Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não há
Objetivos Gerais / Objectives
Os objetivos gerais são levar os estudantes a conhecer as emoções a partir da sua origem e funções primordiais, e dos sistemas e mecanismos neurobiológicos que as suportam. Pretende-se mostrar como, no âmbito dos processos emocionais e afetivos, se articulam as bases biológicas, experiência, cultura e alterações voluntárias do comportamento, promovendo-se uma abordagem transdisciplinar e atualizada a estes fenómenos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Distinguir fenómenos afetivos como emoções, sentimentos, estados de humor e compreender as suas inter-relações e papel adaptativo OA2. Identificar as principais estruturas e redes cerebrais envolvidas na experiência emocional OA3. Entender os processos evolutivos e como estes moldam os fenómenos afectivos OA4. Dominar conceitos-chave de evolução na compreensão dos sistemas emocionais básicos OA5. Distinguir os diferentes sistemas emocionais nas neurociências afectivas, descrevendo os seus mecanismos básicos OA6. Conhecer, do ponto de vista neurobiológico, a relação entre emoções e aspetos como a resposta de stress, o bonding materno e vinculação, as relações românticas, a empatia e confiança, a adição e fobias OA7. Demonstrar, com raciocínio crítico, que antigos mal-entendidos acerca das bases biológicas das emoções e do comportamento (e.g., confusão entre predisposição genética e determinismo genético) foram ultrapassados.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Emoções e outros estados afetivos. Os processos emocionais como adaptações biológicas, resultantes de mecanismos evolutivos. CP2. Noções básicas de evolução e genética. CP3. A evolução do sistema nervoso dos vertebrados e a evolução do comportamento e emoções. Relação emoções-comportamento CP4. Relação entre estruturas do cérebro, neurotransmissores e estados emocionais. CP5. Métodos e técnicas para estudar as bases biológicas das emoções. O contributo das neurociências e da Psicologia comparativa. CP6. O conceito de sistemas emocionais básicos. CP7. Bases neurobiológicas da vinculação e do amor. Relação entre comportamento e química do afeto. Semelhanças e diferenças entre dependência afetiva e adição química CP8. Empatia e a sua função no estabelecimento de laços afetivos; descobertas recentes sobre evolução e substrato neurobiológico. CP9. Contributo dos novos conhecimentos sobre bases biológicas da emoção em diversas áreas (e.g., desenvolvimento, saúde, trabalho).
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Todos objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em Conteúdos Programáticos (CP). O OA1 é concretizado pelo CP1, focado na introdução aos processos emocionais e afetivos. Os OA2 e OA5 são concretizados pelos CP4-CP6, em que os estudantes aprendem sobre as bases cerebrais das emoções, métodos de estudo associados, e os sistemas emocionais básicos. Os OA3 e OA4 são concretizados pelos CP2-CP3, focados nas questões da evolução. O OA6 é concretizado pelos CP7 e CP8. Os estudantes aprendem sobre a neurobiologia da vinculação, relações românticas, adição e empatia. O OA7 é concretizado pelo CP9 e de forma transversal ao longo da UC. São dados exemplos práticos e discutida investigação recente sobre as bases biológicas das emoções.
Avaliação / Assessment
Os estudantes poderão optar por uma de duas formas de avaliação: ao longo do semestre ou exame. A avaliação ao longo do semestre é obtida através de um teste (50%), um trabalho de grupo (incluindo trabalho escrito e apresentação oral; 30%), e respostas individuais a perguntas alusivas a aulas práticas (20%). A aprovação requer >= 8.5 valores em todos os elementos de avaliação, e >= 9.5 valores na média final ponderada. Exame (100%). São admitidos/as a exame os/as estudantes que por ele tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre. Os estudantes serão aprovados se obtiverem uma nota mínima de 9.5 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
É encorajada a participação com questões/exemplos e solicitando esclarecimentos/detalhe e ideias sobre a aplicação dos conhecimentos. O trabalho de grupo requer a pesquisa de artigos recentes e a sua análise crítica aplicada a um dos tópicos da matéria.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os métodos de ensino nesta UC aplicam-se a todos os objetivos de aprendizagem. A tipologia combinada de aulas teóricas, teórico-práticas e práticas laboratoriais, contribui diretamente para a introdução de muitos conceitos novos e para a sua uma aprendizagem ativa e eficaz, que envolve a exposição a exemplos e amplas oportunidades de reflexão, esclarecimento de dúvidas e debate, tanto em tempo de contacto como em tempo de trabalho autónomo. Têm lugar discussões, os estudantes são encorajados a intervir e é colocado um esforço especial em estabelecer pontes entre a aula teórica e exemplos práticos, bem como a sua relação com outras disciplinas, dando um sentido concreto às bases biológicas no contexto da resposta emocional quotidiana e adaptativa. O esquema de avaliação, que inclui um teste, um trabalho de grupo e respostas individuais a perguntas alusivas às aulas práticas, pretende estabelecer logo no início do programa de Mestrado, padrões elevados de estudo e de reflexão. Com o desafio do trabalho, os estudantes adquirem competências num domínio habitualmente fora do seu horizonte e amadurecem a abordagem transdisciplinar das Ciências em Emoções, ao mesmo tempo que exercitam as suas competências analíticas e críticas. Ao fazê-lo, familiarizam-se com a bibliografia das bases biológicas de um tópico do seu particular interesse. Durante a preparação para o teste, que além de pretender avaliar, tem também uma componente formativa, os estudantes recebem feedback especialmente orientado para o domínio de conceitos chave. Haverá nesse sentido supervisão individual e preparação direcionada nas aulas TPs. O teste é composto por questões de escolha múltipla e de resposta aberta, apelando não só à evocação de conhecimento mas também à sua aplicação e reflexão crítica.
Observações / Observations
Não existe horário fixo de atendimento: este é feito de forma flexível, em horário a combinar, mediante solicitação por parte dos/as estudantes ao docente por e-mail.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Tang, Y., Hoelzel, B. K., & Posner, M. I. (2015). The neuroscience of mindfulness meditation. Nature Reviews Neuroscience, 16, 213-225 Pina, M. & Gonthier, N. (2014). The Evolution of social communication in primates. Interdisciplinary evolution research. New York: Springer. Panksepp, J. (2011). The basic emotional circuits of mammalian brains: Do animals have affective lives? Neuroscience & Biobehavioral Reviews, 35, 1791-1804. LeDoux, J. (2012). Rethinking the emotional brain. Neuron, 73, 653-676. Dalgleish, T. (2004). The emotional brain. Nature Reviews Neuroscience, 5, 582-589. Buss, D. (2014). Comment: evolutionary criteria for considering an emotion "Basic": Jealousy as an illustration. Emotion Review, 6, 1-3. Bernhardt, B. C., & Singer, T. (2012). The neural basis of empathy. Annual Review of Neuroscience, 35, 1-23. Barrett, L.F., Lewis, M., & Haviland-Jones (2018). Handbook of emotions (Fourth Edition). New York: The Guilford Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Serão disponibilizados outros artigos por tema/aula aos estudantes Zimmer, C. (2003). Evolution: The Triumph of an Idea: from Darwin to DNA. New South Wales: Arrow Books Rizzolati, G. Fogassi, L. & Galese, V (2006). Mirrors in the Mind. Scientific American, 54-61 Pessoa, L. (2010). Emotion processing and the amygdala: from a 'low road' to 'many roads' of evaluating biological significance. Nature Reviews Neuroscience, 11, 773-782. Panksepp, J. (2005). Affective consciousness: Core emotional feelings in animals and humans. Consciousness and Cognition, 14 (1), 30-80. Panksepp, J. (2004). Affective Neuroscience. The Foundations of human and animal emotions. Oxford: Oxford University Press. Lockwood, P. (2016). The anatomy of empathy: Vicarious experience and disorders of social cognition. Behavioural Brain Research, 311, 255-266. Kinsley, C.H. & Lambert, K.G. (2006). The Maternal Brain. Scientific American, 72-79. Iacoboni, M. (2009). Imitation, Empathy, and Mirror Neurons. Annual Review of Psycholgy, 60, 653-70. Fox, K., Nijeboer, S., Dixon, M. L., Floman, J. L., Ellamil, M., Rumak, S. P., Sedlmeier, P., & Christoff, K. (2014). Is meditation associated with altered brain structure? A systematic review and meta-analysis of morphometric neuroimaging in meditation practitioners. Neuroscience and Biobehavioral Reviews, 43, 48-73.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-29