman, N. (2019). Your research project. SAGE. files/2020/07/14/1594736316665_Iscte_Normas_Graficas_2020.pdf Orientações aos Investigadores sobre Proteção de Dados Pessoais Page M.J., et al. (2021) The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. PLoS Med 18(3): e1003583. Prada, M., Camilo, C., Garrido, M. V. & Rodrigues, D. L. (2021). O diabo está nos pormenores: Introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association (7ª edição). Psicologia. 35 (1), 95-146. Ridley, D. (2008). The literature review: aAstep-by-step guide for students. Sage. Tackett, J. L., Brandes, C. M., Dworak, E. M., & Shields, A. N. (2020). Bringing the (pre)registration revolution to graduate training. Canadian Psychology, 61(4), 299-309.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-23