Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não há
Objetivos Gerais / Objectives
Os objetivos gerais são levar os estudantes a conhecer as emoções a partir da sua origem e funções primordiais, e dos sistemas e mecanismos neurobiológicos que as suportam. Pretende-se mostrar como, no âmbito dos processos emocionais e afetivos, se articulam as bases biológicas, experiência, cultura e alterações voluntárias do comportamento, promovendo-se uma abordagem transdisciplinar e atualizada a estes fenómenos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Distinguir fenómenos afetivos como emoções, sentimentos, estados de humor e compreender as suas inter-relações e papel adaptativo OA2. Identificar as principais estruturas e redes cerebrais envolvidas na experiência emocional OA3. Entender os processos evolutivos e como estes moldam os fenómenos afectivos OA4. Dominar conceitos-chave de evolução na compreensão dos sistemas emocionais básicos OA5. Distinguir os diferentes sistemas emocionais nas neurociências afectivas, descrevendo os seus mecanismos básicos OA6. Conhecer, do ponto de vista neurobiológico, a relação entre emoções e aspetos como a resposta de stress, o bonding materno e vinculação, as relações românticas, a empatia e confiança, a adição e fobias OA7. Demonstrar, com raciocínio crítico, que antigos mal-entendidos acerca das bases biológicas das emoções e do comportamento (e.g., confusão entre predisposição genética e determinismo genético) foram ultrapassados.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Emoções e outros estados afetivos. Os processos emocionais como adaptações biológicas, resultantes de mecanismos evolutivos. CP2. Noções básicas de evolução e genética. CP3. A evolução do sistema nervoso dos vertebrados e a evolução do comportamento e emoções. Relação emoções-comportamento CP4. Relação entre estruturas do cérebro, neurotransmissores e estados emocionais. CP5. Métodos e técnicas para estudar as bases biológicas das emoções. O contributo das neurociências e da Psicologia comparativa. CP6. O conceito de sistemas emocionais básicos. CP7. Bases neurobiológicas da vinculação e do amor. Relação entre comportamento e química do afeto. Semelhanças e diferenças entre dependência afetiva e adição química CP8. Empatia e a sua função no estabelecimento de laços afetivos; descobertas recentes sobre evolução e substrato neurobiológico. CP9. Contributo dos novos conhecimentos sobre bases biológicas da emoção em diversas áreas (e.g., desenvolvimento, saúde, trabalho).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
OA1 é alcançado através de CP1 e CP2 OA2 é alcançado através de CP3, CP4 e CP5 OA3 é alcançado através de CP2 e CP3 OA4 é alcançado através de CP2 a CP4 OA5 é alcançado através de CP6-CP8 OA6 é alcançado através de CP5-CP9 OA7 é alcançado através de todos os CP.
Avaliação / Assessment
Os estudantes poderão optar por uma de duas formas de avaliação: avaliação periódica ou exame final. A avaliação periódica é obtida através de um teste (50%), um trabalho de grupo (incluindo trabalho escrito e apresentação oral; 30%), e respostas individuais a perguntas alusivas a aulas práticas (20%). A aprovação requer >= 8.5 valores em todos os elementos de avaliação, e >= 9.5 valores na média final ponderada. Exame final: teste escrito (100%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
É encorajada a participação com questões/exemplos e solicitando esclarecimentos/detalhe e ideias sobre a aplicação dos conhecimentos. O trabalho de grupo requer a pesquisa de artigos recentes e a sua análise crítica aplicada a um dos tópicos da matéria.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os métodos de ensino nesta UC aplicam-se a todos os objetivos de aprendizagem. A tipologia combinada de aulas teóricas, teórico-práticas e práticas laboratoriais, contribui diretamente para a introdução de muitos conceitos novos e para a sua uma aprendizagem ativa e eficaz, que envolve a exposição a exemplos e amplas oportunidades de reflexão, esclarecimento de dúvidas e debate, tanto em tempo de contacto como em tempo de trabalho autónomo. Têm lugar discussões, os estudantes são encorajados a intervir e é colocado um esforço especial em estabelecer pontes entre a aula teórica e exemplos práticos, bem como a sua relação com outras disciplinas, dando um sentido concreto às bases biológicas no contexto da resposta emocional quotidiana e adaptativa. O esquema de avaliação, que inclui um teste, um trabalho de grupo e respostas individuais a perguntas alusivas às aulas práticas, pretende estabelecer logo no início do programa de Mestrado, padrões elevados de estudo e de reflexão. Com o desafio do trabalho, os estudantes adquirem competências num domínio habitualmente fora do seu horizonte e amadurecem a abordagem transdisciplinar das Ciências em Emoções, ao mesmo tempo que exercitam as suas competências analíticas e críticas. Ao fazê-lo, familiarizam-se com a bibliografia das bases biológicas de um tópico do seu particular interesse. Durante a preparação para o teste, que além de pretender avaliar, tem também uma componente formativa, os estudantes recebem feedback especialmente orientado para o domínio de conceitos chave. Haverá nesse sentido supervisão individual e preparação direcionada nas aulas TPs. O teste é composto por questões de escolha múltipla e de resposta aberta, apelando não só à evocação de conhecimento mas também à sua aplicação e reflexão crítica.
Observações / Observations
Não existe horário fixo de atendimento: este é feito de forma flexível, em horário a combinar, mediante solicitação por parte dos/as estudantes ao docente por e-mail.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Tang, Y., Hoelzel, B. K., & Posner, M. I. (2015). The neuroscience of mindfulness meditation. Nature Reviews Neuroscience, 16, 213-225 Pina, M. & Gonthier, N. (2014). The Evolution of social communication in primates. Interdisciplinary evolution research. New York: Springer. Panksepp, J. (2011). The basic emotional circuits of mammalian brains: Do animals have affective lives? Neuroscience & Biobehavioral Reviews, 35, 1791-1804. LeDoux, J. (2012). Rethinking the emotional brain. Neuron, 73, 653-676. Dalgleish, T. (2004). The emotional brain. Nature Reviews Neuroscience, 5, 582-589. Buss, D. (2014). Comment: evolutionary criteria for considering an emotion "Basic": Jealousy as an illustration. Emotion Review, 6, 1-3. Bernhardt, B. C., & Singer, T. (2012). The neural basis of empathy. Annual Review of Neuroscience, 35, 1-23. Barrett, L.F., Lewis, M., & Haviland-Jones (2018). Handbook of emotions (Fourth Edition). New York: The Guilford Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Serão disponibilizados outros artigos por tema/aula aos estudantes Zimmer, C. (2003). Evolution: The Triumph of an Idea: from Darwin to DNA. New South Wales: Arrow Books Rizzolati, G. Fogassi, L. & Galese, V (2006). Mirrors in the Mind. Scientific American, 54-61 Pessoa, L. (2010). Emotion processing and the amygdala: from a 'low road' to 'many roads' of evaluating biological significance. Nature Reviews Neuroscience, 11, 773-782. Panksepp, J. (2005). Affective consciousness: Core emotional feelings in animals and humans. Consciousness and Cognition, 14 (1), 30-80. Panksepp, J. (2004). Affective Neuroscience. The Foundations of human and animal emotions. Oxford: Oxford University Press. Lockwood, P. (2016). The anatomy of empathy: Vicarious experience and disorders of social cognition. Behavioural Brain Research, 311, 255-266. Kinsley, C.H. & Lambert, K.G. (2006). The Maternal Brain. Scientific American, 72-79. Iacoboni, M. (2009). Imitation, Empathy, and Mirror Neurons. Annual Review of Psycholgy, 60, 653-70. Fox, K., Nijeboer, S., Dixon, M. L., Floman, J. L., Ellamil, M., Rumak, S. P., Sedlmeier, P., & Christoff, K. (2014). Is meditation associated with altered brain structure? A systematic review and meta-analysis of morphometric neuroimaging in meditation practitioners. Neuroscience and Biobehavioral Reviews, 43, 48-73.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16